Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizar i5 750 2.66Ghz em 4.00ghz + Asus maximus III fórmula


Zangirolami

Posts recomendados

olá galera...

Recentemente migrei da plataforma 775 para 1156 e estou tendo alguns problemas em estabilidade, e devido a isso tenho deixado ele em stock.

Gostaria de uma ajudinha em alguns aspectos referêntes voltAgens e outros itens do bios.

Daqui a pouco posto fotos do bios prá facilitar as coisas...

Agradeço desde já pela atenção e ajuda de todos

Segue as imagens do Bios como prometido :

P260910_04.18_%5B01%5D.jpg

P260910_04.19.jpg

P260910_04.19_%5B01%5D.jpg

P260910_04.20.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Edvaldo...

Na verdade é mais ou menso isso que quero saber, sobre as voltagens padrãoprá não ultrapasssar muito o limite.

Tipo.. IMC VOLTAGE, PLL VOLTAGE e PCH VOLTAGE as memo em uso no momento sei que são 1.6v e também como setar o CPU VOLTAGE MODE...só tem duas opções VID e OFFSET prá que servem ambas e como funcionam e o spread spectrum deixo ENABLE, AUTO e DISABLE

O resto e vou descobrindo na intuição, e testando mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, acredito que voce deve fixar a latência e tensão padrão da tua RAM.

Ela pode estar limitando seu overclock por ser 1333, porém você pode trabalhar com ela em um clock inferior, o que poderia te dar espaço para reduzir um pouco os timings (latencia) dela.

Para estabilizar o teu sistema, vamos manter a RAM no timing original dela, nao deixa em Auto. Seta a tensão da tua RAM pro especificado de fábrica, se for 1.65, deixa em 1.65. As minhas trabalham em 1.6 e assim estão. Estou com o meu i5 760 estável em 3.8, já subi a 4 mas pro dia a dia não vejo vantagem, mas enfim.

Após setar sua RAM, vamos as outras voltagens. Antes de voce começar subir o teu Vcore, você tem que trabalhar o teu PLL e IMC.

IMC eu tive que elevar pra 1.2 pra conseguir estabilidade, abaixo disso deu erro. Pra você ter uma ideia, o meu Vcore esta abaixo de 1.2, portanto se dizem pra jogar o Vcore lá em cima, não é via de regra.

Faz o seguinte.

Teu PLL deixa fixo em 1.8

Sobe o teu IMC pra 1.2

Pode deixar teu Vcore em 1.3, apesar de que eu acho muito, mas dependendo do 750 você vai precisar, eu tive sorte no meu processador e ta com 1.19 vcore a 3.8

Deixa o teu PCH em 1.05 ou no 1.06 mesmo que já está.

Sobe teu BCLK pra 200 e multiplicador baixa pra 19x

Fique atento a tua RAM, deixe ela com 1200 MHz

Spread Spectrum deixa disabled.

Na ultima tela, das configurações que vem como padrão (default), eu só disabilitaria as seguintes funções. (parece que mais foram desabilitadas, da uma conferida)

C1E

Speedstep

C State

Dps que voce conseguir estabilidade no sistema, você pode religar o C1E e C State se quiser. Estou usando eles e está uma beleza, ele diminui o clock e temperatura em idle, pra não ter que ficar com o processador fixo em 3.8.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edvaldo J. Frederico, como é que tu cita que o rapaz deve configurar o vcore a 1.35V sem ao menos saber qual clock ele pretende alcançar? :huh: E outra, mesmo que soubesse, cada CPU, mesmo sendo do mesmo modelo, se comportam de formas diferentes quando o assunto é overvolt/undervolt. Se a sua CPU atingiu estabilidade a 1.35V em um determinado clock, a dele pode não ter tanta "sorte"...

vfmjr, você realmente teve sorte do seu 760 estabilizar a 3,8GHz com 1.19V no vcore. Meu 750 chega no mesmo patamar com 1.246V, mas não necessitei alterar a tensão do IMC e nem qualquer outro tipo de tensão. Também não é necessário atingir 3,8GHz com o BCLK a 200MHz; você pode atingi-lo outras 2 combinações: BCLK a 190MHz e multi em 20x ou BCLK a 181MHz e multi a 21x. O problema destas combinações é que elas não geram clocks "legais" para as memórias, então se a memória dele não for capaz de trabalhar acima de 1333MHz, mesmo que seja por conta de 100-150MHz a mais nem que tenha que relaxar as latências, ou ele utiliza o menor multiplicador para as memórias (6x) que vai gerar 1140MHz e 1086MHz, respectivamente, ou ele vai ter problemas...

Para as memórias, não se faz necessário ajustar os timings de AUTO para um valor específico caso as memórias se mantiverem em sua frequência padrão de trabalho. Os ajustes automáticos desta placa são bem precisos, portanto não há necessidade de setá-los manualmente, a não ser que a placa não os tenha configurado adequadamente (acontece geralmente com memórias de baixa latência ou quando se faz overclock nas memórias e a mobo não afrouxa as latências para permitir a subida do clock), mas que acredito não ser o caso. A tensão pode deixá-la no padrão de fábrica da memória, mas existem alguns modelos que conseguem trabalhar em undervolting tranquilamente. As minhas são um exemplo disso: conseguem trabalhar na sua frequência padrão (1600MHz) com 1.5V, em comparação com os 1.65V originais. Só mostrei isso para lembrar que toda regra tem sua exceção ^_^

Outra coisa que não recomendo é desligar os ajustes referentes ao gerenciamento de energia (Speed Step, C1E e C-STATE). Quando se fazia overclock em plataformas anteriores a esta, o pessoal desabilitava estas funções para não causar instabilidade no overclock, mas com o LGA 1156 isso não é necessário (depende do nivel de vcore usado e de quão agressivo é o overclock, mas na maioria dos casos podemos deixá-los ativados). Com eles ativados, você obtém 3 benefícios: ganho de performance quando o processador é demandado (devido ao overclock), redução do consumo de energia e redução da dissipação térmica quando a CPU se encontra ociosa. E só para esclarecer, quem faz o controle dinâmico da frequência de trabalho (pela mudança do multiplicador) e tensão do processador é o Speed Step e não o C1E ou C-STATE; o C1E realiza apenas o controle de tensão, mas em uma escala menor ao SS, enquanto que o C-STATE desliga partes ociosas do processador, incluindo núcleos inteiros quando possível, com o intuito de reduzir ainda mais o consumo/dissipação térmica.

Devemos citar também que, ao fazer overclock, o Turbo Boost deve ser DESATIVADO para evitar instabilidade no sistema. Existem casos que, dependendo do nível de clock utilizado no overclock (até 3.2GHz), o TB pode funcionar sem comprometer a instabilidade do sistema (que elevaria o clock para 3.8GHz quando fossem utilizados 1-2 núcleos e para 3,36GHz quando fossem utilizados 3-4 núcleos), mas para isso seria necessário conhecer o nível de vcore mínimo necessário para estabilizar 2 núcleos em 3,8GHz ou então manter o CPU Voltage com ajuste Offset em AUTO, onde a mobo faria o ajuste automático conforme a necessidade.

Em todo caso, não sabemos se é esta frequência que ele deseja atingir. Precisaríamos ter +- uma noção de quanto que ele pretende alcançar no clock para podermos ajudá-lo com ajustes nos parâmetros necessários. Entretanto, do meu ponto de vista, o perfil de overclock que oferece a melhor relação custo/benefício (com maior eficiência energética) é o de 3.2GHz com o Turbo Boost ativado, segundo este artigo do Tom's Hardware. Aqui eu desativei o TB justamente por conta do undervolt agressivo que realizei no meu 750. Prefiro assim, pois neste estado ele consome menos energia que se tivesse no seu estado original.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos e obrigado pelas ajudas...

_EagleMan_

cara entendi bem o que quis dizer e na verdade meu intuito é chegar em 4.0 estável e também conhecer as voltagens padrões acima citadas porque na mobo vem por defalt opções AUTO e minha duvida também é a respeito do CPU VOLTAGE MODE que tem duas opções VID e OFFset, tipo como trabalha essa função do bios e prá que serve.

Coloquei meio que intuitivamente meu CPU em 3.8 como segue na imagem a seguir:

Sem%20t%C3%ADtulo7.png

Também tirei umas fotos do bios com as configs atuais mas infelizmente não encontro meu cabo de dados, sendo assim somente mais tarde estarei postando as mesmas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos e obrigado pelas ajudas...

_EagleMan_

cara entendi bem o que quis dizer e na verdade meu intuito é chegar em 4.0 estável e também conhecer as voltagens padrões acima citadas porque na mobo vem por defalt opções AUTO e minha duvida também é a respeito do CPU VOLTAGE MODE que tem duas opções VID e OFFset, tipo como trabalha essa função do bios e prá que serve.

Coloquei meio que intuitivamente meu CPU em 3.8 como segue na imagem a seguir:

Sem%20t%C3%ADtulo7.png

Também tirei umas fotos do bios com as configs atuais mas infelizmente não encontro meu cabo de dados, sendo assim somente mais tarde estarei postando as mesmas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_EagleMan_

Valeu pelas correções. Devo salientar que minha placa Asus P7P55D-E desabilita por default o Turbo e o SpeedStep assim que o BCLK passe de 149, não sendo possivel utilizar.

Como citei no meu POST, na fase experimental do OC eu não ativei C1E e C States, mas agora estou usando sem problemas.

Eu também encorajo nosso amigo Zangirolami a habilitar estas funções, somente não habilitaria o Turbo, pois em testes que fiz, o processador quando exigido deixava os cores abaixo dos 3.8, indo para ~3.4 GHz, e sem o turbo ele trabalha com os 4 cores a 3.8 GHz.

O C1E e C States já controla bem o clock e multiplier. A tensão do vcore abaixa bem pouco por ter sido setada em um valor fixo e o tal do Offset que vocês tem ai é um pouco diferente da minha, mas a minha varia algo em torno de 0.05 entre baixa utilização e aumenta ~ este mesmo valor em full (rodando o LinX por ex).

Eu acredito que com os valores de tensão que nosso amigo setou, ele pode tentar elevar o multiplier pra atingir os 4 GHz, porém é como o EagleMan disse, a eficiência energética não compensa o ganho em performance.

Eu particularment estou feliz com o meu estável em 3.8 GHz e voltagens um tanto baixas. Ele baixa o multiplicador e clock quando não usado, temperaturas dos cores estáveis em idle a ~31 C e em full no LinX não passa de 61 C.

Fazendo os teste de estabilidade conforme o EagleMan passou, você estará tranquilo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_EagleMan_

Valeu pelas correções. Devo salientar que minha placa Asus P7P55D-E desabilita por default o Turbo e o SpeedStep assim que o BCLK passe de 149, não sendo possivel utilizar.

Como citei no meu POST, na fase experimental do OC eu não ativei C1E e C States, mas agora estou usando sem problemas.

Eu também encorajo nosso amigo Zangirolami a habilitar estas funções, somente não habilitaria o Turbo, pois em testes que fiz, o processador quando exigido deixava os cores abaixo dos 3.8, indo para ~3.4 GHz, e sem o turbo ele trabalha com os 4 cores a 3.8 GHz.

O C1E e C States já controla bem o clock e multiplier. A tensão do vcore abaixa bem pouco por ter sido setada em um valor fixo e o tal do Offset que vocês tem ai é um pouco diferente da minha, mas a minha varia algo em torno de 0.05 entre baixa utilização e aumenta ~ este mesmo valor em full (rodando o LinX por ex).

Eu acredito que com os valores de tensão que nosso amigo setou, ele pode tentar elevar o multiplier pra atingir os 4 GHz, porém é como o EagleMan disse, a eficiência energética não compensa o ganho em performance.

Eu particularment estou feliz com o meu estável em 3.8 GHz e voltagens um tanto baixas. Ele baixa o multiplicador e clock quando não usado, temperaturas dos cores estáveis em idle a ~31 C e em full no LinX não passa de 61 C.

Fazendo os teste de estabilidade conforme o EagleMan passou, você estará tranquilo.

Abs

vfmjr, quando o valor do BCLK chega a 150MHz, o Turbo Boost é desativado por padrão (provavelmente por medida de segurança da placa), mas não o Speed Step. Tanto ele quanto as demais tecnologias de gerenciamento de energia vem ativadas por padrão e só serão desativadas por intervenção do próprio usuário. Voltando ao Turbo Boost, mesmo que a placa desabilite a função, você pode reativá-la, desde que o CPU Ratio esteja configurado para AUTO. Quando você configura o CPU Ratio para um valor diferente de AUTO, o Turbo Boost é desativado automaticamente.

Independente de ser fase experimental ou não, você pode deixar todas as opções do gerenciamento de energia ativado, pois ele não vai interferir negativamente na estabilidade do over desde que você não esteja praticando undervolting, que não foi o caso.

É fato que o overclock manual vai trazer mais ganhos de performance que o Turbo Boost, uma vez que o clock setado de forma manual vale para todos os núcleos e o clock atingido quando o TB está ativado varia conforme a demanda por processamento, ou seja, quanto menor a quantidade de núcleos utilizados por um determinado programa maior será o clock final atingido; isto implica dizer que apenas aplicações que utilizam no máximo 2 núcleos terão mais vantagem com o uso do TB. Entretanto, o nível de eficiência energética é muito maior quando se faz overclock a 3,2GHz com os 4 núcleos e se ativa o TB (1-2 núcleos atingindo 3,84GHz e 3,36GHz atingidos com o uso de 3-4 núcleos) do que simplesmente setar de cara 3,8GHz para todos os núcleos; é fato que a performance nesta segunda opção será superior, mas o consumo de energia também o será, comparado com a primeira opção. Tudo que relatei aqui pode ser observado no artigo que postei anteriormente; ele está em inglês, de fato, mas os gráficos são de fácil compreensão.

Volto a repetir: o C1E e o C-STATE NÃO CONTROLAM o multiplicador e, consequemente, o clock de trabalho da CPU. Quem faz isso é o Speed Step que, além de controlar o clock, também gerencia a redução do vcore, mas desde que o mesmo não tenha sido setado manualmente na BIOS. Então, se você está tendo redução da frequência de trabalho quando o processador está ocioso, é porque o Speed Step (também conhecido como EIST) está devidamente ativado tanto na BIOS quanto no Sistema Operacional.

Quanto ao Offset da sua mobo, qual seria a real diferença? Você só possui ajustes fixos e limitados em quantidade?

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EagleMan, faltou eu adicionar, minha BIOS além de desabilitar o Turbo, desabilita o SpeedStep também quando passa de 150 o BCLK, mesmo tentando setar Enable manualmente no menu de voltagens ou mesmo no menu avançado do processador, ele não grava a alteração, ele volta automaticamente pra disabled. No caso do Turbo, ela esconde a função, nem mostra que existe o Turbo.

Já tentei setar o ratio (multiplier) pra Auto e nisso aparece sim a função turbo, mas como você citou, limita a velocidade quando usados mais de 2 cores.

Engraçado que eu tenho o SpeedStep em Disabled a com o C1E e C States ele está baixando o multiplier e clock, incluindo a pqna variação no vcore.

Preciso verificar o Offset da mobo pra te dizer. Só vou conseguir isso no final de semana.

Vou dar uma lida no artigo. Eu posso adiantar que li muito antes de seguir e efetuar o OC, mas já comprei o sistema pensando em fazer o OC, na época cogitei o i7 875K, mas achei que nao valia a diferença de valor. Se eu tivesse ficado mais 2 semanas na Inglaterra (onde comprei), daria pra ter pego um sistema com X58 e o i7 950 que caiu o preço pra mesma faixa do i7 860.

abs

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EagleMan, faltou eu adicionar, minha BIOS além de desabilitar o Turbo, desabilita o SpeedStep também quando passa de 150 o BCLK, mesmo tentando setar Enable manualmente no menu de voltagens ou mesmo no menu avançado do processador, ele não grava a alteração, ele volta automaticamente pra disabled. No caso do Turbo, ela esconde a função, nem mostra que existe o Turbo.

Já tentei setar o ratio (multiplier) pra Auto e nisso aparece sim a função turbo, mas como você citou, limita a velocidade quando usados mais de 2 cores.

Engraçado que eu tenho o SpeedStep em Disabled a com o C1E e C States ele está baixando o multiplier e clock, incluindo a pqna variação no vcore.

Preciso verificar o Offset da mobo pra te dizer. Só vou conseguir isso no final de semana.

Vou dar uma lida no artigo. Eu posso adiantar que li muito antes de seguir e efetuar o OC, mas já comprei o sistema pensando em fazer o OC, na época cogitei o i7 875K, mas achei que nao valia a diferença de valor. Se eu tivesse ficado mais 2 semanas na Inglaterra (onde comprei), daria pra ter pego um sistema com X58 e o i7 950 que caiu o preço pra mesma faixa do i7 860.

abs

abs

vfmjr, sua placa é da mesma família da minha e possui uma BIOS muito parecida. Ela é voltada para outro mercado, mas o funcionamento é o mesmo. Quando seto o BCLK de 150 para cima, o Turbo é automaticamente desativado e sua função é ocultada realmente, mas com o Speed Step isso não ocorre. Faz tempo que não mexo na BIOS da minha placa e o manual tosco dela não fala nada à respeito, mas mesmo que a BIOS por algum motivo a desative, você pode reativá-la, independente do CPU Ratio estar setado em um valor fixo ou em AUTO. Digo isso pois foi exatamente o que fiz aqui, como você pode ver nas fotos abaixo:

Core i5 750 Full Load:

cpuzcorei532ghz104v.jpg

Core i5 750 Idle Mode:

corei5750idlemode.png

Core i5 750 Extreme Idle Mode (quando uso o EPU-6 Max Power Saving):

epu6comsistemasdeenergi.png

Realizei overclock e undervolting agressivo no meu 750 e ainda mantive as opções de gerenciamento de energia ativadas, como você pode constar nas fotos. A única que ficou de fora foi o C-STATE que, por algum motivo desconhecido, deixa o PC instável com esse nível de clock :(

Com relação ao Turbo Boost, ele não limita a velocidade... Você fez overclock do mesmo jeito (por exemplo, elevou o clock dos 4 núcleos de 2,66GHz para 3,2GHz), só que com o Turbo ativado você ganha aquele "bônus" adicional sem, no entanto, elevar o TDP do mesmo para além de 95W. O Turbo funciona na base do sacrifício/troca: ele sacrifica os núcleos que não serão usados pelo programa, desligando-os (daí a importância de manter o C-STATE/Speed Step ativados, pois o Turbo só funciona adequadamente com eles), e utiliza a energia deles para incrementar o clock dos núcleos que permanecerão ativados para realização da tarefa proposta. O que acontece é que num overclock muito agressivo, o Turbo deixa o sistema instável, mas ao desativá-lo você não perde nada, pelo contrário, deixa de ganhar...

Retratando agora a questão do C1E, eu lembro que quando fiz overclock aqui e desativei apenas o Speed Step para tirar o dump do CPU-Z, o clock em momento algum foi alterado, apenas o vcore. Porém, ao ler o terceiro post deste link, nota-se que o SS é uma versão incrementada do C1E, ou seja, o C1E também controla o clock da CPU, mas não da forma como o EIST faz. O EIST possui vários estágios de alteração dentro da faixa de multiplicadores disponíveis, enquanto o C1E trabalha com apenas 2, clock máximo e mínimo ao utilizar o multi máximo e mínimo permitido para aquela CPU em particular. Talvez isto explique o porquê do clock está se alterando quando a CPU se encontra em idle, mas farei posteriormente os testes na minha máquina, postando os resultados depois.

Quanto ao i7 875K, dificilmente ele teria um custo/benefício melhor que o 750/760. O multiplicador destravado dele realmente facilita a prática do overclock, principalmente para quem tem memórias rápidas, tipo DDR3-2000 (o multi delas também é destravado segundo informações). Só o fato de você não ficar limitado ao BCLK para realizar overclock já facilita bastante, mas com certeza haveria uma certa perda de desempenho comparando o over pelo multi e utilizando o BCLK, já que o clock base altera o clock de todos os componentes do sistema, não só da memória ou da CPU. Você também fez bem em ter adquirido a plataforma LGA 1156 ao invés da LGA 1366. Além de ser uma plataforma muito cara, voltada para entusiastas cheios da grana, os benefícios trazidos pela LGA 1366 são, digamos, insignificantes (os testes estão aí para confirmar o que digo). Triple Channel não traz ganho nenhum de performance nos jogos e um Crossfire/SLI na configuração 8x/8x não possui grandes perdas de performance se comparado com a configuração 16x/16x. As reais vantagens de se usar um PC da plataforma LGA 1366 seriam a possibilidade de usar uma CPU hexacore (mas impraticável devido ao alto custo de aquisição) e de utilizar 3 ou mais placas de vídeo sem perda de performance considerável, devido à quantidade de linhas presentes no X58. No mais, você pagaria mais caro por algo que, comparado com seu PC atual com overclock, não traria diferenças significativas no desempenho, apenas aumentaria o consumo e a dissipação térmica devido ao TDP da plataforma ser maior (130W). E outra: ambas as plataformas vão sucumbir ano que vem com o nascimento do Sandy Bridge, então o melhor foi ter adquirido a plataforma mais econômica, mas que nem por isso deixa a desejar em relação ao LGA 1366 ^_^

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu pesquisei bastante, inclusive o lance do triple channel e vi que a diferença era infima e optei pela plataforma 1156, eu venho de um Atlhon X2 4800 com uma Abit Fatality AN8 socket 939, que gerava e ainda gera um incrivel bottleneck na minha HD 4850 de 1 GB, mas enfim.

Sobre o SpeedStep ou EIST eu conseguia habilitar ele manualmente na bios, mas depois do ultimo update de BIOS que fiz (antes de iniciar o OC e que eu já havia brincado um pouco na BIOS pois estive usando o XMP profile pra minha RAM), não consigo deixar o EIST ativo, mudo pra Enable, gravo a BIOS, saio e volto pra BIOS após o boot e está lá, Disabled.

O pessoal ta reclamando disso neste post do forum da Asus

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?SLanguage=en-us&id=20100902193713817&board_id=1&model=P7P55D-E&page=1&count=24

O que percebi também é que em idle ou power saving mode, meu vcore baixa no maximo uns 0.05 volts.

No final de semana eu faço umas fotinhos da BIOS e como está se comportando. O clock como citei, baixa bem, e o multiplicador também varia em idle.

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ! _EagleMan_ e vfmjr

Mais uma vez agradeço pleas dicas, quando postei o print já havia setado os valores no bios e não tinha visto as respostas então desativei os sistemas de gerenciamento de energia e também já havia efetuado os testes com o linX não passou de 29s.

Cheguei agora do trampo e vou dar uma setada novamente no bios com as novas técnicas aqui adquiridas

Obrigado por enquanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAlera, desculpa incomodar no topico ..

_EagleMan_

vi que você manja muito neste quesito de ajustes,

REcentemente adquiri a mesma placa que o nosso amigo Zangirolami (Maximus III Formula) e um i5 760 + memorias DDR3 1600 OCZ Obisidian Series ..

A fonte é VX550W Corsair,

Não pretendo fazer over agora, ou só alguma coisa de leve p deixar o pc funcionando redondinho, pois estou com o cooler box ainda e o meu novo cooler chega amanhã. Sinto que o sistema não está 100% .. (como o meu antigo Phenom II x3 710)

Tem uma coisa que já está me deixando louco .. Rsss.. já pesquisei, pesquisei, abri topico e foi fechado (porque o anjoed disse que já tem varios assuntos :( ) sinceramente não achei nada a respeito.. é referente o tal do NB Frequency

Conforme a imagem abaixo, reparo que o NB frequency está abaixo do QPI Link ... e fiquei mais intrigado ainda quando vi que o do nosso amigo Zangirolami está exatamente igual .. e também quero .. rss :unsure:

Sera q da p fazer alguma coisa??

tem um oversinho basico p mim ?!?!

Cara.. se me ajudar nessa.. serei eternamente grato, pois desde que montei o pc to quebrando a cabeça..

PS: Minhas memorias em "Auto" é reconhecida como DDR3 1066, saco..

post-449272-13884957266373_thumb.jpg

post-449272-13884957266373_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei alguns teste seguindo as dicas do nosso amigo EagleMan deixando alguns itens de gerenciamento de energia ativado e juntei algumas receitas mais um pouco de conhecimento e deu nisso aí:

Antes do teste

antes.png

depois do teste realizado:

depois.png

Lembrando que dei uma apertada nas latências da minhas memórias também, que são CAS 9-9-9-54 para 8-8-8-50 e meu cooler TT Frio não está com os fans no máximo que são 2.500RPM se não me engano e os do gabinete também não e somente o 1° núcleo atingiu 70°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu pesquisei bastante, inclusive o lance do triple channel e vi que a diferença era infima e optei pela plataforma 1156, eu venho de um Atlhon X2 4800 com uma Abit Fatality AN8 socket 939, que gerava e ainda gera um incrivel bottleneck na minha HD 4850 de 1 GB, mas enfim.

Também saí da plataforma S939 para a LGA 1156, mas no meu caso, saí de um X2 3800+@2,5GHz + Asus A8N-SLI Premium + 2GB Patriot Low Latency DDR400@500. Senti um enorme boost na performance. Jogos que antes tinha certa dificuldade para rodar em 1280, agora todo o lag e travadinhas chatas haviam desaparecido. Em Full HD, elas ainda acontecem, mas ai já é culpa da guerreira 4770, que espero trocá-la em breve.

mnucci, esse ajuste do NB Frequency eu desconheço, pois na minha BIOS ele não existe. É provável que seja aqueles um daqueles ajustes finos que a série Maximus III possui. Do meu ponto de vista, o ideal é que toda frequência ajustável diferente da CPU/memória esteja em seu valor padrão ou o mais próximo possível dele. Quanto ao over em si, eu não o recomendaria se você ainda estivesse usando o cooler BOX, mas como você vai trocá-lo e suas memórias são de 1600MHz, você pode realizar os seguinte ajuste:

Ai Overclock: D.O.C.P ou X.M.P. (este último caso sua memória possua tal perfil)

Feito esta alteração, todos os demais parâmetros necessários como BCLK Frequency (de 133MHz para 160MHz), CPU Ratio (de AUTO para 20x) e DRAM Frequency (de AUTO para DDR3-1600) serão automaticamente alterados para se adaptar à exigência de rodar as memórias em 1600MHz (ajustando o CPU Ratio manualmente, o Turbo Boost será desativado e sua opção não mais estará disponível, mas esta é a intenção). Os ajustes de tensão (CPU Voltage, DRAM Voltage, IMC Voltage, PLL Voltage, PCH Voltage, etc.) provavelmente estarão no AUTO, o que é perfeitamente normal e aconselhável deixar neste estado quando se desconhece tais ajustes, mas não custa nada confirmar... Veja o DRAM Timings e observe se eles tão devidamente ajustados; caso contrário, altere aqueles valores que não batem com a especificação da sua memória (ex.: se lá no DRAM Timings estiver, de cima para baixo, 9-9-9-30 e as suas memórias são 9-8-9-24, faça a alteração dos itens correspondentes, sempre seguindo esta ordem de cima para baixo; o mesmo vale para o Command Rate, que provavelmente deve está ajustado para 2N, mas existem memórias que suportam 1N e talvez seja esse o seu caso). Verifique também o Xtreme Power Phase (acho que é este o nome) está ativado, juntamente com a opção Load-Line Calibration. Todas as demais opções que não foram citadas devem ser deixadas em AUTO, exceto as que contiverem a inscrição Spread Spectrum, que devem ser devidamente desativadas. Recomendo também a ativação de todos os ajustes referentes ao gerenciamento de energia (Menu Advanced, CPU Configuration), tais como Speed Step, C1E e C-STATE para economia de energia e menor dissipação de calor quando o processador estiver ocioso.

Ah sim, já ia me esquecendo: existe uma diferença entre o X.M.P e o D.O.C.P. O X.M.P., sigla de eXtreme Memory Profile é um perfil pré-configurado que vem armazenado no chip SPD da memória (o que armazena informações referentes à frequência de trabalho, latências, tensão) e é exclusivo de uso da plataforma Intel. Com ele, você pode ajustar facilmente todos os parâmetros que envolvem as memórias, incluindo tensão (DRAM Voltage) e latências (DRAM Timings) e todos os parâmetros existentes na BIOS para que as memórias trabalhem com a frequência estipulada no perfil X.M.P. serão realizados, como supracitei. Já o D.O.C.P. é uma funcionalidade da própria Asus que faz exatamente o mesmo que o X.M.P., mas ao contrário deste, o D.O.C.P. não altera a tensão e as latências da memória, devendo o usuário fazê-lo manualmente.

Em suma, este ajuste que você vai fazer implicará no overclock exatamente igual ao que fiz no meu i5, com a diferença de que não vai haver redução do vcore (undervolting).

Zangirolami, pelo visto você conseguiu chegar aos 4GHz com estabilidade :) Você chegou a setar o IMC Voltage de volta para 1.1V ou manteve-o em 1.2V? Como o BCLK está abaixo de 200MHz, talvez o over fique estável com o IMC de volta ao seu valor padrão, mas é provável que seja necessário elevar um pouco mais o vcore para estabilizá-lo.

A temperatura, apesar de alta, ainda está dentro dos limites impostos pela Intel. Esse cooler realmente fez um bom trabalho, pois o meu i5 a 3,8GHz já beirava os 76-78ºC. O meu TX3 é bom, tem um bom custo/benefício, mas não se pode pedir muito dele quando o assunto é overclock agressivo ^_^

Percebi também que a tensão está fixada em quase 1.29V, provavelmente devido aquele ajuste VID (na minha mobo aparece Fixed, ao invés de Manual) que você fez no CPU Voltage. Tente modificá-lo para Offset, configure o Offset Sign para "+" e vá dando os incrementos até chegar à tensão desejada, no caso, 1.288V. Se ele não mostrar a mudança da tensão on the fly (instantânea), vá fazendo a alteração aos poucos, salve e depois retorne para confirmar qual valor foi configurado.

Lembre-se também de manter o Load-Line Calibration ativado, pois esta função reduz o Vdrop que o vcore sofre quando o processador é exigido. Pelo que me recordo, o incremento quando o Load-Line está ativado passa de 0.00625V para 0.008V. Se você mantiver o ajuste em VID, o Speed Step ou o C1E não serão capazes de reduzir a tensão quando o processador estiver em idle, gerando gasto de energia e aquecimento desnecessários.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.... mas ai já é culpa da guerreira 4770, que espero trocá-la em breve.

mnucci, esse ajuste do NB Frequency eu desconheço, pois na minha BIOS ele não existe. É provável que seja aqueles um daqueles ajustes finos que a série Maximus III possui. Do meu ponto de vista, o ideal é que toda frequência ajustável diferente da CPU/memória esteja em seu valor padrão ou o mais próximo possível dele. Quanto ao over em si, eu não o recomendaria se você ainda estivesse usando o cooler BOX, mas como você vai trocá-lo e suas memórias são de 1600MHz, você pode realizar os seguinte ajuste:

Ai Overclock: D.O.C.P ou X.M.P. (este último caso sua memória possua tal perfil)

Feito esta alteração, todos os demais parâmetros necessários como BCLK Frequency (de 133MHz para 160MHz), CPU Ratio (de AUTO para 20x) e DRAM Frequency (de AUTO para DDR3-1600) serão automaticamente alterados para se adaptar à exigência de rodar as memórias em 1600MHz (ajustando o CPU Ratio manualmente, o Turbo Boost será desativado e sua opção não mais estará disponível, mas esta é a intenção). Os ajustes de tensão (CPU Voltage, DRAM Voltage, IMC Voltage, PLL Voltage, PCH Voltage, etc.) provavelmente estarão no AUTO, o que é perfeitamente normal e aconselhável deixar neste estado quando se desconhece tais ajustes, mas não custa nada confirmar... Veja o DRAM Timings e observe se eles tão devidamente ajustados; caso contrário, altere aqueles valores que não batem com a especificação da sua memória (ex.: se lá no DRAM Timings estiver, de cima para baixo, 9-9-9-30 e as suas memórias são 9-8-9-24, faça a alteração dos itens correspondentes, sempre seguindo esta ordem de cima para baixo; o mesmo vale para o Command Rate, que provavelmente deve está ajustado para 2N, mas existem memórias que suportam 1N e talvez seja esse o seu caso). Verifique também o Xtreme Power Phase (acho que é este o nome) está ativado, juntamente com a opção Load-Line Calibration. Todas as demais opções que não foram citadas devem ser deixadas em AUTO, exceto as que contiverem a inscrição Spread Spectrum, que devem ser devidamente desativadas. Recomendo também a ativação de todos os ajustes referentes ao gerenciamento de energia (Menu Advanced, CPU Configuration), tais como Speed Step, C1E e C-STATE para economia de energia e menor dissipação de calor quando o processador estiver ocioso.

Ah sim, já ia me esquecendo: existe uma diferença entre o X.M.P e o D.O.C.P. O X.M.P., sigla de eXtreme Memory Profile é um perfil pré-configurado que vem armazenado no chip SPD da memória (o que armazena informações referentes à frequência de trabalho, latências, tensão) e é exclusivo de uso da plataforma Intel. Com ele, você pode ajustar facilmente todos os parâmetros que envolvem as memórias, incluindo tensão (DRAM Voltage) e latências (DRAM Timings) e todos os parâmetros existentes na BIOS para que as memórias trabalhem com a frequência estipulada no perfil X.M.P. serão realizados, como supracitei. Já o D.O.C.P. é uma funcionalidade da própria Asus que faz exatamente o mesmo que o X.M.P., mas ao contrário deste, o D.O.C.P. não altera a tensão e as latências da memória, devendo o usuário fazê-lo manualmente.

Em suma, este ajuste que você vai fazer implicará no overclock exatamente igual ao que fiz no meu i5, com a diferença de que não vai haver redução do vcore (undervolting).

Poxa cara, valeu mesmo.

Hoje chega o meu novo cooler Zalman CNPS10X Performa e vou fazer os ajustes que indicou, com cuidado e muita cautela, pois nao manjo de over e vou seguindo a risca as dicas.

Realmente a HD4770 é guerreira, também tenho uma.. mas posso dizer que é muito boa.. vou troca-la, pois em full hd ela deixa a desejar , um pouco.

abraços, em breve tenho noticias..

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não está em 4.0 e sim 3.81, qto ao imc não recordo mas assim que chegar em casa eu posto as fotos do bios com as configs atuais.

Isto é, se eu conseguir comprar o cabo de dados hoej...hehehe

T + tarde

Ah tá. É que como não tinha nenhuma screen mostrando o multiplicador máximo (que aparece durante o teste de estresse), supus que você tinha configurado o multiplicador do 750 para 21x, o que geraria 4GHz com o respectivo BCLK a 190MHz ^_^

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mnucci, esse ajuste do NB Frequency eu desconheço, pois na minha BIOS ele não existe. É provável que seja aqueles um daqueles ajustes finos que a série Maximus III possui. Do meu ponto de vista, o ideal é que toda frequência ajustável diferente da CPU/memória esteja em seu valor padrão ou o mais próximo possível dele. Quanto ao over em si, eu não o recomendaria se você ainda estivesse usando o cooler BOX, mas como você vai trocá-lo e suas memórias são de 1600MHz, você pode realizar os seguinte ajuste:

Ai Overclock: D.O.C.P ou X.M.P. (este último caso sua memória possua tal perfil)

Feito esta alteração, todos os demais parâmetros necessários como BCLK Frequency (de 133MHz para 160MHz), CPU Ratio (de AUTO para 20x) e DRAM Frequency (de AUTO para DDR3-1600) serão automaticamente alterados para se adaptar à exigência de rodar as memórias em 1600MHz ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara, instalei o cooler novo ( o pc está gelado comparando com o cooler box (terrivel)) hehehe

Bem que eu tentei fazer o ajuste para o xMP, mas acho que as minhas memorias não possuem tal perfil, pois assim que habilito o XMP , logo abaixo apresenta em cinza que "extreme memory profile" está desabilitado, o BLCK fica travado em 133 e nao da p mexer em nda..

Tentei também como Ai Overclock em "Manual", mas também fica tudo travado.. (será que nao da p fazer over?) o BLCK não da p alterar (quando aperto "Enter" em cima não mostra nada" e o CPU Ratio também não deixa alterar.

As memorias eu consigo setar somente até 1333, mais que isso não tem opção..

E agora.. !?

Abçsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei acima, existem as duas opções, D.O.C.P. e X.M.P., e você vai escolher uma das duas dependendo da existência ou não do perfil X.M.P. nas suas memórias. Como ele não existe, o jeito é utilizar o D.O.C.P., que surte o mesmo efeito, só não altera tensão e latências das memórias como o X.M.P. faz.

Já na opção Manual, todos os ajustes estão liberados para alteração e ela é feita usando as teclas "+" e "-" do teclado numérico ou então digitando o próprio valor no campo e pressionando Enter. São poucos os ajustes que tem uma lista de opções que surge ao pressionarmos o Enter (o DRAM Frequency é uma delas).

Falouws :cool:

Poxa.. que iniciante que eu fui .. que vergonha :( rsss..

Entrei novamente na bios e pude reparar que da p alterar..

Não tem a opção D.O.C.P, somente XMP (onde parece que as memorias nao possui esse suporte) , AUTO e Manual.

Estou no horario de almoço,

Assim que eu chegar do trampo hj, vou pegar as suas instruções e fazer o processo.

Depois posto o resultado.

Muito obrigado.

Abraços

-------------------------------------------------------------

Como falei acima, existem as duas opções, D.O.C.P. e X.M.P., e você vai escolher uma das duas dependendo da existência ou não do perfil X.M.P. nas suas memórias. Como ele não existe, o jeito é utilizar o D.O.C.P., que surte o mesmo efeito, só não altera tensão e latências das memórias como o X.M.P. faz.

Já na opção Manual, todos os ajustes estão liberados para alteração e ela é feita usando as teclas "+" e "-" do teclado numérico ou então digitando o próprio valor no campo e pressionando Enter. São poucos os ajustes que tem uma lista de opções que surge ao pressionarmos o Enter (o DRAM Frequency é uma delas).

Falouws :cool:

Opa.. beleza _EagleMan_,?

Fiz as alterações, conforme telas abaixo..

Pra começar, é um bom resultado, levando em consideração que as memorias estão trabalhando em sua velocidade original (1600) e o pc está redondinho.

Reparei em um detalhe onde a tensão do CPU ficou fixa em 1.18V, o que deveria reduzir quando o mesmo estivesse ocioso. Tem como resolver?

Estranhei as temperaturas dos núcleos durante o full load, que no caso o núcleo 1 ficou em 58ºC, mesmo com o cooler novo , (porém a ventoinha não estava em full) .. é normal? , mesmo a 3.2Ghz ?

Bom, abaixo as imagens onde mostram as config, temperaturas e tensão.. me diz o que pode ser melhorado , desabilitado, habilitado.. principalmente p reduzir a tensão automaticamente do CPU

Valeu, Abraços

post-449272-13884957277775_thumb.jpg

post-449272-13884957278155_thumb.jpg

post-449272-13884957278418_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.. beleza _EagleMan_,?

Fiz as alterações, conforme telas abaixo..

Pra começar, é um bom resultado, levando em consideração que as memorias estão trabalhando em sua velocidade original (1600) e o pc está redondinho.

Reparei em um detalhe onde a tensão do CPU ficou fixa em 1.18V, o que deveria reduzir quando o mesmo estivesse ocioso. Tem como resolver?

Estranhei as temperaturas dos núcleos durante o full load, que no caso o núcleo 1 ficou em 58ºC, mesmo com o cooler novo , (porém a ventoinha não estava em full) .. é normal? , mesmo a 3.2Ghz ?

Bom, abaixo as imagens onde mostram as config, temperaturas e tensão.. me diz o que pode ser melhorado , desabilitado, habilitado.. principalmente p reduzir a tensão automaticamente do CPU

Valeu, abraços

Pelo visto o Speed Step está ativado tanto na BIOS quanto no Windows, já que há a redução do clock de trabalho, então é provável que o ajuste do CPU Voltage não esteja em Offset AUTO e sim em VID, que fixa um valor de tensão para o vcore.

Lógico que é normal atingir essa temperatura, ainda mais pelo fato do cooler não ter atingido seu desempenho máximo. O cooler é novo, é bom, mas não faz milagres. O meu mesmo mantém a temperatura do meu i5 em 56ºC no máximo (full load com o LinX), e isso porque estou com undervolt agressivo; se não tivesse, a temperatura com certeza passaria dos 60ºC. Ah sim, esqueça o programa de estresse do Everest, pois ele é pior até que o Prime95 para estressar o i5... Recomendei o uso do LinX aqui e isso vale para todos.

Quais imagens você está falando? Eu só consigo ver 3, 2 do CPU-Z e uma do teste de estresse do Everest. Ah sim, use algum serviço de armazenamento de fotos online (como o imageshack.us), pois o sistema do Fórum deixa muito a desejar no que diz respeito à qualidade/visualização das fotos...

Para reduzir a tensão de trabalho da CPU, você precisa reduzir gradativamente o valor setado para o vcore e, a cada atualização do valor, fazer o teste de estabilidade para garantir que a CPU está 100% rock solid. À princípio você pode usar a opção de tensão fixa (VID) para setar os valores manualmente e, após descobrir o valor ideal para seu i5 nesta frequência, basta usar o Offset, configurando-o para que ele reduza X incrementos e que desta forma se atinja o vcore máximo testado anteriormente quando a CPU estiver em full load.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto o Speed Step está ativado tanto na BIOS quanto no Windows, já que há a redução do clock de trabalho, então é provável que o ajuste do CPU Voltage não esteja em Offset AUTO e sim em VID, que fixa um valor de tensão para o vcore.

Lógico que é normal atingir essa temperatura, ainda mais pelo fato do cooler não ter atingido seu desempenho máximo. O cooler é novo, é bom, mas não faz milagres. O meu mesmo mantém a temperatura do meu i5 em 56ºC no máximo (full load com o LinX), e isso porque estou com undervolt agressivo; se não tivesse, a temperatura com certeza passaria dos 60ºC. Ah sim, esqueça o programa de estresse do Everest, pois ele é pior até que o Prime95 para estressar o i5... Recomendei o uso do LinX aqui e isso vale para todos.

Quais imagens você está falando? Eu só consigo ver 3, 2 do CPU-Z e uma do teste de estresse do Everest. Ah sim, use algum serviço de armazenamento de fotos online (como o imageshack.us), pois o sistema do Fórum deixa muito a desejar no que diz respeito à qualidade/visualização das fotos...

Para reduzir a tensão de trabalho da CPU, você precisa reduzir gradativamente o valor setado para o vcore e, a cada atualização do valor, fazer o teste de estabilidade para garantir que a CPU está 100% rock solid. À princípio você pode usar a opção de tensão fixa (VID) para setar os valores manualmente e, após descobrir o valor ideal para seu i5 nesta frequência, basta usar o Offset, configurando-o para que ele reduza X incrementos e que desta forma se atinja o vcore máximo testado anteriormente quando a CPU estiver em full load.

Falouws :cool:

Então _EagleMan_ ,

Sei que estou dando trabalho, fazer um over basico e deixar as memorias trabalhando em sua velocidade real já foi um grande feito p mim. O último over que fiz foi em um k6-500, onde passei o mesmo para 550, rss

Mas então, voltando... Li alguns tópicos e pude constatar que o Speed Step que faz este controle, do clock e também do vcore, quando está em full ele aumenta e quando está em idle ele diminui, isto vale tanto para a velocidade quanto para a tensão. Se eu estiver errado me corrija.

mexendo nas opções de over, o que apresenta é que ele perdeu a funcionalidade para o vcore, já que o clock continua sendo controlado de forma automática,

Segui o seu conselho e setei na bios da seguinte forma:

CPU Voltage Mode = Offset

CPU Voltage = Auto

O Pc não iniciou, tive que desligar na fonte e quando liguei apresentou a mensagem que o overclock falhou.

Pois bem, o VID fixa o valor, o meu atualmente consta em 1.18V.

Se no caso eu quiser utilizar a opção de controlar o vcore automaticamente, só será possível com o OFFSet e setar manualmente a tensão mínima e máxima?

Em caso positivo, como configurar?

Ex: Se eu setar 1.2v no CPU Voltage com a opção OFFset, o meu valor máximo será 1.2V ?

Grato pela atenção.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!