O processador Sempron, da AMD, pode ser encontrado em duas versões de soquete: 462 e 754 (esses números referem-se ao tipo de placa-mãe necessária para instalar o processador). O soquete 462 é o mesmo usado pelo Athlon XP e pelo Duron, enquanto que o soquete 754 é o mesmo usado pelo Athlon 64 (existem modelos de Athlon 64 que usam outro modelo de soquete, chamado 939).
Dessa forma, os processadores Sempron soquete 754 usam a mesma placa-mãe originalmente desenvolvida para o Athlon 64. Na realidade, esses processadores são um Athlon 64 com menos memória cache L2 e com as instruções de 64 bits desativadas.
Acontece que desde junho deste ano a AMD resolveu ativar as extensões de 64 bits nos processadores Sempron soquete 754. Com isso, há no mercado processadores Sempron com essas instruções e processadores que não possuem essas instruções. Como fazer para saber se um processador Sempron tem ou não as instruções de 64 bits?
Há duas formas. Primeiro, olhando para o processador. Se as duas últimas letras de sua nomenclatura forem “BX” significa que ele tem as instruções de 64 bits. Qualquer outro conjunto de letras significa que ele não tem. Por exemplo, “SDA3100AIP3AX” é um Sempron 3100+ sem as instruções de 64 bits, enquanto “SDA3100AIO3BX” indica um Sempron 3100+ com as instruções de 64 bits ativadas.
Figura 1: Processador Sempron sem as instruções de 64 bits.
Figura 2: Processador Sempron com as instruções de 64 bits ativadas.
A segunda forma é rodando um programa como o CPU-Z (http://www.cpuid.com/cpuz.php). Na linha “Instructions” se aparecer “x86-64” significa que o processador tem as instruções de 64 bits.
Figura 3: Processador Sempron com as instruções de 64 bits ativadas.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora