Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe MSI Z77A-GD65


     59.392 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-mãe MSI Z77A-GD65

Conclusões

A MSI Z77A-GD65 é uma placa-mãe intermediária e é direcionada a usuários que querem um produto com mais recursos do que uma placa-mãe “convencional” pode oferecer. Os recursos extras disponíveis nesta placa-mãe incluem três slots PCI Express x16, duas portas SATA-600 adicionais, uma porta FireWire, saídas SPDIF coaxial e óptica, circuito regulador de tensão topo de linha, codec de áudio de alta qualidade para trabalhar profissionalmente com edição de áudio, dois chips de BIOS e display de diagnóstico do POST.

É importante entender que na maioria das placas-mãe com três slots PCI Express x16 baseadas no chipset Intel Z77 o terceiro slot x16 é 2.0 e controlado pelo chipset. Como explicado, na MSI Z77A-GD65 o terceiro slot é controlado pelo processador e, portanto, 3.0 quando um processador “Ivy bridge” é usado. No entanto, para que isso seja possível, a velocidade do segundo slot PCI Express x16 é reduzida para x4 quando três placas de vídeo são instaladas.

Atualmente não há qualquer ganho de desempenho em se usar o padrão PCI Express 3.0. Portanto, nós acreditamos que faria mais sentido deixar o terceiro slot PCI Express x16 como 2.0 e controlado pelo chipset, de forma que o segundo slot trabalhasse a x8. Para isso, no entanto, o fabricante teria de cortar o número de slots PCI Express x1, já que o chipset não tem pistas PCI Express x1 suficientes.

Esta placa-mãe concorre diretamente com a Gigabyte Z77X-UD3H por ter especificações semelhantes. O modelo da MSI, no entanto, tem um circuito regulador de tensão melhor, duas portas SATA-600 adicionais (a Gigabyte decidiu colocar duas portas eSATA-600 em vez de duas portas SATA-600 adicionais), uma porta FireWire e ajuste do clock base do processador em intervalos de 0,01 MHz (10 KHz). Por outro lado, o modelo da Gigabyte tem um slot mSATA, que pode ser útil caso você queira instalar uma unidade SSD baseada neste padrão, e oito portas USB 3.0, mesmo que elas não sejam portas USB 3.0 “reais”: a placa-mãe usa dois chips hubs para expandir as quatro portas USB 3.0 “reais” em oito. Ambas utilizam codecs de áudio de alta qualidade, embora de fabricantes diferentes. Portanto, a escolha dependerá de sua preferência pessoal.

Claro, se você não precisa de todos os recursos extras disponíveis nesta placa-mãe, você pode optar por um produto mais em conta.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

cada vez mais as placas maes estão ficando iguais so muda uma coisa ou outra... como essa tem mais sata a outra mais usb... sera que vale a pena mudar p z77? seria melhor esperar mais um pouco... vai que aparece um "recall" de novo... rsrrs:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cada vez mais as placas maes estão ficando iguais so muda uma coisa ou outra... como essa tem mais sata a outra mais usb... sera que vale a pena mudar p z77? seria melhor esperar mais um pouco... vai que aparece um "recall" de novo... rsrrs:angry:

Creio que não há tanta diferença que justifique mudar de uma z68 pra uma z77 equivalente.

Mas se estivesse começando um micro do zero ai sim seria uma boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, os slots 1 e 3 são os azuis, e não os pretos.... digo isso porque tenho essa placa mãe e li no manual. Para comprovar, eu liguei os meus dois pentes de memória nos slots azuis, e se esses não fossem os slots 1 e 3, o pc não ligaria, correto? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!