Ir ao conteúdo

Dissipação X Nivel de Ruido

Posts recomendados

Postado

Comprei um "CM Hyper 612PWN" com duas ventoinhas Xtraflow 120mm e um gabinete "Thermaltake Versa I", que veio com apenas uma ventoinha. Estou pensando em comprar umas 5 ventoinhas "CM Turbine Master Mach 1.8" para instalar no gabinete. Segundo a descrição, elas produzem até 36db. Será que todos esses coolers em ação iriam incomodar muito?

Postado

1) A fan XtraFlo do 612 tem 4-pinos e rotação 600rpm - 2000rpm.

A fan é barulhenta em rotações mais altas.

No entanto, você não deve ter problema com ruído com ela sendo ligada na CPU FAN e a sua velocidade sendo controlada pela placa mãe.

2) Eu diria que fans em rotações altas como 1800 rpm são sim mais barulhentas.

Recomendaria você usar essa fan desde que a velocidade seja controlada pela placa mãe ou se você já tiver uma controladora de fan.

No entanto não recomendo comprar uma controladora de fan só para pode reduzir a rotação dessa fan.

É mais barato optar por fans mais silenciosas ou que venham com cabo redutor de velocidade para serem ligadas direto na fonte.

Na escolha de fans não confie somente nas especificações de nível de ruído e fluxo de ar descritos pelo fabricante.

Cada fabricante tem sua metodologia de medição e eu diria também que é comum fabricantes exagerarem nas especificações.

Nunca ouvi falar muito dessa fan e não posso dizer muito mais.

Tem uma review dessa fan:

http://www.vortez.net/articles_pages/cooler_master_turbine_master_mach_0_8_fan_review,1.html

Postado
Comprei um "CM Hyper 612PWN" com duas ventoinhas Xtraflow 120mm e um gabinete "Thermaltake Versa I", que veio com apenas uma ventoinha. Estou pensando em comprar umas 5 ventoinhas "CM Turbine Master Mach 1.8" para instalar no gabinete. Segundo a descrição, elas produzem até 36db. Será que todos esses coolers em ação iriam incomodar muito?

Sim amigo, o ruido emitido por esses coolers, principalmente a noite deve incomodar bastante.

Não vejo razão para investir em uma Fan com apenas 80CFM e com mais de 30Dba de ruido.

Existem opções com maiores benefícios, como exemplo a Aerocool shark.

possui 83CFM chegando a apenas 26dba.

Uso 2 em meu gabinete e recomendo.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:796,familia_id:96/fan-shark-black-edition-120mm-aerocool

Grande abraço

1) A fan XtraFlo do 612 tem 4-pinos e rotação 600rpm - 2000rpm.

A fan é barulhenta em rotações mais altas.

No entanto, você não deve ter problema com ruído com ela sendo ligada na CPU FAN e a sua velocidade sendo controlada pela placa mãe.

2) Eu diria que fans em rotações altas como 1800 rpm são sim mais barulhentas.

Recomendaria você usar essa fan desde que a velocidade seja controlada pela placa mãe ou se você já tiver uma controladora de fan.

No entanto não recomendo comprar uma controladora de fan só para pode reduzir a rotação dessa fan.

É mais barato optar por fans mais silenciosas ou que venham com cabo redutor de velocidade para serem ligadas direto na fonte.

Não vejo benefícios em investir em uma Fan tão potente, para liga-la no controlador da placa mãe, ou em um redutor de tensão, sendo que estes metodos reduzirão e muito sua eficiencia. Claro que isso é minha opinião.

Na escolha de fans não confie somente nas especificações de nível de ruído e fluxo de ar descritos pelo fabricante.

Cada fabricante tem sua metodologia de medição e eu diria também que é comum fabricantes exagerarem nas especificações.

Nunca ouvi falar muito dessa fan e não posso dizer muito mais.

Tem uma review dessa fan:

http://www.vortez.net/articles_pages/cooler_master_turbine_master_mach_0_8_fan_review,1.html

Na verdade o informativo de maior confiança é justamente do fabricante.

Até porque existem orgãos que regulamentam tais medições (como o Immetro aqui no Brasil), e mesmo que os metodos sejam diferentes, os resultados não são.

Alterar as especificações de algum produto, pode acarretar diversos problemas, tal como processos jurídicos por propaganda enganosa, além de perder a confinaça da clientela.

E outro detalhe, se um fabricante tenta alterar a veracidade de alguma informação, sinal que seus produtos não tem qualidade sifisciente para competir no mercado de forma transparente.

Grande abraço

Postado
Sim amigo, o ruido emitido por esses coolers, principalmente a noite deve incomodar bastante.

Não vejo razão para investir em uma Fan com apenas 80CFM e com mais de 30Dba de ruido.

Existem opções com maiores benefícios, como exemplo a Aerocool shark.

possui 83CFM chegando a apenas 26dba.

Uso 2 em meu gabinete e recomendo.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:796,familia_id:96/fan-shark-black-edition-120mm-aerocool

Grande abraço

Não vejo benefícios em investir em uma Fan tão potente, para liga-la no controlador da placa mãe, ou em um redutor de tensão, sendo que estes metodos reduzirão e muito sua eficiencia. Claro que isso é minha opinião.

Na verdade o informativo de maior confiança é justamente do fabricante.

Até porque existem orgãos que regulamentam tais medições (como o Immetro aqui no Brasil), e mesmo que os metodos sejam diferentes, os resultados não são.

Alterar as especificações de algum produto, pode acarretar diversos problemas, tal como processos jurídicos por propaganda enganosa, além de perder a confinaça da clientela.

E outro detalhe, se um fabricante tenta alterar a veracidade de alguma informação, sinal que seus produtos não tem qualidade sifisciente para competir no mercado de forma transparente.

Grande abraço

1) O que eu quis dizer que fans não precisam ficar em alta rotação o tempo inteiro.

Uma fan de 1800 rpm seria interessante sendo controlada pela placa mãe, deixando que ela aumente ou diminua a rotação da fan conforme for a temperatura do processador.

Tem gente que prefere por exemplo fans da série Corsair Quiet Edition e outros recomendam a Corsair Performance Edition que tem rotação mais alta e vem com cabo redutor de velocidade.

A série Performance deixa a pessoa ter a opção de maior desempenho ou de menor ruído.

É claro que cada um tem a sua preferência pessoal.

2) Se não me falhe a memória a fan Cooler Master Sickeflow já teve sua especificação de air flow acima do real e foi corrigida posteriormente.

Sei em fóruns que existem sim fans com air flow um tanto exagerado.

Eu mesmo tenho uma fan NZXT FZ que não confio na especificação do air flow.

O Akasa Viper 140mm diferentemente da versão de 120mm é consideravelmente barulhenta.

Realmente não posso provar se os números especificados são corretos ou não, mas eu pessoalmente sei e já ouvi de outras pessoas que nem sempre vale a pena confiar nas especificações.

Postado

Olá, ThiagoAlmeida.

Se você vai colocar 5 FANs no seu gabinete, dependendo das rotações deles, o barulho pode se tornar um incomodo. Você até pode colocar essa quantidade, mas eu aconselho a você optar por aqueles que tem no máximo 1200rpm e algum controlador que ajuste estas rotações conforme a temperatura interna e também, que possibilite elas serem desligadas quando você julgar necessário.

Exemplo:

Eu tenho o Thermaltake V4 Black Edition e nele, estão instalados 4 FANs da CM de 120mm comuns e utilizo o controlador NZTX Sentry 2 (capacidade para controlar até 5 FANs). Se eu uso o computador apenas para estudos, acesso a internet e outras rotinas básicas do dia-a-dia, eu deixo somente o 1 FAN traseiro ligado. Essa opção em especial de desligar os FANs, eu acho super bacana, porque grande parte dos controladores do mercado, não possibilita você a desliga-los, eles apenas mantém as FANs com rotações mínimas.

Agora, se eu vou fazer tarefas que exigem mais da maquina, como jogar por exemplo, eu dou apenas um toque na função automática do controlador e ele regula as rotações de acordo com a temperatura, ou se preferir, você pode controlar as rotações de cada FAN individualmente. Então, pelo fato de você estar usando FANs com rotações de até 1200rpm, mesmo que elas estejam com rotação máxima, o incomodo do ruído será minimo. Isso sem contar que raramente o controlador vai configurar as rotações das FANs em 100%. No meu caso, geralmente a temperatura interna do gabinete varia em torno de 23°C ~ 26°C, ou seja, as rotações das FANs ficam em torno de 50% à 60% da sua capacidade máxima.

Postado

valeu galera! vocês foram bem esclarecedores. é q to montando essa maquina ai abaixo e tenho tentado pensar na melhor forma de evitar superaquecimento sem precisar investir em water cooling. Na minha opinião a "hidro-refrigeração" ainda é muito recente e ainda n conquistou minha total confiança.

*PROCESSADOR - AMD FX 8150

*PLACA MÃE - Asus M5A99FX PRO R2.0

*PLACA DE VIDEO - Sapphiretech Radeon HD7970 VaporX (3gb/384-bit)

*MEMÓRIA - corsair CMZ16GX3M2A1866C10

*HARD DISK - SEAGATE ST1000DM003 1TB SATA 3

*BLURAY - LG BH14NS40

*CAIXAS DE SOM - Logitech Z506 5.1

*MONITOR - SAMSUNG SyncMaster S23B550V 23"

*Cooler p/ processador - Coolermaster Hyper 612PWN

*FONTE - Corsair CMPSU-650HX

*GABINETE - Thermaltake Versa I

Postado

1) Pelo que vi sua placa mãe tem 3 CHA_FAN com controle de rotação pela placa mãe.

A princípio você conseguirá ligar apenas 3 fans nos conectores.

Tem um cabo splitter que permite ligar 2 fans em mesmo conector:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:878,familia_id:77/cabo-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15

O problema que eu vejo é que a fan Turbine Match 1.8 tem consumo consideravelmente alto 0.38A (0.5A MAX).

O limite do conector quando não especificado no manual é de 1A (12W).

Duas fans Turbine em carga máxima podem atingir o limite suportado pelo conector.

2) Existe um outro cabo que permite ligar até 5 fans na CPU FAN, sendo alimentadas pela fonte e portanto sem risco para a placa mãe.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Porém, esse cabo só deve funcionar na CPU FAN e as fans deverão ser de 4-pinos.

Fans de 3-pinos como o Turbine rodarão em máxima rotação.

3) Pessoalmente, considero caro uma controladora de fan e prefiro conectar fans na placa mãe.

No seu caso, eu compraria os cabos splitters para 2 fans e escolheria fans de 3-pinos ou 4-pinos com boas recomendações em fóruns e que tenha consumo menor do que 0.5A.

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!