Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizar i5 750 2.66Ghz em 4.00ghz + Asus maximus III fórmula


Zangirolami

Posts recomendados

Não era pra existir essa amarração no desempenho, até porque a mudança na frequência é feita na casa dos milissegundos; é tão rápido que nem os programas de monitoramento conseguem identificar com precisão, imagina a gente... Aqui eu só percebo lentidão no sistema quando configuro o EPU-6 para Max Power Saving e vou jogar alguma coisa, daí por conta do clock baixo, algumas travadinhas ocorrem, mas se não fosse por isso, nem teria notado que o processador estava em modo de economia. As opções de energia existem não para reduzir a performance, e sim para gerenciar o poder computacional e liberá-lo apenas quando necessário; com isso, você obtém uma economia considerável de energia e reduz a dissipação térmica quando a CPU estiver em repouso. Eu não sei te explicar o porquê dessas travadas, mas eu não creio que as tecnologias de gerenciamento de energia tenham culpa no cartório.

Falando agora das voltagens, todas elas estão extremamente altas... O vcore já era esperado devido à alta frequência de trabalho, mas aumentar o IMC para quase 1.30V (padrão 1.1V), PLL para quase 2V (padrão 1.80V) e PCH para um pouco mais que 1.15V (padrão 1.05V) não se revela muito sadio, ainda mais considerando que existem componentes bastante sensíveis como a parte Uncore da CPU e que, por conta disso, a Intel limitou a tensão máxima das memórias para 1.65V. Tem voltagens ai que nem necessitariam ser alteradas, como o PCH (tensão do chipset) e o PLL (talvez fosse necessário quando você passasse muito dos 200MHz no BCLK, mas até 200MHz não se faz necessário); o IMC com certeza não precisava de um aumento de tensão tão agressivo, que pode até causar danos irreparáveis ao mesmo caso esta situação persista por muito tempo, o que acarretaria na inutilização do i5...

Baixe as tensões citadas para seus valores padrão e, caso seja necessário, aumente um pouco o IMC, mas de preferência não passe do 1.2V.

Falouws :cool:

Olá amigos desculpem o desaparecimento... hehehe

é que as coisas andaram meio corridas por aqui.

Cara sexta quando abri o tópico prá ler as novas mensagens encontrei a resposta procurava desde a criação do mesmo !!!

Agradeço muito a você por isso...hehehe

Se você olhar as primeiras páginas do tópico, eu sempre perguntava a respeito dos valores padrão para as voltagens, era o assunto que mais me inetressava para que eu pudesse trabalhar numa margem não muito acima do normal.

Se você puder criar uma tabela com os valores padrões para i5 + p55 ficaria de coração agradecido !!!

Sendo que desde sexta feira já fiquei muito agradecido e satisfeito pela sua ajuda, com certeza ela foi de grande valia.

:D Obrigado e até + :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos desculpem o desaparecimento... hehehe

é que as coisas andaram meio corridas por aqui.

Cara sexta quando abri o tópico prá ler as novas mensagens encontrei a resposta procurava desde a criação do mesmo !!!

Agradeço muito a você por isso...hehehe

Se você olhar as primeiras páginas do tópico, eu sempre perguntava a respeito dos valores padrão para as voltagens, era o assunto que mais me inetressava para que eu pudesse trabalhar numa margem não muito acima do normal.

Se você puder criar uma tabela com os valores padrões para i5 + p55 ficaria de coração agradecido !!!

Sendo que desde sexta feira já fiquei muito agradecido e satisfeito pela sua ajuda, com certeza ela foi de grande valia.

:D Obrigado e até + :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os primeiros valores representam quais os testes onde a memória apresentou erro; o Pass em "0" indica que ele não terminou nem mesmo 1 loop de teste, que também dá para ser identificado na parte superior (92% do teste total completado); o Failing Address mostra qual o caminho dentro da memória onde o erro aconteceu, indicando o ponto, em MB, onde o erro aconteceu (como você fez o teste com ambos os pentes e os valores de memória citados estão ainda dentro dos 2GB do primeiro pente, significa provavelmente que o pente instalado no primeiro slot está defeituoso), o resultado que era esperado e qual foi o obtido, indicando qual bit apresentou erro (pra quem entende destes detalhes, as informações são úteis, mas para nós leigos, o que importa é o fato de ter ou não apresentado erros); por último, temos a quantidade de vezes em que, naquele teste em particular, os erros aconteceram.

Estas memórias possuem tensão de 1.65V como padrão de fábrica, correto? Se sim, sete esse valor manualmente e refaça o teste, de preferência com cada pente individualmente, pois assim é mais fácil de isolar qual o pente está problemático. Em todo caso, adianto-te que tudo leva a crer que toda a instabilidade que você está sofrendo se deve às memórias...

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa _EagleMan_, beleza?

Sim, correto. As memorias são 1.65v de fábrica.

Setei manualmente para 1.65v e refiz os testes, foram 6 erros com 52% do teste completo e, percebo que é sempre no mesmo ponto.

Fiz os testes intercalando as memorias, testando um pente de cada vez e também ocorreram erros.

Acredito que hoje eu descobri o que ocorreu, e por mais triste que seja, tenho quase a certeza que eu mesmo danifiquei as minhas memorias, pois foi o seguinte:

Lembro que utilizei a porcaria :angry: do MemPerfect que a Maximus III Formula possui. Hoje utilizei novamente e pude entender como o sistema funicona.

O usuário seta uma frequencia para a memoria e o MemPerfect "faz o resto", ele começa o teste e toda vez que gera um erro, o sistema aumenta ou reduz a tensão das memorias, reiniciando o PC

Só para confirmar, mesmo com o teste em andamento, após várias "tentativas" do MemPerfect (reiniciando o pc) de encontrar a tensão ideal, eu apertei o "S" que Salva a Configuração atual e reinicia o Pc.

Quando abro o Everest, pronto, confirmado. As memorias estavam a 1.75v :o com perigo de danificar mesmo as memorias, e também o CPU ( e olha lá se não danificou).

Bom, não consigo jogar um jogo que utiliza bastante memoria ou um programa pesado de forma decente, sempre ocorrem erros e sempre tem alguma descrição como "Falha no compartilhamento de memória 1176869912, tipo 5" no Gerenciador "Log de Aplicativo".

Estou pensando em comprar memorias novas... infelizmente :(.

O que recomenda?! O que compensa?! DDR3 1333 ou DDR3 1600 ??

Abçss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para overclock, a melhor opção é utilizar memórias mais rápidas, DDR3-1600. Para uso comum, sem overclock, DDR3-1333 já estão de bom tamanho.

Esse valor maior na tensão das memórias pode ter sim danificado-as, mas existe a possibilidade de elas terem vindo bixadas de fábrica. 1.75V é um valor alto realmente, mas não creio que seja prejudicial à curto prazo. Não é o caso de simplesmente setar o valor e a memória/CPU irem pro cemitério de silício... Entretanto, já está mais do que confirmado que os pentes estão com problemas e, independente da origem deles, deve ser feito a troca infelizmente.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já estou pesquisando preços, qualidade...

Eu sempre pesquisava muito sobre as outras peças do pc (mobo, vga, processador) mas nunca me preocupei muito com as memorias e deu no que deu..

Também nao entendia muito da qualidade e especificações das memorias até começar a fazer o over, descobri que temos o XMP e outras "facilidades" .. então agora fica mais fácil comprar um produto de boa qualidade sem torrar dinheiro a toa.

Estou focando nas de 1.65v (maximo) para a minha plataforma, e estou encontrando bastante da G.Skill e Corsair que entram neste patamar de tensão e DDR3 1600.

Estava pensando em uma Corsair Dominator com XMP , o que acha?!?!

ou compensaria uma G.Skill ??

Tem algum modelo de sua preferência?

abraços

Eu já tive Corsair, mas eram modelos DDR Value, péssimas para overclock (não conseguiam subir nada acima de 5MHz). Entre as duas eu prefiro a G.Skill, ainda mais se for o modelo ECO de baixa tensão (1.35V), que dizem ser muito boas para overclock.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive Corsair, mas eram modelos DDR Value, péssimas para overclock (não conseguiam subir nada acima de 5MHz). Entre as duas eu prefiro a G.Skill, ainda mais se for o modelo ECO de baixa tensão (1.35V), que dizem ser muito boas para overclock.

Falouws :cool:

Comprei este Kit.. vi bons reviews..

http://www.umpoukodetudo.com.br/memoria-g-skill-low-voltage-ddr3-1-600mhz-4gb-2x2gb-f3-12800cl7d-4gbeco.html

Assim que chegar , faço os testes e posto os resultados..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae_EagleMan_, tudo beleza?

Então cara, meu kit de memórias novas chegou.

Acabei comprando este modelo:

http://www.valueram.com/datasheets/KHX1600C8D3T1K2_4GX.pdf

As G.Skill Low Voltage estão em falta, foi difícil achar. Na loja "Umpokodetudo" onde eu já tinha pago as G.Skill, iriam demorar p chegar, acabei ficando com as Kingston mesmo. Estou vendo que são ótimas.

Bom, tinha meio expediente do serviço para tirar, as memorias iriam chegar hoje, então juntei o útil ao agradável, rss.. peguei esta tarde livre e ja fui fazendo os testes.

As memorias possuem o XMP, porém ele seta o IMC a 1.35v , o que não gostei muito. Logo alterei para Auto = 1.16v q não fez diferença nenhuma.

Foi difícil achar uma combinação, sendo que estavam ocorrendo erros atras de erros no testes com o Linx, até que consegui.. as imagens já dizem tudo.

Teste com as memórias, com o XMP e o IMC a 1.16v (Auto) e DRAM Voltage a 1.55v

memva.th.jpg

Sistema geral em IDLE:

idlep.th.jpg

Sistema em FULL:

fulld.th.jpg

Resultado, voltagens:

blze.th.jpg

Bom, depois de tanto sofrimento e dinheiro torrado a toa por causa de descuido, os resultados positivos prevaleceram,

Por mim, o tópico pode ser fechado, a não ser que alguem queira incluir mais alguma coisa..

Valeu cara, abçss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae_EagleMan_, tudo beleza?

Então cara, meu kit de memórias novas chegou.

Acabei comprando este modelo:

http://www.valueram.com/datasheets/KHX1600C8D3T1K2_4GX.pdf

As G.Skill Low Voltage estão em falta, foi difícil achar. Na loja "Umpokodetudo" onde eu já tinha pago as G.Skill, iriam demorar p chegar, acabei ficando com as Kingston mesmo. Estou vendo que são ótimas.

Bom, tinha meio expediente do serviço para tirar, as memorias iriam chegar hoje, então juntei o útil ao agradável, rss.. peguei esta tarde livre e ja fui fazendo os testes.

As memorias possuem o XMP, porém ele seta o IMC a 1.35v , o que não gostei muito. Logo alterei para Auto = 1.16v q não fez diferença nenhuma.

Foi difícil achar uma combinação, sendo que estavam ocorrendo erros atras de erros no testes com o Linx, até que consegui.. as imagens já dizem tudo.

Teste com as memórias, com o XMP e o IMC a 1.16v (Auto) e DRAM Voltage a 1.55v

memva.th.jpg

Sistema geral em IDLE:

idlep.th.jpg

Sistema em FULL:

fulld.th.jpg

Resultado, voltagens:

blze.th.jpg

Bom, depois de tanto sofrimento e dinheiro torrado a toa por causa de descuido, os resultados positivos prevaleceram,

Por mim, o tópico pode ser fechado, a não ser que alguem queira incluir mais alguma coisa..

Valeu cara, abçss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ae galera desculpem o sumiço...hehehe

estabilizei aqui em 4.2 diarios, sei que meu vcore ficou um pouco alto 1.4 porém ainda nao fiz os ajustes pra tentar baixar o vcore, quando tiver um tempinho dou um jeito nisso.

O mais importante foi alcançar meu objetivo.

Meu CPU nao e gold talvez nao consiga baixar mutio meu vcore mas vou tentar com 1.38 ou 1.35 ou quem sabe menos que isso...

o que me falta e tempo...hehehe

t + galera e assim que possivel posto os print do meu resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde a todos :joia:_EagleMan_, fiquei impressionado com o que você explicou neste topico depois da burrada que falei no começo, parabéns cara; consegui chegar facilmente com mei i5 em 4.0 (mesmo usando esse cooler box ruim pra caramba mais não vejo a hora de chegar meu novo cooler Xts100H :wub:) com todas configuração em Auto você acha um boa ou é melhor por td manualmente.

Quando eu tinha meu antigo C2D E6600 e mudei para essa plataforma atual percebi um difernça bem grande principalmente em jogo.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá EagleMan e Pessoal.

Adquiri uma P7P55D-E Deluxe e um i7-870.

Quero aprender a mexer na BIOS desta Placa - Mãe, e bem como saber, de maneira esclarecida, como aumentar o clock desse processador.

Entendo um pouco sobre onde mexer.....mas vocês são muito mais entendidos e profissionais no assunto, por isso por favor...me ajudem a entender como fazer uma melhora deste meu PC em termos de performance e " alterando " o que é possível dentro da segurança necessária.

P.S. preterndo trocar o meu i7-870 por um i7-875K ou um i7-880....e para ambos quero saber como melhorar os seus clocks !!!

Muito Obrigado

Segue meu e-mail particular :

[email protected]

meu fone : 54 81112000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Olá EagleMan e Pessoal.

Adquiri uma P7P55D-E Deluxe e um i7-870.

Quero aprender a mexer na BIOS desta Placa - Mãe, e bem como saber, de maneira esclarecida, como aumentar o clock desse processador.

Entendo um pouco sobre onde mexer.....mas vocês são muito mais entendidos e profissionais no assunto, por isso por favor...me ajudem a entender como fazer uma melhora deste meu PC em termos de performance e " alterando " o que é possível dentro da segurança necessária.

P.S. preterndo trocar o meu i7-870 por um i7-875K ou um i7-880....e para ambos quero saber como melhorar os seus clocks !!!

Muito Obrigado

Segue meu e-mail particular :

[email protected]

meu fone : 54 81112000

eu também adquiri essa mesma placa,a P7P55D-E Deluxe + i7 860+4GB memoria corsair dominator DDR3 1600MHz 8-8-8-24,só que a placa mãe/processador só reconhece a memoria sendo como 1333MHz...já mudei na BIOS para 1600MHz mas a Latencia fica como 9-9-9-24 ,não entendi o porque...vocês sabem como faze-la funcionar a 1600MHz com a CL original,no caso 8-8-8-24?desde já,obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

É só entrar na opção de timings (bios da placa mãe) e alterar de 9-9-9-24 para 8-8-8-24 e salvar.

1333MHz em 9-9-9-24 é padrão por isso fica essa configuração.

Boa sorte

muito obrigado ribeiro,realmente não tinha visto essa opção...alterei para 8-8-8-24 e deu certo...muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhei uns três anos da minha vida com assistência técnica, e nunca tive coragem de fazer overclock, nunca tive hardware pra isso também, fato :mellow:, mas enfim, adquiri algumas peças para aprender a mexer com isso, apenas por lazer. Mesmo tendo conhecimento, na hora de montar e configurar tomei um susto, principalmente com a BIOS da maximus.

ASUS MAXIMUS III FORMULA

i7 870 2.93

XFX 750 Blakc Edition

Radeon HD 5870

HD Western Digital Sata II - 7200 RPM - 64 MB

Gabinete CoolerMaster 334

Quando orçamento apertou tive que pecar com as memórias e cooler. Mesmo sendo inferiores ao resto do computador, pesquisei e constatei bons reviews.

MarkVision 8GB 1333 dual

Cooler Evercool Buffalo

Peguei as mem. 1333 pois li aqui mesmo no Clube do Hardware que eram as compatíveis com o processador.

Li todo esse tópico, aprendi "basicamente o basico" e aumentou meu medo de mexer em algo, principalmente com as memorias e o cooler que peguei.

Não pretendia nada extraordinário, algo estável em torno dos 3.5ghz.

Então to apelando aqui no fórum por instruções e dicas, posso fazer algum over? Como? Qual?

FIco muito agradecido com qualquér tipo de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Supra na primeira SS da primeira página, deixe exatamente como está e mude:

CPU Ratio= fixe o do seu processador. É só ir mudando que você acha o valor máximo do seu.

BCLK Frequency= Mude para 166

DRAM Frequency= Depois de mudar o BCLK ache a frequência mais

próxima de sua memória.

QPI Frequency= Coloque o menor valor disponível.

O que eu não comentei (da primeira SS) deixe como está lá, o restante das SS e suas alterações não mude no seu sistema, deixe padrão.

Faça isso que você vai ganhar alguns MHz a mais. Simples não?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Supra na primeira SS da primeira página, deixe exatamente como está e mude:

CPU Ratio= fixe o do seu processador. É só ir mudando que você acha o valor máximo do seu.

BCLK Frequency= Mude para 166

DRAM Frequency= Depois de mudar o BCLK ache a frequência mais

próxima de sua memória.

QPI Frequency= Coloque o menor valor disponível.

O que eu não comentei (da primeira SS) deixe como está lá, o restante das SS e suas alterações não mude no seu sistema, deixe padrão.

Faça isso que você vai ganhar alguns MHz a mais. Simples não?

Boa sorte.

Muito obrigado pela dica.

Fiz o que você sujeriu e computador ficou em 3.94ghz.

Fiz o teste com o LinX e não teve erros, creio que esteja estavel então?

O multiplicador está em 24x, isso não é alto? Esqueci de ver a temperatura do precessador, alguma máxima, tipo 75º ?

Outra dúvida é que, sem overclock o computador ganhou 7.5 de nota na classificação do windows, com 1ghz de ganho, ele aumentou apenas para 7.6, Isso ta normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As imagens dizem tudo.

A primeira SS com ele ocioso.

idlen.th.jpg

A segunda com um teste do Linx para testar a temperatura.

linxx24.th.jpg

Na maior parte do tempo ele ficou em 90º, mas quando testava o clock máximo ficava em 75º. Jogando e usando ele não vi passar dos 75º também.

Fiquei espantado com a estabilidade do processador, imagino que com memórias e um Cooler melhor da pra deixar um clock muito mais alto tranquilo.

Eu que duvidei do Buffalo, mostrou ser muito competente.

A terceira e ultima imagem mostra o teste no Linx.

linxx20.th.jpg

Agradeço sua ajuda Ribeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...