Introdução
A AMD lançou recentemente uma nova linha de chipsets, a série 900. Neste editorial nós falaremos sobre o modelo mais topo de linha desta série, o 990FX.
Como um leitor do Clube do Hardware, você sabe que a gente tenta descomplicar as coisas, e por isso antes de continuar a leitura deste editorial você deve se familiarizar com alguns termos para não ficar confuso.
“Bulldozer” se refere à nova arquitetura de processadores da AMD. É o nome mais popular para a nova geração de processadores da AMD, voltada ao desempenho e escalabilidade (isto é, vários núcleos). Ela foi construída a partir do zero e, por isso, você deverá ver esta arquitetura sendo usada por vários anos. O foco principal é no desempenho voltado a threads (processos) – competindo diretamente com a tecnologia Hyper-Threading (que tem sido um fator significativo para o domínio da Intel no mercado de processadores com vários núcleos).
Os primeiros processadores baseados na arquitetura Bulldozer serão chamados “Zambezi” e serão destinados ao mercado de micros de mesa topo de linha. AMD lançará modelos de oito núcleos (FX8000), modelos de seis núcleos (FX6000) e modelos de quatro núcleos (FX4000). Os processadores de oito núcleos serão 50% mais rápidos do que os atuais processadores Phenom II em aplicações multimídia.
Esperamos ter esclarecido um pouco sobre a plataforma. Continue lendo!
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora