Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Câmeras Digitais


         137.085 visualizações    Outros    3 comentários
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Câmeras Digitais

Megapixels, Sensores e Lentes

Vamos abordar primeiro os megapixels. Todas as imagens digitais são compostas de pontos minúsculos, chamados pixels (ou pixeis). Um megapixel é igual a aproximadamente um milhão de pixels. Quanto maior o número de megapixels em uma câmera, mais detalhes a câmera pode capturar e reproduzir. Obviamente, uma câmera de 3 megapixels pode produzir mais informações do que uma câmera de 1 megapixel. Durante algum tempo, quando lidávamos com câmeras de 1 e 2 megapixels, isso era muito importante. Agora, porém, a maioria das novas câmeras digitais é superior a 5 megapixels. Temos, assim, megapixels suficientes para criar boas impressões de fotos medindo até 28 x 36 cm, ou ainda poder escolher partes de uma foto para ampliar e continuar obtendo bons resultados. Isto é suficiente para a maioria dos usuários.
 
Com muitos megapixels, a câmera capta mais informação que pode ser útil especialmente quando se deseja imprimir imagens grandes ou tenta-se imprimir apenas uma parte da imagem. Maior número de megapixels significa uma melhor qualidade e fidelidade na impressão final. Por exemplo, supondo que as câmeras citadas a seguir são semelhantes, se você tirar uma foto com uma câmera de 5 megapixels e tirar a mesma foto com uma câmera de 10 megapixels, quando você imprimir ambas em tamanho 10 x 15 cm você vai ver pouca diferença. No entanto, se você imprimir a mesma imagem em formato 28 x 36 cm, a impressão de 5 megapixels será de boa qualidade, mas a de 10 megapixels será melhor.
 
Também é preciso lembrar que quanto maior o número de megapixels, maior o tamanho do arquivo. Então, se você fotografar usando a maior configuração de megapixels, seu meio de armazenamento (cartão de memória, por exemplo) vai encher-se mais rapidamente.

Na verdade, o pensamento "quanto maior a resolução da câmera, melhor a sua qualidade" sempre foi um mito. A qualidade da imagem depende de vários outros fatores, tais como as lentes da câmera e o sensor que captura a imagem. Então, vamos nos aprofundar um pouco em alguns desses itens.
 
Tipo e Tamanho do Sensor

O tipo e o tamanho do sensor em uma câmera digital têm um grande impacto sobre a qualidade das imagens. Existem dois principais tipos de sensores de imagem: CCD (“charged-couple device” ou “dispositivo de carga acoplada”) e CMOS (“complementary metal-oxide-semiconductor” ou “semicondutor de óxido metálico complementar”). A maioria das câmera automáticas usa sensor CCD. A maioria das SLRs utiliza sensores CMOS porque é mais fácil fazê-los em tamanhos maiores. Mas, ironicamente, muitos telefones celulares também utilizam CMOS porque consomem menos energia. Existem muitas diferenças entre estas duas tecnologias, mas o tamanho do sensor ainda faz a maior diferença.
 
Uma fotografia tirada com uma câmera de celular de 3 megapixels com sensor CMOS terá pior qualidade do que uma tirada com uma câmera SLR de 3 megapixels com sensor CMOS. Falando por alto, metade dessa qualidade inferior deve-se à qualidade da lente e de outros componentes, e a outra metade será por causa do pequeno tamanho do sensor.
 
Aqui está um breve e simples resumo. Câmeras com sensores menores utilizam lentes de menor distância focal para obter a mesma cobertura angular que câmeras com sensores maiores e lentes de maior distância focal. Além disso, quanto menor o sensor, menor tem que ser o número de megapixels e mais eles ficarão comprimidos. Isto resulta em fotos com mais granulação, especialmente quando feitas com baixa luminosidade.
 
Dito isto, tudo o que você tem que lembrar é que, quando falamos de sensores, tamanho é documento, ou seja, maior é melhor.

Se você quiser fazer a melhor escolha de uma câmera digital SLR, você vai querer investigar a fundo as de sensor full-frame (com aproximadamente 24 mm x 36 mm; podemos considerar como sendo do tamanho de uma película de 35 mm) e as de sensor 4/3, que são os formatos concorrentes no campo das SLRs. Um não é necessariamente melhor do que o outro, eles são apenas diferentes. Esteja ciente também de que mais formatos de sensores estão a caminho.
 
Tipo de Lentes

Embora boa parte da qualidade da imagem das câmeras seja controlada pela resolução e pelo sensor, uma lente de melhor qualidade produzirá uma imagem melhor.

Você raramente tem opções de lentes em uma câmera compacta. Algumas têm lentes de zoom e outras não. As câmeras digitais avançadas geralmente vêm com lentes mais versáteis, com zoom óptico e outras características como função grande angular embutida.

As lentes nas câmeras SLR são intercambiáveis. Na verdade, câmeras e lentes SLR são frequentemente vendidas separadamente. O número de lentes disponíveis é muito grande e apenas um certo tipo de lentes caberá em uma determinada marca de câmera. Por exemplo, em sua maioria parte, uma Canon SLR irá usar lentes Canon, uma Nikon SLR usa lentes Nikon, as Olympus SLR digitais usam lentes Zuiko. Poucos fabricantes, como a Zeiss, fazem algumas lentes com diferentes montagens para acomodar diferentes marcas. Lentes são muito importantes para câmeras SLR, por isso, antes de você comprar uma SLR digital, você vai querer investigar as lentes disponíveis.

Zoom Digital x Zoom Óptico

Mesmo que você pense que não precisará de uma lente de zoom, saiba que esse tipo de lente é um bom recurso em uma câmera digital e que muitas vezes vem a calhar. Há várias coisas para se prestar atenção em lentes de zoom. Nas câmeras digitais, existem dois tipos de zoom: óptico e digital. Muitas das câmeras atuais possuem ambos, mas isso só é feito para fazer com que elas pareçam melhores. O zoom óptico é o zoom verdadeiro. Ele usa a ótica da câmera para aproximar a imagem e obter uma foto de perto com resultados nítidos. O zoom digital é uma simulação de zoom criada digitalmente dentro da câmera. A câmera pega uma pequena porção da imagem e redimensiona a imagem para um tamanho maior através de um método de interpolação matemática. Como o zoom digital reduz a resolução da imagem, ele produz resultados que não são tão nítidos como os do zoom óptico. O zoom digital, que não requer partes móveis, é muito mais barato para se adicionar a uma câmera, mas produz resultados que são inferiores aos do zoom óptico. Então, o melhor é simplesmente ignorar o zoom digital e manter a atenção sobre o zoom óptico quando você for comprar uma câmera.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...