Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologia SDGE da ECS


     35.039 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Tecnologia SDGE da ECS

Placas-Mãe Usando a Tecnologia SDGE

Devemos ter cuidado pois a ECS está chamando todas as suas placas-mães com dois slots PCI Express x16 de "SDGE" e isto está causando uma certa confusão, até porque nenhuma placa contendo o módulo adicional que descrevemos anteriormente foi lançada.

Veja que a ECS está chamando placas-mães SLI e Crossfire de "SDGE", mesmo quando elas não têm o módulo descrito, só porque elas possuem dois slots PCI Express x16 - sendo que, atualmente, tanto a tecnologia SLI quanto a Crossfire fazem com que os slots trabalhem na realidade a 8x.

Pior é o caso de placas-mães que não têm essas tecnologias e que também estão sendo chamadas de "SDGE", como é o caso da PF5 Extreme, que é baseada no chipset Intel 945P. Como esta placa não usa a arquitetura que descrevemos, o segundo slot PCI Express x16 é feito usando pistas PCI Express que sobraram, e portanto o segundo slot não trabalha a 16x, no máximo ele trabalhará a 6x, já que o chipset Intel 945P só tem 6 pistas PCI Express x1. Isto tanto é verdade que quando duas placas de vídeo estão instaladas nesta placa o slot PCI Express x1 existente não pode ser usado.

Ou seja, para a ECS "SDGE" significa "placa-mãe com capacidade para ter duas placas de vídeo diferentes".

Fica aí uma crítica construtiva para a ECS: porque não usar nomes diferentes? Usar um mesmo nome para identificar três arquiteturas distintas só causa confusão.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bem, o artigo seria ainda mais interessante se tivessem testado a placa, assim como fazem com as demais. Já imaginaram se a performance for boa?

Talvez não tenham recebido uma amostra. Isso a equipe do Clube do Hardware pode responder.

Quanto a abertura ou não dos drivers isso não parece ser um problema tão difícil.

Não existem por aí diversos drivers alternativos para as placas da ATI e nVidia?

Taí uma situação que pode gerar alguma briga judicial. A ECS, para implantar sua tecnologia, se vê obrigada a fazer engenharia reversa nos drivers das duas gigantes do vídeo. Acho que nesse caso seria justo e válido, afinal, a ECS desejaria apenas "funcionar" a placa de vídeo. A placa não é feita para "funcionar"?

Gostaria de ver um teste de funcionando dela.

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Como processadores soquete 754 e 929 usam o barramento HyperTransport para se comunicarem com a ponte norte, a placa SDGE é instalada entre o processador e a ponte norte, como você pode ver na Figura 2."

Um pequeno erro. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!