Artigo de minha autoria publicado originalmente no site ExecTweets. Traduzido e republicado com autorização.
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Vaporware, como você já deve saber, são produtos anunciados pelos desenvolvedores, mas que nunca chegam ao mercado. Quais lições podemos aprender com o seus erros? Como evitar um produto se torne um vaporware?
Não existe exemplo melhor de vaporware do que o jogo Duke Nukem Forever, que foi anunciado exaustivamente desde 1997 e que nunca chegou ao mercado (e provavelmente nunca chegará, já que todos os seus desenvolvedores foram demitidos). Houve duas falhas principais neste projeto com muitas lições a serem aprendidas por aqueles que gerenciam projetos.
A primeira e mais importante foi a falta de planejamento. Não havia cronograma para o projeto ou cronograma para pequenas tarefas onde alguém pudesse ver claramente se o projeto estava indo na direção correta ou não. Embora não impossível, é muito difícil completar um projeto sem um cronograma.
A segunda falha foi o conflito de egos e falta de foco. A todo o momento o líder do projeto via uma nova tecnologia que queria implementar. Se você faz isto na indústria de TI, você nunca terminará seu projeto, já que novas tecnologias são lançadas praticamente todos os dias. Você tem que fazer um plano e segui-lo. Claro que mudanças serão necessárias durante a fase de desenvolvimento, mas nada tão substancial como recomeçar o projeto inteiro do “zero” (o que aconteceu com o Duke Nukem Forever).
É interessante lembrar que outro fator que ajudou o Duke Nukem Forever a obter o status de vaporware foi ter muita grana disponível. Na maioria das vezes pessoas acostumadas a trabalhar com orçamento apertado (isso quando não começam sem capital) são mais produtivas – afinal de contas eles precisam terminar o projeto para sobreviverem e devem ser criativos para compensarem a falta de recursos financeiros –, e se perdem quando muita grana está disponível na conta-corrente da empresa: eles simplesmente se perdem e não sabem o que fazer.
Mas a falta de planejamento, a megalomania e a paralisia não são apenas os motivos que tornam um produto um vaporware. Competição também pode fazer isso. Digamos que você esteja desenvolvendo um produto e quando é hora de lançá-lo você descobre que há um produto similar que acabou de ser lançado no mercado e que é melhor e custa a metade do seu. Em vez de prosseguir e gastar mais dinheiro para promover o produto, você pode acabar simplesmente decidindo cortar suas perdas e nunca lançá-lo.
Mas porque anunciar um produto que está longe de estar concluído? Ego? “Testar as águas”? Atrair investidores? Tentar alavancar o preço das ações da empresa? Como minha mãe dizia, “em boca calada não entra mosca”. Muita gente simplesmente esquece este importante ditado.
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