

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
Uma pergunta difícil: tamanho padrão? Que caiba do bolso? Ultra fino? Isto dependerá do tipo de utilização e o quão confortável você se sente em relação ao formato selecionado.
A Intel, por exemplo, está fortemente promovendo o formato MID – Mobile Internet Device ou Dispositivos Móveis com Acesso à Internet – para a sua mais nova plataforma Atom. O Atom é um processador muito pequeno capaz de executar os mesmos tipos de programas que você rodaria em seu computador de mesa (ou seja, em um processador x86) e que consome muito pouca energia, permitindo que computadores de mão com funcionalidade de internet sem fio executem programas comuns.
Eu já vi alguns protótipos e produtos reais (procure na internet pelo Panasonic Toughbook U1) que apesar de encantarem algumas pessoas eu não compraria: a tela é muito pequena e eu simplesmente não consigo digitar algo em um teclado tão minúsculo. Talvez eu esteja ficando velho e possa ser que a geração atual que está crescendo habituada a enviar mensagens SMS pelo celular achará este formato um máximo. Por outro lado, para algumas aplicações específicas este formato é perfeito. O produto citado acima da Panasonic tem um GPS integrado, leitor de código de barras, leitor de impressão digital e Internet usando a rede de telefonia celular 3G, sendo um produto perfeito para várias aplicações comerciais.
Ok, agora que você já sabe que eu não gosto do formato extremamente pequeno. No outro extremo, eu também não gosto de notebooks exagerados. Um notebook com tela de 17”? Nem pensar! Eles são muito grandes e pesados. Claro que usuários que estejam procurando por um notebook para substituir seu micro de mesa podem preferir um notebook com a maior tela disponível e um teclado com um tamanho mais próximo do tamanho padrão quanto possível.
Agora, entre um notebook tamanho gigante e os dispositivos que caibam no bolso (nós não podemos nem mesmo chamá-los notebooks) há uma infinidade de opções.
Produtos ultrafinos são bacanas. Eles são leves e estilosos. O único problema com eles é encontrar um com um bom teclado. Como você sabe, eu sou escritor e, portanto, o teclado é a minha arma. Eu preciso de um teclado onde eu possa sentir as teclas sendo pressionadas e alguns notebooks disponíveis no mercado hoje possuem teclados com teclas tão leves e sensíveis que eu não sei se a tecla foi pressionada ou não, fazendo com que eu perca tempo verificando o que eu digitei. Alguns teclados vêm com as teclas tão finas que elas literalmente saltam do teclado se você tiver dedos (sim, nós já vimos isto acontecer). E o que dizer dos teclados com teclas de borracha que alguns fabricantes estão usando? Putz, me lembra do meu TK-85 e eu simplesmente não consigo digitar rápido com eles.
Bem, eu estou fugindo do assunto... Quais são as suas opiniões sobre a pauta de hoje? Qual é o tamanho de notebook que você prefere?
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora