Desempenho 3D: Doom 3
O Doom 3 é um dos jogos mais pesados existentes atualmente. Usando a resolução 1024x768x32 High Quality, rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos.
Um detalhe importante que não podemos deixar de comentar é que o Doom 3 possui uma trava interna da quantidade de quadros por segundo que ele é capaz de gerar durante uma sessão normal de jogo: ele só gera 60 quadros por segundo, mesmo que sua placa possa gerar mais. Isso foi feito justamente para o jogo ter uma mesma sensação de "jogabilidade" independentemente da placa de vídeo instalada. Esta trava, entretanto, não atua no modo de medida de desempenho do jogo.
A exemplo do que ocorreu no 3Dmark05 o vídeo on-board da Intel não foi capaz de executar este teste. Somente o vídeo on-board da ASUS P5RD1-V (ATI Xpress 200) foi capaz de executar este teste, apesar da baixa pontuação.
Com a Geforce 6200 de 128MB instalada na PCChips M985G seu desempenho foi 68,67% menor que a ASUS P5RD1-V (ATI Xpress 200) DDR e 70,39% menor que a Intel D915 GEVL (Intel i915G) DDR2 usando a mesma placa de vídeo.
Já usando a Geforce 6600GT de 128 MB a diferença de desempenho em relação às placas com slot PCI Express x16 de verdade foi maior ainda, chegando a inacreditáveis 148,90% no caso da placa Intel D915 GEVL (Intel i915G) DDR2.
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