Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD não funfa


Bronnergus

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com um HD aqui que está me dando uma dor de cabeça do tamanho do mundo. Ele é um Seagate da série Barracuda 7200.10 e ainda IDE. Antes que dúvidas quanto a integridade do HD surjam, posso seguramente dizer que ele ele está funcionando sem sombra de dúvida pois já testei ele em outra máquina (e inclusive foi quando eu enchi ele com TODAS as minhas coisas pessoais como músicas, filmes e trabalhos da faculdade).

Antes de continuar com a história, deixo avisado que não sou da área de informática, então mesmo nas coisas mais simples explique fazendo o favor.

Pra fazer esse HD funcionar em minha máquina nova foi um parto e só consegui fazer ele funcionar uma vez sem problemas. Agora dá algum problema quando estou ligando a máquina e demora pra caramba pra carregar a bios. Mesmo quando finalmente passa dessa fase e carrega o SO (W7 Pro 64 bits) daí ele não aparece mais em Meu Computador.

O Hd onde instalei o SO é a mesma coisa que esse meu com problema, só que SATA.

Minha placa mãe é uma Gigabyte GA890FXAUD5. Quando está carregando a BIOS, ela reconhece o HD como (IDE Ch0 Master).

Não sei onde que é o problema, mas desconfio que seja de BIOS pois meu micreiro teve que mexer bastante nela pra fazer tudo isso funcionar.

No aguardo pessoal!

Pessoal, eu realmente não consigo entender o q q está dando errado aqui!

Olha só, eu acabei de conectar no mesmo cabo flat a minha leitora de DVD (que eu usei para instalar o W7 na máquina e que depois eu desconectei porque o meu flat não consegue alcançar o HD e a leitora ao mesmo tempo por motivo de cabo curto mesmo). Para conseguir fazer isso, eu tive que deixar o HD de "barriga" (placa lógica) virada pra cima e fazer uns malabarismos com o flat (e que termina por deixar o hd solto dentro do gabinete, por isso que eu tinha desligado a leitora, para poder ter o HD fixo) e agora o HD está funcionando perfeitamente bem mas a leitora ainda não está sendo reconhecida!

*** pessoal, q q é isso? Não estou entendendo mais nada... :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

os HDs (e dispositivos IDE) têm uma configuração de slave/master... por isso que os cabos flats têm, no máximo, 3 conexões (1 para placa mãe, e 2 para os 2 dispositivos)...

para funcionar no mesmo flat, um deles deve ser master, e o outro slave... (ou com a configuração especial 'cable select' que seleciona automaticamente o master/slave, mas depende do cabo)....

Procure por um jumper em seu hd... (um pequeno swich manual, que fica próximo à conexão de energia)... na placa (ou no corpo do hd) deve estar impressa a configuração para ele funcionar em master ou slave.... certifique-se que ele esteja como master... e ligue em uma porta separada de qualquer outro dispositivo.... se tiver uma só porta (ligado no mesmo cabo), então você precisa setar o outro dispositivo para slave (ou cs)....

configurações erradas podem criar confusão na bios... deixando a partida lenta e impedindo que os dispositivos sejam reconhecidos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação amigo.

Infelizmente o HD já se encotnra como Master. Acho isso muito estranho. Eu desconfio, mas sinceramente duvido que seja o cabo flat que esteja com problema. Motivo da duvida: eu usei o mesmo cabo para fazer a instalacao do W7 usando a gravadora, então não faz sentido ele não estar funcionando.

Seria interessante se você pudesse me indicar onde que eu conseguiria encontrar cabo flat 40 vias + conectores para fazer um novo, pois já saí cidade afora procurando por cabo flat outro dia e absolutamente nenhuma loja tem mais... (Cidade pequena, não tem muitas, mas fui em mais de 15 lojas e assistencias procurando e ninguem sabia nada).

Por sinal, tem que ver o jumper da leitora tb? Se for estou com problema porque na carcaça não tem nada sobre como deve ser feito o jumper e não encontrei o manual na internet.... Informações da leitora:

Samsung DVD Writer Model SH-S202

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tua placa-mãe devem existir 3 conectores IDE. O menor é o do disquete (placa-mãe antiga ), o colorido ( azul, laranja etc ) é o dos HDs e o preto dos drives de CD/DVD.

Você tem que usar um cabo IDE para o drive de CD/DVD e outro cabo IDE para os HDs. Não é aconselhável usar o mesmo cabo IDE para drive de CD/DVD e HD.

No cabo IDE dos HDs podem existir até 3 conectores. Um fica no slot IDE colorido da placa-mãe. O conector do meio é para o HD slave que deve estar com o seu jumper da traseira do HD para slave ou select cable. O conector da ponta é para o HD master que deve ter seu jumper para master ou cable select.

O jumper na traseira do HD IDE você vai testando em uma posição de cada vez até teu PC detectar ele pois nem sempre o HD informa em sua carcaça quais as posições master, slave e select cable.

Tem que seguir essa dicas direitinho para não dar zebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!