

Introdução
A ST-550P-AG é uma fonte de alimentação de 550 W da Seventeam extremamente popular no Brasil que tem PFC ativo, uma ventoinha de 120 mm e apenas dois conectores de alimentação SATA. Vejamos se ela é um bom produto e se pode realmente fornecer 550 W.
Um detalhe engraçado é a etiqueta presente no produto escrita em inglês de chinês dizendo o seguinte: “Breakage Invalid” (“Inválida Quebradura”) em vez de “Warranty Void if Broken” (“Garantia inválida se rompido”).
Figura 1: Fonte de alimentação Seventeam ST-550P-AG.
Figura 2: Fonte de alimentação Seventeam ST-550P-AG.
Esta fonte é muito pequena, medindo apenas 14 cm de profundidade. Ela usa uma ventoinha de 120 mm “de bucha” em sua parte inferior e como você sabe esta solução de refrigeração é melhor do que o uso de uma ou duas ventoinhas de 80 mm, já que uma ventoinha de 120 mm ou maior pode produzir um fluxo de ar maior e girar a uma velocidade menor, o que reduz o ruído produzido pela ventoinha.
O engraçado é que o site da Seventeam não tem esta fonte, mas nós encontramos suas especificações originais aqui. De acordo com o fabricante esta fonte tem eficiência máxima de 78%.
Como mencionamos, esta fonte tem PFC ativo, o que permite a Seventeam vendê-la na Europa.
O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e ele vem com conectores EPS12V e ATX12V, compartilhando, no entanto, o mesmo cabo.
A Seventeam ST-550P-AG vem com cinco cabos de alimentação para periféricos: um com dois conectores de alimentação auxiliares de 6 pinos para placas de vídeo, um com dois conectores de alimentação SATA, dois com três conectores de alimentação padrão para periféricos e um com dois conectores de alimentação padrão para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete.
Apesar de todos os fios serem 18 AWG – que é a bitola certa para um produto de 550 W – existem dois problemas aqui. O primeiro é a presença de apenas dois conectores de alimentação SATA. Como atualmente você terá pelo menos dois dispositivos SATA – o disco rígido e uma unidade óptica – você terá problemas caso resolva instalar um segundo disco rígido (você precisará usar um adaptador). Isto pode indicar que esta fonte usa um projeto antigo de quando os periféricos SATA não eram comuns (nós verificaremos se esta suspeita é verdadeira ou não após a desmontarmos e analisarmos o seu projeto).
O segundo problema é que apesar de esta fonte ter dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo, eles estão ligados no mesmo cabo. O ideal é que cada conector usasse um cabo individual.
No que diz respeito a estética todos os cabos utilizam um acabamento de nylon que parte de dentro da carcaça da fonte.
A Seventeam é um dos poucos fabricantes verdadeiros de fontes de alimentação do mercado. Ela é a empresa por trás das fontes da XG/MGE e de alguns modelos da Cooler Master.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas