Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Rosewill HIVE 650 W


     21.614 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Rosewill HIVE 650 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Rosewill HIVE 650 W. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte usa duas pontes de retificação GBU805 conectadas em paralelo, instaladas em um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 8 A a 100° C, portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.840 W de uma rede elétrica de 115 W. Assumindo uma eficiência de 80%, as pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 1.472 W sem que elas queimassem. Claro que estamos falando apenas destes componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Rosewill HIVE 650 W
Figura 10: Pontes de Retificação

Dois transistores de potência MOSFET IPW60R125CP são usados no circuito PFC ativo, cada um capaz de fornecer até 25 A a 25° C ou 16 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 82 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência máxima de 125 mΩ quando ligados, uma características chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência que é desperdiçada e quanto menor este valor melhor, pois significa que o transistor consumirá menos quando estiver ligado, resultando em uma maior eficiência para a fonte.

Rosewill HIVE 650 W
Figura 11: Transistores e diodo do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico de 330 µF x 400 V da Teapo, rotulado a 85° C. A OCZ ZS Series 650 W usa um capacitor japonês aqui.

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor suporta até 20,7 A a 25° C ou 13,1 A a 100° C em modo contínuo, ou 62,1 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 190 mΩ.

Rosewill HIVE 650 W
Figura 12: Transistores chaveadores

O primário é gerenciado pelo famoso controlador PFC ativo/PWM CM6800.

Rosewill HIVE 650 W
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Esta fonte é melhor que a Antec testada há uma semana atrás pelo HWS, que pelo visto saiu a tradução do teste apenas hoje. Digo isso porque é muito melhor ver capacitadores Teapo, que são muito melhores que aqueles CapXon meia-boca numa fonte.

O segundo ponto que favorece a HIVE 650W é a presença de uma solda melhor executada nesta fonte da Rosewill que na Antec Platinum 650, pois a fonte da Antec realmente parece ter alguns sinais de ferrugem. Talvez seja problema da própria unidade que trouxeram...

O outro ponto é a divisão de barramentos que é menos limitada na Rosewill que na fonte da Antec. Isso pode pesar se alguem quiser colocar uma única placa de vídeo e meter um overclock nelas.

Tudo bem, o nível de ripple na fonte da Antec é um pouco mais estável e a eficiência também é bem maior, mas a diferença do ripple não é significante para pesar na escolha da fonte e todo o dinheiro economizado por conta da eficiência da Antec Platinum pode ir todo embora se algum dos complicados capacitores CapXon pifarem.

A longo prazo, a Rosewill HIVE 650 leva vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a OCZ ZS Series 650 W obteve melhores resultados quanto à regulação de tensão. Infelizmente não dá para saber de quanto foi a diferença, porque não publicam os valores de tensão obtidos para todos os testes. Apenas se restringe a dizer que ficou ou não dentro dos 3%. O capacitor bdo primário também poderia estar melhor dimensionado. Só para comparação, a Antec em questão tem um capacitor com 390 µF. Tanto na OCZ quanto na Rosewill utilizaram capacitores de melhor qualidade, mas com menor capacitância (330 µF)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!