Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo

       
 82.436 Visualizações    Testes  
 7 comentários

A P35 Neo Combo é uma placa-mãe com o novo chipset Intel P35 suportando tanto memórias DDR2 quanto DDR3 e o novo barramento externo de 1.333 MHz. Confira.

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A P35 Neo Combo da MSI – que é também conhecida como MS-7365 – é baseada no mais novo chipset Intel P35 e é uma placa-mãe voltada para o usuário médio que quer suporte às memórias DDR3, mas mantendo compatibilidade com memórias DDR2, já que esta placa-mãe oferece soquetes para ambos os tipos de memória, DDR2 e DDR3. A P35 Neo Combo da MSI também suporta os futuros processadores Core 2 Duo com o novo barramento externo de 1.333 MHz. Vejamos as características e o desempenho deste novo lançamento da MSI.

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo
Figura 1: Placa-mãe MSI P35 Neo Combo.

O Intel P35 sucede o chipset Intel P965, tendo como foco principal placas-mães intermediárias. A diferença entre esses dois chipsets é o suporte às memórias DDR3 e o novo barramento de 1.333 MHz, características estas presentes no P35 mas não no P965. Note que o suporte às memórias DDR3 não significa que todas as placas-mães com o chipset P35 aceitarão memórias DDR3: como os soquetes DDR2 e DDR3 são diferentes, fica a critério do fabricante decidir se a placa-mãe vai aceitar ou não esse tipo de memória. No caso da P35 Neo Combo, ela tem dois soquetes DDR2 e dois soquetes DDR3 permitindo, assim, o uso tanto de memórias DDR2 quanto de memórias DDR3, mas não as duas ao mesmo tempo. Você tem que escolher uma delas.
 
Uma outra diferença entre o P35 e o P965 é o chip ponte sul. O Intel P965 usa o chip ICH8, enquanto que o P35 usa o novo chip ICH9. A diferença entre os dois é muito pequena, com o ICH9 suportando 12 portas USB 2.0 em vez de 10. O modelo ICH9R (a P35 Neo Combo é baseada no ICH9 original) suporta RAID, seis portas SATA-300 (o ICH9 original suporta apenas quatro) e a nova tecnologia “Intel Turbo Memory”, nome comercial da Tecnologia Robson, que é uma tecnologia de cache de disco usando memórias flash, disponível através da instalação de uma placa PCI Express x1. Clique aqui para mais detalhes sobre esta tecnologia.

Oficialmente o chipset Intel P35 suporta memórias DDR2 até DDR2-800 e memórias DDR3 até DDR3-1066. Porém, assim como acontece com o chipset Intel P965, extra-oficialmente o P35 suporta memórias DDR2-1066. Nesta placa-mãe, no entanto, tivemos problemas para configurar nossas memórias DDR2-1066 para trabalharem a 1.066 MHz. Apesar de no setup da placa-mãe existir uma opção para configurar nossas memórias a 1.066 MHz (na verdade uma opção que configura o multiplicador entre o barramento local e o barramento da memória) nossas memórias estavam sempre trabalhando a 800 MHz. Este é provavelmente um “bug” com o BIOS que estávamos usando, que era a primeira versão (1.0), já que em uma outra placa-mãe com chipset P35 (MSI P35 Platinum) nós configuramos nossas memórias a 1.066 MHz sem problemas. Nós relatamos este problema para a MSI, mas não obtivemos uma resposta deles em tempo hábil.

Um outro problema que tivemos foi que deixando as memórias configuradas como “auto” no setup da placa-mãe fez com que elas fossem configuradas como DDR2-667, apesar de estarmos usando módulos DDR2-1066 (que normalmente são reconhecidos como DDR2-800).

Como mencionamos, esta placa-mãe tem dois soquetes DDR2 suportando até 4 GB e dois soquetes DDR3, também até 4 GB de memória RAM. Como você não pode usar memórias DDR2 e DDR3 ao mesmo tempo, a capacidade máxima de memória desta placa-mãe é de 4 GB.

Esta placa-mãe suporta configuração de dois canais, mas a MSI fez um carnaval, com cada soquete usando uma cor diferente. Os soquetes DDR2 são verde e laranja, enquanto que os soquetes DDR3 são azul e rosa. Para habilitar o modo de configuração de dois canais nesta placa-mãe basta instalar dois módulos DDR2 ou dois módulos DDR3.

Teste da Placa-Mãe MSI P35 Neo Combo
Figura 2: Soquetes de memória da MSI P35 Neo Combo.

Infelizmente não temos módulos DDR3 e, portanto, testamos esta placa-mãe apenas com módulos DDR2.

Esta placa-mãe tem um total de cinco portas SATA-300, quatro controladas pelo chip ponte sul ICH9 (não suportando RAID, como mencionamos) e uma controlada por um chip Marvell 88SE6111. Este chip também controla uma porta paralela ATA (ATA/133), já que o chipset Intel P35 não suporta dispositivos IDE paralelos.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pela ponte sul usando um chip Realtek RTL8111S para fazer a interface com a camada física.

A P35 Neo Combo da MSI tem ainda 12 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe e oito disponíveis através de adaptadores externos, que não vêm com a placa-mãe) e duas portas FireWire controladas pelo chip VIA VT6308 (uma soldada no painel traseiro da placa-mãe e outra disponível através de um adaptador externo que não vem com a placa-mãe).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Meu, é placa atrás de placa. Parabéns aos caras do CDH. Agora uma coisa: existe(m) placa(s) que usem pci express x1? Porque se não, não tem nem porque continuar disponibilizando esses slots...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de parabenizar o CDH por mais um teste, eu na condição de usuário médio acho importante estar a par das opções existentes no mercado.

Só acho que tem uma informação errada na descrição da configuração usada para teste, vejam:

Memória: 2 GB de memória DDR2-1066/PC2-850 com temporizações 5-5-5-15, dois módulos Patriot PDC21G8500ELK (512 MB cada) e dois módulos Corsair CM2X512-8500C5 (512 MB cada).

Como assim quatro módulos DDR2? Não existem apenas 2 slots??

[]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Meu, é placa atrás de placa. Parabéns aos caras do CDH. Agora uma coisa: existe(m) placa(s) que usem pci express x1? Porque se não, não tem nem porque continuar disponibilizando esses slots...

Existem sim, placa para Rede usam slots X1, por enquanto o padrão PCI normal consegue fazer um transferencia de 1gb mas acredito em breve surgira um novo padrão 2gbs e então precisara de um slot o dobro mais veloz, ou seja o x1

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e os AGP escafederam-se mesmo, condenaram todos os usuários a trocarem suas placas!

ótimo review, isso é muito bom pra nós com essa "chuva" de novas placas surgindo...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×