Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD 990FX: Abrindo Caminho Para os Processadores Bulldozer


     47.621 visualizações    Placas-mãe    7 comentários
AMD 990FX: Abrindo Caminho Para os Processadores Bulldozer

A Dura Verdade

O chipset 990FX compartilha a mesma pastilha de silício do chipset 890FX, e por isso não há grandes modificações. Até mesmo o chip ponte sul SB950 usado com o chipset 990FX é um SB850 com outro nome. Inicialmente, havia esperanças de que o chipset 990FX e o chip ponte sul SB950 tivessem alguns acréscimos importantes: suporte nativo às portas USB 3.0, núcleo menor, mais pistas PCI Express – mas esses recursos não foram adicionados. Pelo contrário, as principais características do 990FX são o suporte para os processadores de oito núcleos e o suporte para o barramento HyperTransport 3.1 com taxa de transferência de até 6.4 GT/s (contra 5.2 GT/s no barramento HyperTransport 3.0 do chipset 890FX).

Você também pode ter notado que muitas informações divulgadas na internet diziam que o chipset 890FX suportaria os processadores soquete AM3+ e que os clientes tinham sido agraciados com vida extra para os seus atuais processadores. Então, qual é a razão do 990FX?

O 990FX foi lançado com o objetivo de facilitar a identificação de placas-mãe compatíveis com os futuros processadores Zambezi soquete AM3+. A AMD também compartilha a ideia de que os chipsets da série 900 são a escolha para os processadores Bulldozer. Isso é importante dar aos usuários uma opção clara sobre qual é a melhor escolha para a plataforma de uma nova geração.

Embora possa haver casos onde é mais indicada a utilização do 890FX, os fabricantes de placas-mãe têm confeitado o bolo, incluindo suas próprias características, como componentes de melhor qualidade, BIOS UEFI e tecnologias de overclock melhores sem ter que usar chipsets mais antigos. Mais ainda, eles já licenciaram uma tecnologia que tem feito muita falta na plataforma AMD e que oferece um grande incentivo para os entusiastas considerarem o 990FX agora.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Interessante o editorial, parabéns !

Só quero ver até onde o confeito do bolo vai chegar, ainda acho que tem algo mais nas placas com estes chipsets, pelo que já vazou são melhorias no circuito regulador de tensão e nos modos de economia de energia, mas saberemos disso em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo texto.

Eu estava meio por fora do assunto sobre os novos processadores da AMD, agora já tenho boas bases em mente.

Espero que chegue aqui no Brasil a um preço bom, com 500 conto comprar um Bulldozer com melhor desempenho e mais núcleos que os I5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do artigo, muito elucidativo. Será de grande ajuda para pessoas que não estão por dentro dos assuntos debatidos no tópico do BDZ aqui no fórum. Só não sei se será vantagem adquirir um deles, pois acho q mobos com esses sockets terão vida curta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto da AMD pelos seus bons preços de processador. Tomara q os Bulldozers tenham uma boa competitividade no quesito preço e dissipaçao termica. Afinal, comprei um core i5 760 com TDP 95W no lugar de um Phenom X6 de TDP 130 ou 140W pensando numa reduçao de consumo de energia ( e da conta de luz!!!! ) e reduçao do calor gerado no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanbem estou doido pra ver esses tal bulldozers que tanto falam, quero ver ele realmentes vão fazer apenas o pessoal pensar em montar uma configuração com amd ao invés da intel, vamos os futuros testes dos bulldozers e cores da vida, admito que sou fã da amd, e amd sempre teve o custo beneficio, sobre Sli nas placas pra amd que somente era coisas de placa top de linha, sem bem que agora vai ser bom pra quem gosta da nvidia, se bem que sli e crossfire nem todos pessoas fazem, mais e bom ter uma opção,que venha os bulldozers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que esses novos processadores bulldozers baseados nos novos soquete AM3+ chequem logo, mais vou aguarda um pouco pra compra, vamos ver esses novos processadores bulldozer vão competi diretamente com os processadores intel sandy bridge e os futuros processadores ivy bridge.

Tomara que venha com um preço competitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Por favor me da um help alguem aqui!

Vou montar um pc daqui uma semana, meu irmão vai trazer as peças que eu pedir do paraguai no dia 07/07/2011, mas nao to sabendo bem o que pedir, quero usar esse novo amd 8 core, então quero uma placa que de suporte total a ele, e vou usar o processador mais barato que tiver de inicio ja que ainda nao tem esse novo bulldozers pra venda... ae daqui ums 3 meses faço Up.

tem uma lista com as placas que posso comprar hoje que suporte o bulldozers ? que seja boa mais nao estão cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!