Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fase Neutro


daviddatal

Posts recomendados

Olá,

A rede elétrica aqui é 220V, 1 fase + neutro.

Se o neutro não da choque então não tem corrente é isso?

Como explicar que a corrente vai e volta (alternada) se na volta não tem uma tensão que a empurre?

Qual dos desenhos está correto?

http://img541.imageshack.us/img541/1078/testeeu.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A corrente (fluxo de elétrons) se move pelo fio fase, passa pela carga e retorna pelo fio neutro. Logo, ao se inverter o fluxo, ela vai se mover no outro sentido tanto no fio fase quanto no fio neutro..

A movimentação dos eletrons é que realiza o trabalho..

Portanto o correto é a parte superior da sua figura...

Corrente alternada, em uma analogia muito simples, é se você colocar uma pilha entre fase e neutro e, 60 vezes por segundo, inverter essa pilha.. Entendido???

Sim vai existir uma corrente pelo fio fase e exatamente a mesma corrente pelo fio neutro, até se fechar na pilha ou no gerador lá na usina..

Imagine na outra ponta desse fio uma simples lâmpada incandescente e note que ela irá se acender independentemente da polaridade da pilha.. É isso ai... A corrente alternada faz exatamente o mesmo trabalho que a corrente contínua em muitos tipos de carga. A lâmpada é um bom exemplo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então em um momento a tensão empurra a corrente pelo fio fase, ela retorna pelo neutro.

Depois a tensão empurra a corrente pelo fio neutro , ela retorna pelo fio fase.

Então porque chamar um fio de fase e outro de neutro se eles dois fazem a mesma coisa?

E se a corrente volta pelo neutro num momento, e vai por ele em outro, porque o neutro não da choque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então em um momento a tensão empurra a corrente pelo fio fase, ela retorna pelo neutro.

Depois a tensão empurra a corrente pelo fio neutro , ela retorna pelo fio fase.

Então porque chamar um fio de fase e outro de neutro se eles dois fazem a mesma coisa?

E se a corrente volta pelo neutro num momento, e vai por ele em outro, porque o neutro não da choque?

O fio neutro é assim chamado por ele estar referenciado a massa, ao terra, ao planeta terra.. Na entrada de sua casa ai, e ao longo de toda a rede, existem ligações desse fio neutro com o aterramento, com barras de cobre enterradas no chão..

Desse modo é impossível para o ser humano tomar choque em fio que esteja equipotencializado (em um mesmo potencial) em que o ser humano se encontra. O ser humano está direta ou indiretamente, com maior ou menor intensidade, ligado ao terra, ao planeta terra..

Você já reparou, com certeza, um passarinho pousado em um fio de alta tensão, desses da rua, de 13.000 Volts. Ele não toma choque pois não está submetido a nenhuma diferença de potencial. Sem diferença de potencial sem chances de estabelecer corrente e sem corrente, sem choque, sem trabalho...

Se encostares em um fio fase, dependendo de sua ligação com a massa, com o terra, se estás ou não com um calçado isolante, se o piso é mais ou menos isolante, etc, podes tomar choque. No fio neutro não, pois ele está em um potencial de terra..

Olhe essa figura dai..

Sensaodechoque.jpg

Ela mostra, na primeira imagem, uma situação normal em que um gerador, com um dos terminais aterrados, alimenta alguns equipamentos.

Existe a corrente típica de cada equipamento bem como uma corrente geralmente muito pequena, chamada ai na imagem de Ih (corrente através do homem) ao tocar a carcaça do PC (note que isso pode ou não acontecer ou ser sentida, percebida, dependendo de múltiplos fatores)...

Veja que nas 3 figuras posteriores aquela primeira, se mostra 3 modos de evitar essa sensação de choque, sentida pelo operador:

1) Isolando a mão que toca o gabinete;

2) Isolando o calçado que toca o piso;

3) Tirando o referencial de terra do elemento gerador, e isso pode ser feito através de um transformador isolador por exemplo..

Isso serve para que facilite seu entendimento de como esse caminho propiciado pelo aterramento, nos pés de uma pessoa, é importante para que se venha a sentir o choque..

Para que sintas choque sempre haverá de ter uma diferença de potencial, um circuito (por exemplo o corpo humano da mão até o pé, apoiado no solo, ou de uma mão para outra, uma no fase, e outra em algum ponto referenciado ao neutro ou ao terra. Só uma mão no fase e nada mais, não tem choque, por falta do circuito por onde circular corrente...)

Quando se coloca aterramento na tomada do PC, por exemplo, via cordão de alimentação, esse aterramento é levado a carcaça do PC, e desse modo não mais haverá diferença de potencial dos pés do operador com a carcaça do PC. Ai a chance de se sentir esse choque ao tocar na carcaça se termina..

"Sem diferença de potencial sem chances de estabelecer corrente e sem corrente, sem choque"

Se tocares o fio neutro ele estará a um mesmo potencial que o potencial que o piso comunica a seus pés, e ai, mesmo potencial etc etc.. Frase acima negritada...

São conceitos bem básicos.. É importante que os saiba..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...