Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe DFI LanParty 925X-T2

       
 66.928 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testamos a placa-mãe topo de linha da DFI, que usa o chipset i925X, para processadores Pentium 4 soquete 775. Confira!

Placa-Mãe DFI LanParty 925X-T2

Introdução

 

Recebemos da DFI para testes a LanParty 925X-T2, que é a placa-mãe topo de linha para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx e 6xx) com barramento externo de 800 MHz baseada no chipset Intel i925X.

 


Figura 1: Placa-mãe DFI LanParty 925X-T2.

O visual da LanParty 925X-T2 segue o padrão de outras placas da linha LanParty. A placa tem a cor preta, os soquetes de memória são na cor laranja e amarelo, diferenciando os canais da memória, e todos os outros soquetes, slots e conectores são laranjas. Os componentes coloridos – incluindo os cabos de dados – brilham quando expostos à luz negra, ou seja, perfeito para aqueles que curtem case mod. O chipset i925X é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) na cor cobre.


Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset i925X.

A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio preto que resfria a ponte sul Intel ICH6R.

Como você pode ver na Figura 1 e com mais detalhes na Figura 3, a LanParty 925X-T2 possui um slot PCI Express x1 próximo ao conector da unidade de disquetes do lado oposto da placa – localização estranha para um slot de expansão. Segundo a DFI, esse slot serve para dispositivos PCI Express de modem ou rede, similares aos antigos slots AMR.


Figura 3: Slot PCI Express x1 do lado oposto da placa.

A qualidade de construção da placa é excelente e todos os capacitores utilizados são da japonesa Chemi-com, que são de excelente qualidade.

A LanParty 925X-T2 conta com 4 soquetes DDR2-DIMM aceitando até 4 GB de memória DDR2 400 ou 533 no esquema Dual Channel. A DFI usou a cor laranja nos soquetes 1 e 3 e amarela nos soquetes 2 e 4. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema DDR2 Dual Channel.


Figura 4: Detalhe dos soquetes de memória da LanParty 925X-T2.

Na parte de suporte a armazenamento a LanParty 925X-T2 conta com o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FR I/O Controller Hub 6 R (ICH6R), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 (RAID 0 e 1) com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.

Já que a LanParty 925X-T2 não possui portas IDE PATA extras, a DFI incluiu no pacote um conversor IDE-SATA (chip Silicon Image Sil3611CT80) que permite a qualquer dispositivo IDE como um disco rígido ou mesmo um gravador de DVD ser ligado diretamente as portas Serial ATA disponíveis na placa. Assim, a falta de portas IDE PATA é parcialmente resolvida.


Figura 5: Conversor IDE-SATA que vem com a LanParty 925X-T2.


Figura 6: Quatro portas Serial ATA-150 RAID.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Eu tenho uma dessas.

Na minha opinião o módulo Karajan (de som) é um defeito imperdoável nessa placa, pois além de ser grudado com fita adesiva impede a instalação de um cooler maior.

A zalman tem vários coolers de 120mm e apesar de no site deles a placa ser considerada compatível é simplesmente impossível instalar o cooler com o módulo karajan. Optei por não instalar o módulo Karajan e colocar o cooler da Zalman. A temperatura fica em torno de 30o (com ar-condicionado).

A placa tem ainda a possibilidade de se desligar automaticamente quando atinge uma temperatura crítica, pré-definida em 75o, mas que pode ser configurada pelo usuário.

Vem com uma baia de 5 e 1/4 que possui alguns leds de diagnóstico e diversas portas (SATA, SPDIF e etc), porém o cabo para conectar estas portas é curto e a saída da placa para essas portas fica muito longe da parte frontal (onde geralmente se coloca uma baia de 5 e 1/4). Na minha opinião é uma placa muiiiito bonita porém mal projetada, do tipo "bonitinha mas ordinária".

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×