Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ECS P55H-AK


     41.595 visualizações    Placas-mãe    15 comentários
Placa-mãe ECS P55H-AK

Periféricos On-Board

O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (o suporte a RAID é opcional), 14 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e oito pistas PCI Express x1. O P55 não suporta portas ATA paralela (PATA). Como explicamos anteriormente, esta placa-mãe tem um chip PLX PEX8608 que adiciona outras oito pistas PCI Express 2.0 x1 e um chip NVIDIA NF200 que adiciona 32 pistas PCI Express 1.0 x1.

A ECS P55H-AK oferece todas as seis portas SATA-300 (conectores brancos) suportando RAID 0, 1, 5 e 10 (Intel Matrix Storage). Esta placa-mãe vem com duas portas SATA-600 controladas por um chip Marvell 88SE9128 suportando RAID 0 e 1. Aqui nós não entendemos porque a ECS usou o padrão de cor diferente de outros fabricantes. Em todas as placas-mãe que vimos até hoje, as portas SATA-600 são brancas, e as portas SATA-300 utilizam uma cor diferente de branco, normalmente preto ou azul.

A placa-mãe tem ainda duas portas eSATA-600 controladas por outro chip Marvell 88SE9128.

Todas as portas SATA estão localizadas na borda da placa e rotacionadas 90° e, portanto, as placas de vídeo não irão bloqueá-las.

ECS P55K-AK
Figura 4: Portas SATA

Esta placa-mãe não tem controladora para unidade de disquete nem porta ATA-133.

Das 14 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, a P55H-AK oferece 12 delas, oito soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe.

Um dos destaques desta placa-mãe é a presença de quatro portas USB 3.0 controladas por dois chips NEC μPD720200. Duas dessas portas (conectores azuis) estão disponíveis no painel traseiro da placa. As outras duas portas estão disponíveis através de um conector USB 3.0 presente na placa, e a P55H-AK vem com um adaptador feito em alumínio para você instalar essas portas em uma baia externa de 3,5” do seu gabinete. A placa vem ainda com um espelho para você instalar essas duas portas em dos slots de expansão do gabinete, o que é muito bacana.

ECS P55K-AK
Figura 5: Adaptador USB 3.0

Esta placa não tem porta FireWire.

O áudio é gerado pelo chipset através de um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, oferecendo áudio 7.1 com resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas. Com essas especificações você pode trabalhar profissionalmente com edição e mixagem de áudio a partir de uma fonte analógica (por exemplo, converter fitas VHS e discos de vinil para o formato digital) sem ruído de fundo (ruído branco). Esta placa-mãe vem com uma saída SPDIF óptica. A placa tem também um conector SPDIF out (“SPDIFO”), que pode ser usado para adicionar uma porta SPDIF coaxial (através de um adaptador que não vem com a placa) ou para desviar o som para a saída HDMI da placa de vídeo para você ter uma saída HDMI com áudio digital em um único conector.

Esta placa-mãe usa saídas de áudio analógico 7.1 compartilhadas, mas saídas de áudio analógico 5.1 independentes, o que significa que você pode ter um conjunto de caixas analógicas de seis canais sem ter de matar os conectores line in e mic in, mas se você instalar um conjunto de caixas analógicas de oito canais você terá de matar um desses conectores para poder usá-las.

A ECS P55H-AK tem duas portas Gigabit Ethernet, cada uma controlada por um chip Realtek RTL8111E, conectados à placa através de pistas PCI Express x1, configuração que não apresenta problema de desempenho.

Na Figura 6 você pode ver os conectores traseiros da placa-mãe: um botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, um conector compartilhado para mouse e teclado PS/2, oito portas USB 2.0, duas portas eSATA-600, duas portas Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.0 (conectores azuis), saídas de áudio 7.1 compartilhadas e uma saída SPDIF óptica.

ECS P55K-AK
Figura 6: Painel traseiro da placa-mãe

Esta placa-mãe vem com um display de diagnóstico do POST, que informa através de um código de dois dígitos o que há de errado com o seu micro caso o mesmo não ligue.

ECS P55K-AK
Figura 7: Display de diagnóstico do POST

Existem ainda outros recursos. Por exemplo, esta placa-mãe vem com um sistema operacional armazenado na memória ROM que permite a você acessar a Internet sem precisar carregar o sistema operacional ou mesmo ter um disco rígido instalado. Este recurso, chamado eJiffy, é idêntico ao conceito do Express Gate disponível em placas-mãe da ASUS e ao Winki disponível em placas-mãe da MSI.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Vou ser o primeiro a comentar...rs..rs...

dois comentários apenas..

1º - Excelente Placa, Bios é AMI melhor ainda, é placa pra deixar o Tigre com dor de Dente.

2º - Quem tinha dindin já comprou LGA 1156 top de linha, quem não comprou vai guardar o "Quer Quer" para LGA 1155.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2º - Quem tinha dindin já comprou LGA 1156 top de lina, quem não comprou vai guardar o "Quer Quer" para LGA 1155.

Falou tudo.

Lançaram a placa muito tarde, depois do povo ficar sabendo que o LGA1156 vai "acabar" (consequentemente vai existir um maior receio com relação à investir em tal plataforma, assim como aconteceu com a LGA775)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um bom produto pra melhorar a imagem da empresa, não se esqueçam disso. ;)

Até sair o 1155, ainda teremos uns bons meses e nesse meio tempo as pessoas não vão parar de comprar componentes, além disso, vai que a ECS utilizará o mesmo projeto na próxima safra e esta placa já estava em desenvolvimento faz tempo ?

É uma boa alternativa, só falta saber o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria um ótima placa para o Clube do Hardware testar se o NF200(controladora PCI-E da Nvidia) + PLX PEX8608(Acelerador PCI-E) realmente funcionam, mas sugiro que usem uma SSD SATAIII e se possível um dispositivo USB 3,0. Isso porque acho alarde atribuir mais lanes PCI-E ao P55+Processador, juntos somam 16+8, certamente o NF200 vai administra o agrupamento de GPUs e o PLX PEX8608 para dobrar a banda das lanes do P55, para chegar em 16+8+8, seria transformar 22 lanes em 32 para VGAs, isso porque ficarão algumas disponíveis para sata III, USB 3.0, Audio, LAN. 2 PCI-E 1x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otima placa pelo que fiquei sabendo o preço dela ficara abaixo de 200 dolar o que faz da ultima bolachinha no pacote.

Acho que o gabriel tem que pegar mais leve com os comentarios da ecs pois querendo ou nao a ECS é a empresa que deu um belo impurrao para a informatica aqui no Brasil. E querendo o custo beneficio é muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!