Introdução
Nós testamos 12 diferentes configurações para instalação de ventoinhas em radiadores de um sistema de refrigeração líquida. Vamos descobrir qual a melhor.
Há algum tempo atrás, a maioria do sistemas de refrigeração líquida (também conhecidos como coolers a água ou “watercoolers”) era kits que o próprio usuário tinha de montar, arriscando fazer sujeira dentro de seu micro. Os sistemas selados eram raros e havia poucas opções no mercado.
Atualmente, porém, os sistemas de refrigeração líquida selados (também chamados “sem manutenção”) são uma boa opção para o usuário que quer manter seu processador frio, com flexibilidade e baixo nível de ruído. Várias marcas vendem esse tipo de cooler, oferecendo desde modelos básicos até os mais topo de linha.
Esses sistemas de refrigeração líquida têm um bloco que fica em contato com o processador e transfere o calor para o líquido que circula pelas mangueiras; uma bomba (normalmente integrada ao bloco) que faz o líquido circular; mangueiras para conectar os componentes; e o radiador que resfria o líquido, transferindo o calor para o ar. Mas o radiador precisa ser resfriado por ventoinhas, e não há consenso sobre como instalar o radiador e a ventoinha (ou ventoinhas) dentro do gabinete.
Neste artigo, nós testaremos vários métodos de instalação do radiador e das ventoinhas. Nós medimos o ruído e a temperatura em cada teste de forma a verificar como a posição do radiador e a posição das ventoinhas em relação ao radiador influenciam a temperatura e o nível de ruído.
As configurações testadas e os resultados obtidos estão descritos nas próximas páginas.
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora