Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde Encontrar a Biblioteca Padrão C++ sem Copyright?

mister.gai

Posts recomendados

Nos arquivos do DEV-CPP, na pasta include, há os arquivos da biblioteca C. Todos eles têm no cabeçalho a ausência de copyright, colocados como domínio público. Mas os arquivos da biblioteca C++ que geralmente se encontram em C:\Dev-Cpp\include\c++\3.4.2 têm o aviso de copyright da GNU GPL. Um exemplo é o string que contém:

// Copyright (C) 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003
// Free Software Foundation, Inc.
//
// This file is part of the GNU ISO C++ Library. This library is free
// software; you can redistribute it and/or modify it under the
// terms of the GNU General Public License as published by the
// Free Software Foundation; either version 2, or (at your option)
// any later version.

// This library is distributed in the hope that it will be useful,
// but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
// MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
// GNU General Public License for more details.

// You should have received a copy of the GNU General Public License along
// with this library; see the file COPYING. If not, write to the Free
// Software Foundation, 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111-1307,
// USA.

// As a special exception, you may use this file as part of a free software
// library without restriction. Specifically, if other files instantiate
// templates or use macros or inline functions from this file, or you compile
// this file and link it with other files to produce an executable, this
// file does not by itself cause the resulting executable to be covered by
// the GNU General Public License. This exception does not however
// invalidate any other reasons why the executable file might be covered by
// the GNU General Public License.

Sei que há a exceção bem no final, mas este arquivo não deveria ser de domínio público assim como a biblioteca C? Nas bibliotecas C têm o seguinte aviso:

/* 
* math.h
* This file has no copyright assigned and is placed in the Public Domain.
* This file is a part of the mingw-runtime package.
* No warranty is given; refer to the file DISCLAIMER within the package.
*
* Mathematical functions.
*
*/

Há algum lugar onde eu posso baixar esta biblioteca C++ sem este Copyright? Alguém informado poderia me dar mais explicações sobre o assunto?

Fico grato pelas respostas! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procura em algum compilador open source, como o GCC.

Pelo que sei o dev-cpp utiliza o projeto GCC para windows e as bibliotecas são as mesmas. Mas estava conferindo aqui no meu linux e as bibliotecas contém os mesmos avisos de copyright. Portanto, o GCC mantém o problema do copyright.

Link para o comentário

Acho que não tem nenhum implementação Standard de C++ sem Copyright, qual problema você teria em usar os header com Copyright?

Com a exceção da GNU não há de fato um problema, mas isso não deveria ser domínio público como as bibliotecas do C? Estou interessado mesmo é na explicação desse copyright. Pois se as bibliotecas fazem parte da linguagem, então elas devem ser de domínio público, a não ser que a linguagem não seja de domínio público ou as bibliotecas não façam parte da linguagem. Se a biblioteca faz parte da linguagem e a linguagem é de domínio público, então a GNU está fazendo apropriação indébita? Estou mesmo é confuso com isso. :lol:

Link para o comentário

A linguagem é de domínio público, mas as implementações (e o standard) não. Por exemplo, para ter o standard, tem que comprar da IEC. Já sobre a implementação, o dev-c++ usa o mingw, que usa o gcc, mas alguns headers foram feitos pelo mingw, daí estes serem de uma licença diferente. Se quer a libc de domínio público, tente a libc do FreeBSD, agora se for c++, tente a libc++ do LLVM, http://libcxx.llvm.org/

Link para o comentário

A linguagem é de domínio público, mas as implementações (e o standard) não. Por exemplo, para ter o standard, tem que comprar da IEC. Já sobre a implementação, o dev-c++ usa o mingw, que usa o gcc, mas alguns headers foram feitos pelo mingw, daí estes serem de uma licença diferente. Se quer a libc de domínio público, tente a libc do FreeBSD, agora se for c++, tente a libc++ do LLVM, http://libcxx.llvm.org/

Hum, que interessante. Poderia me falar mais sobre esta IEC?

Agora sobre as bibliotecas C padrão do Dev-C++; elas são de domínio público ou pelo menos é o que está escrito lá em seu cabeçalho. As do C++ é que estão como domínio privado, com o copyright. Tenho um certo problema com o copyright, porque a legislação brasileira diz que o autor do software tem um direito permanente sobre ele, ou pelo menos 50 anos de direitos, podendo revogar as suas licenças a qualquer tempo (é o que entendo da lei 9609 em seu artigo 2º, parágrafo 5º). Então se eu publico uma licença BSD no meu programa, posso muito bem revogar essa licença a qualquer hora, porque a licença não é um contrato assinado (por isso é importante comprar um software através de contrato e não de licença, pois assim valerá a força do contrato e não da mera licença, isso é claro, apenas no Brasil e países com lei análoga).

Então o problema é o seguinte, se você cria um software e usa uma biblioteca que tem copyright, mesmo que licenciado pela BSD, poderá ter o seu direito de uso revogado a qualquer tempo, porque não há de fato direito, pois só contrato assinado dá o direito. Resumindo com um exemplo: você compra a licença windows, aceita a licença de uso, ai o Sr. Bill resolve se revoltar contra você, então corta sua licença (isso só pela lei do nosso país). Ele vai ter que devolver o seu dinheiro porque houve um contrato implícito de compra e venda, mas mesmo devolvendo o dinheiro você não poderá usar o software, que não é seu, e nunca será, ele será sempre da microsoft. A liberdade GNU ou BSD se manterá enquanto os donos do copyright permanecerem com estas licenças. Se eles decidirem que não será mais GNU ou BSN, então o seu programa deve deixar de funcionar, para não cometer nenhuma infração.

A explicação do problema é essa acima. Não estou mantendo as coisas muito simples como dizem nos livros de programação, mas é que em relação às leis as coisas não são simples. Gostaria da explicação deste copyright da biblioteca C++, a biblioteca padrão, que contém o <string>, <iostream>, etc. :lol:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...