Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar 80 led' de 1,5 em 110v


LED_CELO
Ir à solução Resolvido por Maruco,

Posts recomendados

Olá Pessoal.

É minha primeira vez aqui no clube. E não sou ainda um tecnico em eletronica, mas estou começando a entender.

Tenho dúvidas com relação a projetos que quero fazer tipo:

Quero fazer meu nome com LED'S não sei bem quantos led's vai ser necessário (+ ou - 80 a 90 led's). Diante disso gostaria de saber o seguinte se eu ligar eles em série poderia ligar direto na energia (110v)? Tb tenho uma fonte de 26v? Como poderia fazer isso?

O outro projeto é de fazer os led's piscarem no ritimo da música (VU). Posso ligar cada led com um resistor na ordem crescente (Exemplo: se eu quiser ligar 10 led's com um resistor pra cada led, Ex: resistor 1k; 2k; 3k.............10k). Isso ligado ao fio que vai pro alto-falante. Será que vai piscar no rítimo da musica? Dá certo?

Obs não sei se fui bem claro pra você's entenderem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro LED CELO

Não vou responder a todas as suas dúvidas, mas, vou tentar ajudar com relação aos LEDS.

Entenda bem: Os LEDS não são coloridos por acaso. Cada cor corresponde a uma determinada frequência e portanto a um comprimento de onda.

Em geral a tensão de trabalho dos LEDS variam entre 1,6 volts a 3,3 volts, sendo que os LEDs infravermelhos funcionam com uma tensão entre 1,5 volts a 1,37 volts, mas, essa cor é invisível a olho nú.

Os LEDS de cor vermelha trabalham com uma tensão de 1,7 volts.

Os LEDS de cor amarela trabalham com tensões entre 1,7 volts a 2,0 volts.

Os LEDS de cor verde necessitam de uma tensão entre 2,0 volts a 3,0 volts.

Já os LEDS azuiz, violeta e ultra violeta precisam de tensões acima de 3,0 volts.

A potência típica dos LEDS fica entre 10mW a 150mW, com um tempo de vida útil de 100.000 horas ou mais.

O acrílico colorido em volta de cada LED ajuda a manter ou realçar a cor que corresponde cada LED, mesmo que haja variação expressiva na tensão de polarização do mesmo.

Se você pegar um LED de cada cor e medir cada um deles com um OHMÍMETRO qualquer na escala "X1", voce observará uma leitura diferente para cada cor de LED.

Suponhamos que você queira ligar LEDS VERMELHOS em uma rêde de 120 volts.

Sabendo-se que cada LED VERMELHO trabalha com uma tensão de 1,7 volts, você divide 120 por 1,7 (120/1,7) que será igual a 70,508 diodos. (Arredondano:71 diodos vermelhos)

Sempre levando em conta a tensão correta a que os LEDS serão submetidos.

No caso da fonte de 26 volts o cálculo é o mesmo: Depende da cor do LED para se calcular a quantidade dos memos de acordo com a tensão de cada um.

Se forem LEDS AMARELOS essa tenão varia entre 1,7 a 2,0 volts. Então podemos tomar por base a tensão de 1,85 volts, ou seja: 26/1,85 = 14 LEDS amarelos.

No link abaixo tem mais detalhes.

http://www.4shared.com/file/83321067/3f21f7d3/Leds.html

Agricio

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega LED_CELO.

Led's, ao contrário de lâmpadas, não foram feitos para você colocar uma tensão sobre os mesmos, controlar essa tensão, mas sim para você controlar, monitorar, dimensionar a corrente através dos mesmos.

Desse modo um mesmo tipo de Led pode acender com brilho idêntico se ligado em 5 Volts, em 12 Volts ou em, sei lá, 80 Volts... Basta que você calcule o resistor correto a colocar em série com o mesmo. Desse modo a primeira dica é: Você não deve aplicar uma tensão determinada ao led, mas sim uma corrente..

Fosse a tensão característica de seu led de 2 Volts, supondo, e sendo ele um led comum, com corrente típica de 20 miliAmperes.

Para ligá-lo em 5 Volts CC se deve colocar um resistor em série de seguinte valor. Rsérie = (5-2)/0,020 = 150 ohms

Para ligá-lo em 12 volts CC: Rsérie = (12-2)/0,020 = 500 ohms

Para ligá-lo em 80 Volts CC: Rsérie = (80-2)/0,020 = 3.900 ohms.

E se quiséssemos ligar, em 80 Volts CC digamos uns 10 leds, todos eles do mesmo tipo, modelo, cor, como faríamos???

Uma solução seria colocar todos os 10 Led's em série. O somatório das tensões características de cada led daria: 10 x 2 Volts = 20 Volts.

O resistor (único) a ligar em série com os 10 Leds seria: Rsérie = (80-20)/0,02 = 3.250 ohms.

Uma dica agora: Quando você coloca muitos leds em série você tende a fazer aquilo que fazemos com as lâmpadas de um pinheirinho de natal, todas em série, e ligadas na tomada. Tudo bem enquanto estiverem acesas essas lâmpadas. No entanto quando uma delas queimar, todo o conjunto se apaga e você leva um baile até descobrir qual das lâmpadas queimou para poder trocá-la. Com os leds é a mesma coisa. Se tiveres uma série muito grande de leds poderás enfrentar esse problema dai, mesmo que o led tenha vida muito longa, centenas de vezes maior que a da lâmpada. Muitas vezes o led, mecanicamente apresenta problemas que o impedem de funcionar, muitas vezes a qualidade do led de mercado não é boa e ele já vem danificado, aberto.. Desse modo evite usar séries longas como até comentaste, de 80 leds... Faça séries menores, digamos de 5 a 10 leds no máximo e, para multiplicá-los em número, paralele tantas quantas dessas séries quiseres... 5.000 Leds, seriam 500 conjuntos de 10 leds portanto, para cada conjunto um limitador de corrente, ou seja o resistor..

Outra dica: Evite, em um ambiente aberto, onde o ser humano poderá de um modo ou outro vir a ter contato com o fio do led, (um pinheirinho de natal por exemplo) ligar esses leds direto no AC (tomada) pois desse modo, um dos fios acabará sendo o fio fase e se alguém tocar o mesmo de pés descalços num piso frio poderá tomar um choque muito perigoso.. A colocação de um transformador, com primário e secundário, (não autotransformador) resolverá totalmente o problema, pis isolará galvanicamente primário e secundário.

Outra dica: Quando se quer acender lâmpadas, muitas diferentes, de diferentes tensões, 110, 220, 12 Volts, é bastante lógico que você não as pode colocar todas em paralelo pois num paralelo a tensão desenvolvida sempre será a mesma. Se alimentar isso dai com 110 volts as lâmpadas de 12 queimarão, as de 110 brilharão a pleno e as de 220 ficarão mal e mal acesas...

Com led é a mesma coisa porém o raciocínio deve ser feito com a corrente e não com a tensão. Vejamos.. Podes colocar, agora em série, os leds, mesmo que eles tenham diferentes tensões, sejam de diferentes cores, só não podem ser de diferentes correntes típicas para acender, pois numa associação em série a corrente sempre será a mesma, do início ao fim, e a tensão será variável sobre cada led. Exemplo: Ligar 3 leds, um vermelho de 1,8 Volts outro amarelo de 2,2 Volts e um verde de 2,7 Volts todos eles juntos, em 12 Volts com 20 mili Amperes de corrente.

Ao somar os leds teremos Vled total = 1,8 + 2,2 + 2,7 = 6,7 Volts

Rsérie será = (12 - 6,7)/0,020 = 265 Ohms. Todos acenderão com seus brilhos típicos cada um com sua cor e sobre cada led se estabelecerá sua tensão característica.

Outra dica: Não se deve ligar em série portanto leds de diferentes potências ou diferentes correntes, pois se comportarão como as lâmpadas diferentes em paralelo, uns leds poderão queimar, outros brilharão legal e outros de modo muito fraco. Portanto numa série sempre a mesma corrente, ou mesma potência de led..

Outra dica: Para ligar um led em uma tensão mesmo que um pouco instável, reserve uma zona de conforto para limitação da corrente com o resistor. Por exemplo. Se quisermos ligar um led de 2 Volts @ 20mA em uma fonte de tensão cuja variação prevista for de +-20%, sendo que você pode escolher a tensão dessa fonte, faça de tal modo que essa variação de tensão não afete muito a variação da corrente. Veja um exemplo:

1º) caso: escolhemos para tensão da fonte 5 Volts (variação possível = 5 -20% = 4Volts e 5+20% = 6 Volts) Resistor série = (5-2)/0,020 = 150 ohms.

A corrente quando a tensão estiver baixa será: Iled =(4-2)/150 = 13,3 mA

A corrente quando a tensão estiver alta será: Iled = (6-2)/150 = 26,7 mA

A corrente variou entre 26,7/20 = 33,5% a maior e 13,3/20= 33,5% a menor, efeito de uma variação de tensão de +-20% apenas..

Veja agora como minorar esse efeito da variação da corrente (refletirá diretamente na variação de brilho)

2º) caso: escolhemos para tensão da fonte 12 Volts (variação possível = 12 - 20% = 9,6 Volts e 12 + 20% = 14,4 Volts) Resistor série = (12-2)/0,020 = 500 ohms

A corrente quando a tensão estiver baixa será: Iled =(9,6-2)/500 = 15,2 mA

A corrente quando a tensão estiver alta será: Iled = (14,4-2)/500 = 24,8 mA

A corrente variou entre 24,8/20 = 24% a maior e 15,2/20= 24% a menor, efeito de uma variação de tensão de +-20% apenas..

Vejam que no segundo exemplo a variação da corrente e consequentemente do brilho dos leds com a variação da tensão de alimentação foi proporcionalmente bem menor. Caiu essa variação de 33,5% para 24%, com uma variação de 20% na alimentação.

Portanto Dica: deixe uma boa tensão sobre o resistor para melhor estabilidade da corrente nos leds..

Alternativas de alimentação: Se ao invés de resistores para limitar a corrente em um ou numa associação de leds você o fizer com uma fonte de corrente, o efeito e a segurança contra essas variações ficarão muito menores..

Fonte típica de corrente:

Limitadordecorrente.jpg

Aproveitei esse desenho para nosso exemplo. No caso ai se trata de uma fonte de corrente para carregar bateria. Em nosso caso a usaremos como exemplo para alimentar um ou mais leds, trocando o valor de dois resistores, e trocando o transistor que não necessitará ser de potência tão alta como esse dai.. O(s) led(s) serão colocados ali aonde se vê, no diagrama, a bateria.

Funcionamento:

Para entender dividamos em partes:

Função de R1 e dos dois diodos (D2): Ao passar corrente pelos dois diodos via resistor R1, ficará estabelecida uma queda de tensão sobre esses diodos da ordem de 2 x 0,6 Volts, que é a tensão característica de um diodo em condução.. 1,2 Volts abaixo da tensão VCC portanto se terá na junção do diodo com o resistor R1 (na base do transistor portanto)

Função do transistor. Se em sua base esse transistor tiver uma tensão de 1,2 Volts abaixo do valor de VCC (tensão maior da alimentação), em sua junção emissor-base se terá uma queda de 0,6 Volts (típica desse tipo de junção), restando uma tensão também de 0,6 Volts sobre o resistor R2. Veja que os diodos D2 somados estão em paralelo com o conjunto junção emissor-base e Vresistor R2.

Ora, um resistor (resistência constante) e sobre ele um valor de queda de tensão constante nos dará uma corrente constante definida por Icte = Vres / Valor resistor

Desse modo, para nosso caso o valor do resistor R2 deverá ser = 0,6/0,020 = 30 Ohms, que garantirá a limitação de corrente em 0,020 A ou 20 mA no conjunto.

Desse modo entre o coletor do transistor e o terra se poderá colocar um ou mais leds em série que sempre por essa associação passarão 20 mili Amperes.

Imagine que o transformador de entrada tenha se secundário com um pico de tensão de digamos 16 Volts. Seu emissor estará em 16,4 Volts e seu coletor não deverá ter mais do que uns 13 Volts para garantir a linearidade da fonte de corrente. Pode se ligar desde um led até qualquer combinação de leds, em série, cuja soma de tenções características dos mesmos não exceda esses 13 Volts... (6 leds de 2 volts por exemplo) que a fonte de corrente agora não deixará passar mais do que 20 mili Amperes pelos leds.

O resistor R1 poderá assumir um valor menor pois a corrente de saída de 20 mA é bem menor que aquela do carregador de baterias original..

Poderá assumir um valor 10 vezes maior, digamos 680 ohms. O transistor poderá ser um TIP 32 ou equivalente PNP..

Isso ai acima deveria ser uma explicação besta e acabou virando uma aula co um monte de dicas. Espero não ter enchido o saco do amigo ai..

Na verdade ainda estaria pela metade essa série de dicas, mas vou parar por aqui...

Só mais uma dica: Para se ligar leds em tensão AC (fazer uma lâmpada AC com leds por exemplo) se pode ao invés de usar resistores como limitadores de corrente, se valer da reatância capacitiva apresentada pelos capacitores em AC ( a definição de reatância capacitiva é mais ou menos que ela é a resistência apresentada por um capacitor a passagem de corrente alternada e depende da tensão aplicada bem como da frequência dessa tensão AC)

Sua fórmula é: Reatância capacitiva = Xc = 1/ (2 x 3,1416 x f x C) onde:

f = frequência (no caso da rede elétrica = 60 Hz)

C = valor do capacitor em Farads

Xc é medido em ohms.

Ai se pode usar esse tipo de esquemático aqui:

http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

Última Dica: Um led em contrafase com o outro que é para que um deles proteja o outro da tensão reversa (agora estamos em AC) Leds tem uma tensão direta da ordem de alguns volts (de 1,8 a 3,5 Volts, conforme a cor, o brilho, a potência etc.) porém de tensão reversa costuma não aguentar mais do que uns 6 a 10 volts, quando se deterioraria.. Tendo um led de costas para o outro, a tensão no conjunto jamais subirá acima de 3,5 volts por exemplo se forem de alto brilho..

Se ficaram dúvidas pergunte..

Abraço..

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mui obrigado Sr° Agricio pelo esclarecimento...

quero colocar 5 led' em série qual o valor em (ohmos) do resistor devo colocar pra esta série? Ou devemos usar um resistor pra cada Led? E qual o valor em (ohmos) deste resistor.

Posso ligar este resistor direto na tomada pra funcionar esta série e/ou um led. OU vai ser necessario um transformador? E de quanto este transformador?

Porque são vários Led que vou utilizar e se realmente queimar um dentre 80 ou mais led's vou passar dias pra encontrar o danificado,pois não tenho mui tempo assim no meu dia-a-dia. Concordo plenamente com o que diz o Faller, concordo com você amigão plenamente nem lembrava deste detalhe. Mui Obrigado! Alias a todos...

Alguém pode tirar estas dúvidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal.

....Tb tenho uma fonte de 26v...

Para saber o resistor tem que saber a cor do led e a tensão que vai alimentar.

Para não perder muito em calor, não aconselho ligar em 110V, e sim nesses 26V que você mencionou. Creio eu que seja corrente contínua... é isso?

Se for, informe a cor do led para que seja calculado o resistor para série de 5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
quero colocar 5 led' em série qual o valor em (ohmos) do resistor devo colocar pra esta série?

Para bem calcular o valor do resistor a colocar em série com esses 5 leds, há que saber:

1) A tensão de alimentação: Vou imaginar, para exemplificar, que será aquela sua tensão de 26 Volts..

2) A tensão característica do led, ou no mínimo sua cor:Pode variar de 1,8 a 3,7 Volts mais ou menos. Existe datasheets para se verificar isso dai, mas provavelmente você não saberá qual o led (nome, tipo, modelo) que você tem ou vai comprar. Desse modo tenha uma boa ideia dessa tensão pela cor. Dê uma consultada ai: http://autosom.net/artigos/led.htm

3) A corrente nominal do led para seu brilho nominal.. Leds comuns devem trabalhar com correntes em torno de 20 mili Amperes. Leds de alto brilho podem exigir correntes de 150 mili Amperes.

Desse modo imagine que você queira ligar 5 leds vermelhos comuns, a 20 mili Amperes, na fonte de 26 Volts.

Calculando o resistor:

O somatório das quedas de tensão nos 5 Leds vai ser 5 x 1,8 (tensão característica dos leds comuns vermelhos) = 9 Volts

Desse modo dos 26 Volts da fonte 9 Volts ficarão em cima dos 5 leds e o restante (26-9= 17 Volts) em cima do resistor.

O valor do resistor deverá ser de 17 Volts / 0,020 = 850 Ohms. Esse valor na faixa comercial de valores não existe. Duas opções, subir ou descer na faixa de valores..

Para cima o próximo valor será de 1.000 ohms e para baixo será de 820 ohms.

Adote qualquer um deles, digamos de 1.000 ohms

Calculando a potência dissipada no resitor..

Pot_resistor = Tensão em cima do resistor ao quadrado/valor do resistor

Pot_resistor = 17 x 17 / 1000 = 0,289 Watts. O ideal é colocar um resistor de 1000 ohms x meio Watt

A real corrente que passará por dentro do resistor e pelos 5 leds em série com ele será Iled = 17/1000 = 17 miliAmperes.

Para ajudar no cálculo, use essa calculadora aqui: http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator#series

Só não use a última das opções da mesma que é a colocação de leds diretamente em paralelo. Esqueça pois não é uma solução boa, não deve ser utilizada..

Simule esse cálculo que fiz acima lá, na segunda opção, led's em série e verás que o resultado deverá convergir..

Abraço...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá a todos.

Gostaria de deixar minha contribuição sobre LED's. Esses intrigantes geradores de luz.

Os LED's são concebidos para transformar a energia elétrica em luz, sua luz é puramente monocromática. Considerando que cada cor possui uma 'Energia' intrínseca conhecida pela equação "E=hc/Co". Será necessário polarizar a junção com pelo menos a Energia de sua cor.

A equação que combina Joule em eV (ElétronVolt) será E'=hc/(Co . 1,602e-19). Inclui uma constante para converter Joules em eV.

E= Energia (Joules)

E'=Energia (eV) (ElétronVolt)

h=Constante de Planck (6,626e-34 J.s)

c=Velocidade da Luz no vácuo (3,0e8 m/s)

Co=Comprimento de onda da luz (m) (λ Lambda)

A tabela simplificada mostra a relação entre côr e Co (Comprimento de onda, a cor do LED) e ao lado a frequência em TeraHertz:

Cores: . . . . . . . . . Co_nm (10^-9_m) f_THz (10^12_Hz)

InfraVermelho L . . . Co=30µm-1mm . . f=0,3-10

InfraVermelho M . . . Co=5µm-30µm . . f=10-60

InfraVermelho C . . . Co=780-5µm . . . f=60-384

Vermelho: . . . . . . . Co=622-780 . . . f=384-482

Laranja: . . . . . . . . . Co=597-622 . . . f=482-503

Amarelo: . . . . . . . . Co=577-597 . . . f=503-520

Verde: . . . . . . . . . . Co=492-577 . . . f=520-610

Azul: . . . . . . . . . . . Co=455-492 . . . f=610-659

Violeta: . . . . . . . .. . Co=390-455 . . .f=659-769

UltraVioleta Pro(A): . . Co=200-390 . . f=659-1500

UltraVioleta Dis(B): . . Co=10-200 . . . f=1,5_PHz-30_PHz

UltraVioleta Ext©: . . Co=1-100 . . . .f=30_PHz-300_PHz

Exemplo:

Ao medir a tensão de um LED verde em funcionamento , vejo que ela é de 2,46V. (para ter alguma precisão maior deve-se medir essa tensão com uma corrente bem baixa, mas suficiente. Entre 1 e 5 mA)

Para descobrir a sua cor basta usar a equação isolando-se o Co:

Co = h . c/(1,602e-19 . E)

Co = 6,626e-34 . 3e8/(2,46 . 1,602e-19)

Co = 504,4e-9_m = 504,4_nm

504,4 compreende-se dentro da faixa de cor verde pela tabela.

Neste ponto é interessante lembrar que uma vez criada a cor, ela manterá-se constante, não importando a cor do invólucro do LED. O máximo que poderá ocorrer é a anulação por absorção da cor ao utilizar um invólucro de outra cor! Os LEDs utilizam cores em seus invólucros para ajudar na sua identificação.

Mas uma cor poderá mudar ao atingir um material florescente por ex. É o caso de um tipo de LED de cor branca, na qual a luz ultravioleta ao atingir o material, irá emitir luz multicromatica, e portanto branca.

Ainda existem os chamados RGBs, que possuem 3 LEDs vermelho verde e azul, para combinar o branco.

Outra coisa referente a cor é que não importa a quantidade de corrente utilizada, ele sempre emitirá a mesma cor. Se ele não queimasse iria irradiar uma quantidade crescente de luz.

LED_CELO

Deve-se dar preferência em ligar LEDs em série quando se tem fontes de tensões maiores. O motivo para isso é que ao ligar um único LED a uma tensão maior, o resistor em série deverá irradiar uma potencia maior para fornecer a corrente adequada ao LED, e isso se somará ao usar um resistor para cada LED (no caso de utilizar muitos).

O numero teórico máximo de LEDs para uma determinada fonte será dependente da Potencia da fonte, e aproximado a:

N°Máx=PF/PL > Relação entre 'Potencia da fonte' e 'Potencia de um LED'

Portanto sua fonte de 26V 2A poderá suportar até: (Considerando 2A)

PF = 26V x 2A = 52W

PL = 2,5V x 0.02A = 50mW - Verdes

N°Máx=52W/0.05W = 1040 - em torno de 1000 LEDs

100 séries de 10 LEDs.

10 LEDs como aproximação max. de 26Volts, e 100 series como sendo o limiar de corrente da fonte.

A 101° teoricamente causaria sobrecarga na fonte.

Não seria interessante "desperdiçar" a energia da fonte em resistores!

Um ex simples de ver isso:

Fonte com 5_Volts e corrente de sobra.

Ligar 2 LEDs Laranja nessa fonte em paralelo (VL = 2_Volts).

Ligar 2 LEDs Laranja nessa fonte em série (VL = 2_Volts).

Considerando que a equação para encontrar o Resistor será:

R=Vf-VL/IL >> tensão da fonte - tensão do LED / Corrente do LED*

Potência dissipada pelo Resistor:

PR=VR x I

tensão no Resistor:

VR=Vf-VL

A potencia do resistor será:

PR= (Vf-VL) x I

Vamos lá...

Primeiro 2 LEDs em paralelo (2 circuitos):

R= 5 - 2 / 0.02 = 150 Ohms

PR= (5 - 2) x 0.02 = 60_mW

PTotal= 60 x 2 = 120_mW (2 Resistores) Potencia Desperdiçada!

Agora usando 2 LEDs em série. ( 1 circuito):

R= 5 - 2 - 2 / 0.02 = 50 Ohms

PR= (5 - 2 - 2) x 0.02 = 20_mW

PTotal= 20_mW

Observe que o circuito em paralelo (com 2 Resistores a 60_mW) consome mais que o circuito em série (com 1 Resistor a 20_mW) para produzir a mesma quantidade de luz.

A diferença nesse caso foi grande devido a baixa tensão de 5V da fonte.

Portanto ligar um LED direto a 220V, por ex, gerará uma potência de 2 a 4_W !!! O que não é pouco. É o caso dos LEDs das Réguas que usamos em casa. (coloca a mão no resistor deles pra ver. hehehe)

Não se preocupe com os LEDs dos aparelhos de TV e CIA, pois eles são alimentados com baixas tensões, geralmente 12 6 5 ou menos Volts.

Podendo-se transformar tensões, ótimo. Tipo 220V em 18 ou menos.

Os LEDs trabalham bem Corrente Alternada tb, porém terá uma eficiencia reduzida em aprox. Pot Eq=PLrms/2 em CA e PEq=PLrms em CC não filtrada.

* Uma dica é comprar sempre LEDs de forte brilho e usar uma pequena corrente (5 a 15_mA) para seu proposito. Correntes até 15_mA gastam menos energia nos circuitos e fazem durar mais os LEds. Alguns Fabricantes de break light usam o limite dos LEDs, acima de 20mA, e consequentemente alguns vão se queimando com o tempo.

Ótimas as dicas do "Faller", principalmente a questão do diodo adicional em série a um LED, que possui uma baixa tensão reversa. (Apenas sugeria o uso de um diodo retif. (tipo 1N4007) em vez de outro LED).

2 LEDs gerariam uma barreira de potencial máx em suas junções de ~20 Volts, pondo em risco sua sobrevida. Eu mesmo já comprei 1 dimmer, e seu LED durou apenas alguns dias, ao abrir, ele estava sozinho com seu companheiro de 100kOhm hehehehe. O 1N4007 possui 1000_V de Vrrm protegendo bem de surtos e picos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimas as dicas do "Faller", principalmente a questão do diodo adicional em série a um LED, que possui uma baixa tensão reversa. (Apenas sugeria o uso de um diodo retif. (tipo 1N4007) em vez de outro LED).

2 LEDs gerariam uma barreira de potencial máx em suas junções de ~20 Volts, pondo em risco sua sobrevida. Eu mesmo já comprei 1 dimmer, e seu LED durou apenas alguns dias, ao abrir, ele estava sozinho com seu companheiro de 100kOhm hehehehe. O 1N4007 possui 1000_V de Vrrm protegendo bem de surtos e picos.

Acho que você não entendeu amigo. Estava falando de AC, naturalmente, e sugeri colocar outro led em contrafase, em paralelo com o led direto. Desse modo a maior tensão reversa de um deles será igual e nunca maior que a tensão de condução do seu led em contrafase.

Vai de novo a dica ai:

Última Dica: Um led em contrafase com o outro que é para que um deles proteja o outro da tensão reversa (agora estamos em AC) Leds tem uma tensão direta da ordem de alguns volts (de 1,8 a 3,5 Volts, conforme a cor, o brilho, a potência etc.) porém de tensão reversa costuma não aguentar mais do que uns 6 a 10 volts, quando se deterioraria.. Tendo um led de costas para o outro, a tensão no conjunto jamais subirá acima de 3,5 volts por exemplo se forem de alto brilho..

Para confecção de array de leds para AC isso é muito comum... Veja ai: http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu amigo. Estava falando de AC, naturalmente, e sugeri colocar outro led em contrafase, em paralelo com o led direto. Desse modo a maior tensão reversa de um deles será igual e nunca maior que a tensão de condução do seu led em contrafase.

Abraço...

Claro "Falle", descuido e falta de atenção minha. Eu sempre utilizei um diodo retificador em "série".... sendo a alternativa "paralela" até melhor!

Abraços... e estamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...
Colega LED_CELO.

Led's, ao contrário de lâmpadas, não foram feitos para você colocar uma tensão sobre os mesmos, controlar essa tensão, mas sim para você controlar, monitorar, dimensionar a corrente através dos mesmos.

Desse modo um mesmo tipo de Led pode acender com brilho idêntico se ligado em 5 Volts, em 12 Volts ou em, sei lá, 80 Volts... Basta que você calcule o resistor correto a colocar em série com o mesmo. Desse modo a primeira dica é: Você não deve aplicar uma tensão determinada ao led, mas sim uma corrente..

Fosse a tensão característica de seu led de 2 Volts, supondo, e sendo ele um led comum, com corrente típica de 20 miliAmperes.

Para ligá-lo em 5 Volts CC se deve colocar um resistor em série de seguinte valor. Rsérie = (5-2)/0,020 = 150 ohms

Para ligá-lo em 12 volts CC: Rsérie = (12-2)/0,020 = 500 ohms

Para ligá-lo em 80 Volts CC: Rsérie = (80-2)/0,020 = 3.900 ohms.

E se quiséssemos ligar, em 80 Volts CC digamos uns 10 leds, todos eles do mesmo tipo, modelo, cor, como faríamos???

Uma solução seria colocar todos os 10 Led's em série. O somatório das tensões características de cada led daria: 10 x 2 Volts = 20 Volts.

O resistor (único) a ligar em série com os 10 Leds seria: Rsérie = (80-20)/0,02 = 3.250 ohms.

Uma dica agora: Quando você coloca muitos leds em série você tende a fazer aquilo que fazemos com as lâmpadas de um pinheirinho de natal, todas em série, e ligadas na tomada. Tudo bem enquanto estiverem acesas essas lâmpadas. No entanto quando uma delas queimar, todo o conjunto se apaga e você leva um baile até descobrir qual das lâmpadas queimou para poder trocá-la. Com os leds é a mesma coisa. Se tiveres uma série muito grande de leds poderás enfrentar esse problema dai, mesmo que o led tenha vida muito longa, centenas de vezes maior que a da lâmpada. Muitas vezes o led, mecanicamente apresenta problemas que o impedem de funcionar, muitas vezes a qualidade do led de mercado não é boa e ele já vem danificado, aberto.. Desse modo evite usar séries longas como até comentaste, de 80 leds... Faça séries menores, digamos de 5 a 10 leds no máximo e, para multiplicá-los em número, paralele tantas quantas dessas séries quiseres... 5.000 Leds, seriam 500 conjuntos de 10 leds portanto, para cada conjunto um limitador de corrente, ou seja o resistor..

Outra dica: Evite, em um ambiente aberto, onde o ser humano poderá de um modo ou outro vir a ter contato com o fio do led, (um pinheirinho de natal por exemplo) ligar esses leds direto no AC (tomada) pois desse modo, um dos fios acabará sendo o fio fase e se alguém tocar o mesmo de pés descalços num piso frio poderá tomar um choque muito perigoso.. A colocação de um transformador, com primário e secundário, (não autotransformador) resolverá totalmente o problema, pis isolará galvanicamente primário e secundário.

Outra dica: Quando se quer acender lâmpadas, muitas diferentes, de diferentes tensões, 110, 220, 12 Volts, é bastante lógico que você não as pode colocar todas em paralelo pois num paralelo a tensão desenvolvida sempre será a mesma. Se alimentar isso dai com 110 volts as lâmpadas de 12 queimarão, as de 110 brilharão a pleno e as de 220 ficarão mal e mal acesas...

Com led é a mesma coisa porém o raciocínio deve ser feito com a corrente e não com a tensão. Vejamos.. Podes colocar, agora em série, os leds, mesmo que eles tenham diferentes tensões, sejam de diferentes cores, só não podem ser de diferentes correntes típicas para acender, pois numa associação em série a corrente sempre será a mesma, do início ao fim, e a tensão será variável sobre cada led. Exemplo: Ligar 3 leds, um vermelho de 1,8 Volts outro amarelo de 2,2 Volts e um verde de 2,7 Volts todos eles juntos, em 12 Volts com 20 mili Amperes de corrente.

Ao somar os leds teremos Vled total = 1,8 + 2,2 + 2,7 = 6,7 Volts

Rsérie será = (12 - 6,7)/0,020 = 265 Ohms. Todos acenderão com seus brilhos típicos cada um com sua cor e sobre cada led se estabelecerá sua tensão característica.

Outra dica: Não se deve ligar em série portanto leds de diferentes potências ou diferentes correntes, pois se comportarão como as lâmpadas diferentes em paralelo, uns leds poderão queimar, outros brilharão legal e outros de modo muito fraco. Portanto numa série sempre a mesma corrente, ou mesma potência de led..

Outra dica: Para ligar um led em uma tensão mesmo que um pouco instável, reserve uma zona de conforto para limitação da corrente com o resistor. Por exemplo. Se quisermos ligar um led de 2 Volts @ 20mA em uma fonte de tensão cuja variação prevista for de +-20%, sendo que você pode escolher a tensão dessa fonte, faça de tal modo que essa variação de tensão não afete muito a variação da corrente. Veja um exemplo:

1º) caso: escolhemos para tensão da fonte 5 Volts (variação possível = 5 -20% = 4Volts e 5+20% = 6 Volts) Resistor série = (5-2)/0,020 = 150 ohms.

A corrente quando a tensão estiver baixa será: Iled =(4-2)/150 = 13,3 mA

A corrente quando a tensão estiver alta será: Iled = (6-2)/150 = 26,7 mA

A corrente variou entre 26,7/20 = 33,5% a maior e 13,3/20= 33,5% a menor, efeito de uma variação de tensão de +-20% apenas..

Veja agora como minorar esse efeito da variação da corrente (refletirá diretamente na variação de brilho)

2º) caso: escolhemos para tensão da fonte 12 Volts (variação possível = 12 - 20% = 9,6 Volts e 12 + 20% = 14,4 Volts) Resistor série = (12-2)/0,020 = 500 ohms

A corrente quando a tensão estiver baixa será: Iled =(9,6-2)/500 = 15,2 mA

A corrente quando a tensão estiver alta será: Iled = (14,4-2)/500 = 24,8 mA

A corrente variou entre 24,8/20 = 24% a maior e 15,2/20= 24% a menor, efeito de uma variação de tensão de +-20% apenas..

Vejam que no segundo exemplo a variação da corrente e consequentemente do brilho dos leds com a variação da tensão de alimentação foi proporcionalmente bem menor. Caiu essa variação de 33,5% para 24%, com uma variação de 20% na alimentação.

Portanto Dica: deixe uma boa tensão sobre o resistor para melhor estabilidade da corrente nos leds..

Alternativas de alimentação: Se ao invés de resistores para limitar a corrente em um ou numa associação de leds você o fizer com uma fonte de corrente, o efeito e a segurança contra essas variações ficarão muito menores..

Fonte típica de corrente:

Limitadordecorrente.jpg

Aproveitei esse desenho para nosso exemplo. No caso ai se trata de uma fonte de corrente para carregar bateria. Em nosso caso a usaremos como exemplo para alimentar um ou mais leds, trocando o valor de dois resistores, e trocando o transistor que não necessitará ser de potência tão alta como esse dai.. O(s) led(s) serão colocados ali aonde se vê, no diagrama, a bateria.

Funcionamento:

Para entender dividamos em partes:

Função de R1 e dos dois diodos (D2): Ao passar corrente pelos dois diodos via resistor R1, ficará estabelecida uma queda de tensão sobre esses diodos da ordem de 2 x 0,6 Volts, que é a tensão característica de um diodo em condução.. 1,2 Volts abaixo da tensão VCC portanto se terá na junção do diodo com o resistor R1 (na base do transistor portanto)

Função do transistor. Se em sua base esse transistor tiver uma tensão de 1,2 Volts abaixo do valor de VCC (tensão maior da alimentação), em sua junção emissor-base se terá uma queda de 0,6 Volts (típica desse tipo de junção), restando uma tensão também de 0,6 Volts sobre o resistor R2. Veja que os diodos D2 somados estão em paralelo com o conjunto junção emissor-base e Vresistor R2.

Ora, um resistor (resistência constante) e sobre ele um valor de queda de tensão constante nos dará uma corrente constante definida por Icte = Vres / Valor resistor

Desse modo, para nosso caso o valor do resistor R2 deverá ser = 0,6/0,020 = 30 Ohms, que garantirá a limitação de corrente em 0,020 A ou 20 mA no conjunto.

Desse modo entre o coletor do transistor e o terra se poderá colocar um ou mais leds em série que sempre por essa associação passarão 20 mili Amperes.

Imagine que o transformador de entrada tenha se secundário com um pico de tensão de digamos 16 Volts. Seu emissor estará em 16,4 Volts e seu coletor não deverá ter mais do que uns 13 Volts para garantir a linearidade da fonte de corrente. Pode se ligar desde um led até qualquer combinação de leds, em série, cuja soma de tenções características dos mesmos não exceda esses 13 Volts... (6 leds de 2 volts por exemplo) que a fonte de corrente agora não deixará passar mais do que 20 mili Amperes pelos leds.

O resistor R1 poderá assumir um valor menor pois a corrente de saída de 20 mA é bem menor que aquela do carregador de baterias original..

Poderá assumir um valor 10 vezes maior, digamos 680 ohms. O transistor poderá ser um TIP 32 ou equivalente PNP..

Isso ai acima deveria ser uma explicação besta e acabou virando uma aula co um monte de dicas. Espero não ter enchido o saco do amigo ai..

Na verdade ainda estaria pela metade essa série de dicas, mas vou parar por aqui...

Só mais uma dica: Para se ligar leds em tensão AC (fazer uma lâmpada AC com leds por exemplo) se pode ao invés de usar resistores como limitadores de corrente, se valer da reatância capacitiva apresentada pelos capacitores em AC ( a definição de reatância capacitiva é mais ou menos que ela é a resistência apresentada por um capacitor a passagem de corrente alternada e depende da tensão aplicada bem como da frequência dessa tensão AC)

Sua fórmula é: Reatância capacitiva = Xc = 1/ (2 x 3,1416 x f x C) onde:

f = frequência (no caso da rede elétrica = 60 Hz)

C = valor do capacitor em Farads

Xc é medido em ohms.

Ai se pode usar esse tipo de esquemático aqui:

http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

Última Dica: Um led em contrafase com o outro que é para que um deles proteja o outro da tensão reversa (agora estamos em AC) Leds tem uma tensão direta da ordem de alguns volts (de 1,8 a 3,5 Volts, conforme a cor, o brilho, a potência etc.) porém de tensão reversa costuma não aguentar mais do que uns 6 a 10 volts, quando se deterioraria.. Tendo um led de costas para o outro, a tensão no conjunto jamais subirá acima de 3,5 volts por exemplo se forem de alto brilho..

Se ficaram dúvidas pergunte..

Abraço..

Boa Tarde Amigo,

Vi que você manja bastante de eletronica e acho que você pode me ajudar.

Comprei umas lampadas da china de led porém ela vieram 220 volts e precisava modificar para 127 volts.

São 60 leds SMD 5050 Brancos ligados todos em serie.

Dentro da lampada tem uma placa de circuito com 2 capacitores de ceramica, 1 capacitor eletrolítico, 2 resistores e 1 Vidro Diminuto Retificadores De Ponte Passivated MB6M.

Sabe o que posso alterar para poder ligar essa lampada no 127 Volts?

Segue imagem da lampada.

DSC_0236.JPG

DSC_0237.JPG

DSC_0238.JPG

DSC_0239.JPG

DSC_0240.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ajudaria muito uma foto, igual as outras, mas com os dois capacitores cor de chocolate, levantados, para se ver pelo lado de cima as trilhas.

Seria interessante também o valor do capacitor eletrolítico, bem como de sua isolação.. Levante o mesmo (pretinho da ponta) que está escrito do outro lado..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Oi !

estava lendo o topico porque estou interessado em fazer uma "lampada" de leds e ligar na rede 127v

vi esse desenho:

http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

nessa configuração posso colocar quantos leds?(tava pensando em uns 100)

quero usar leds de alto brilho de 10mm, pode ser?

dai vou precisar de um capacitor e um diodo?

sem resistores?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi !

estava lendo o topico porque estou interessado em fazer uma "lampada" de leds e ligar na rede 127v

vi esse desenho:

http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

nessa configuração posso colocar quantos leds?(tava pensando em uns 100)

quero usar leds de alto brilho de 10mm, pode ser?

dai vou precisar de um capacitor e um diodo?

sem resistores?

valeu!

Usando aquele último esquemático veja que consegues colocar 24 leds..

Se quiseres colocar 100, faça 4 daqueles circuitos. Ai vai dar com com certeza..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando aquele último esquemático veja que consegues colocar 24 leds..

Se quiseres colocar 100, faça 4 daqueles circuitos. Ai vai dar com com certeza..

posso usar esse led: http://www.soldafria.com.br/led-10mm-transparente-acende-branco-18000-mcd-alto-brilho-p-3625.html

com esse capacitor: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-470nf-x-250v-474470k047uf-p-459.html

com esse resistor: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5667_4689_Resistor-Filme-Metalico-PR01-1W

??

desculpa minha ignorância :D

acabei de passar em CEL-I

quero ver na pratica, mas sem explodir nada haha

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fiz este circuito que baixei da net, montei mas não funcionou, ele é para acionar 23 Led brancos, mas não o faz, verifiquei tudo novamente e nada, ele trabalha em paralelo com uma bateria, que no caso de uma falta de energia eu possa fazer uso normalmente

não sei mais o que fazer, alguém poderia me ajudar? hehehe sou RadioAmador e faço isto por hobby mesmo. hehehehe

CIMG1126.jpg

CIMG1133.jpg

CIMG1134.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

bom dia (11/08/2015). comprei algumas lampadas de led. a tensão veio 220v. minha casa é toda 127v. gostaria de saber se ligar elas meu consumo será maior que se as lampadas fossem ligdas na rede127v!

 elas estão ligadas na rede. estou usando.

outra pergunta, para eu ter a luminosidade de uma lampada economica de 127v quantos led deveria ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!