

Introdução
A Cooler Master recentemente lançou uma nova série de fontes de alimentação para o mercado de baixo custo, a eXtreme Power Plus. Os produtos desta série são muito simples, com PFC passivo opcional. Nós testamos o modelo de 460 W (RS-460-PMSR-A3), que custa nos EUA apenas US$ 40 e deve se tornar bastante popular aqui no Brasil. Será que esta fonte é um bom produto para o usuário comum? Será que ela consegue realmente fornecer 460 W? Vejamos.
Você precisa prestar bastante atenção já que a Cooler Master tem duas séries de fontes de alimentação com nomes parecidos. A série mais antiga é chamada eXtreme Power e as fontes de alimentação desta série são provavelmente fabricadas pela Seventeam. A nova série é chamada eXtreme Power Plus, com modelos sendo fabricados pela AcBel Polytech. Portanto apesar dos nomes dessas séries serem similares, cada série usa um projeto interno diferente. Infelizmente no site da Cooler Master eles listaram todas as fontes de ambas as séries na mesma página, fazendo com que você pense que todas as fontes usam o mesmo projeto.
Para piorar a situação, existem quatro tipos de fontes de alimentação na nova série eXtreme Power Plus: usando uma ventoinha de 80 mm na parte traseira da fonte (modelos com nomes começando com “PMS”), usando uma ventoinha de 120 mm na parte inferior da fonte (modelos com nomes começando com “PCA”), modelos sem PFC (modelos com nomes terminando com “R”) e finalmente modelos com PFC passivo (modelos com nomes terminando em “P”, voltados para o mercado europeu).
Dessa forma para o modelo de 460 W nós temos quatro versões (PMSR, PMSP, PCAR e PCAP). Nós testamos o modelo RS-460-PMSR-A3, que não tem PFC e tem uma ventoinha de 80 mm na parte traseira.
Figura 1: Fonte de alimentação Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W (RS-460-PMSR-A3).
Figura 2: Fonte de alimentação Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W (RS-460-PMSR-A3).
O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e esta fonte tem um conector ATX12V.
Esta fonte vem com quatro cabos de alimentação para periféricos: um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de 6 pinos, um cabo contendo três conectores de alimentação padrão para periféricos, um cabo contendo dois conectores de alimentação padrão para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete e um cabo com três conectores de alimentação SATA.
A quantidade de plugues de alimentação disponível nesta fonte é suficiente para alguém que esteja montando um micro simples.
Nesta fonte de alimentação todos os fios são 20 AWG, que são mais finos do que gostaríamos de ver. Nós achamos que todas as fontes de alimentação deveriam usar fios de pelo menos 18 AWG.
No que diz respeito à estética, a Cooler Master usou acabamento de nylon em todos os cabos e este acabamento parte de dentro da fonte.
Vamos agora dar uma olhada em mais profundidade nesta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas