Ir ao conteúdo

Escolher memória para notebook HP 4540s

MichelTank

Posts recomendados

Postado

Olá senhores,

Recentemente adquiri um HP 4540S ( i3 3110 2.4Ghz / 1x 4GB 1.6Ghz Hynix CL11 / HD 500GB 7200RPM), em vista que sua nova IGP trazia melhoras significativas, me pareceu interessante à games, sendo que não exijo boa qualidade gráfica, mas que apenas rode com um framerate aceitável. Porém me decepcionei ao primeiro game que rodei, NFS the run, 10-15 FPS.

Vi que como há apenas um módulo de memória, ele roda em single channel, aí me vem algumas dúvidas: Se eu adicionar outro módulo de memória (Vi um corsair 4GB 1.6Ghz CL9) o quanto o desempenho percentual irá melhorar aproximadamente? As memórias vão conseguir nivelar suas latências? A diferença seria grande se eu pusesse 2 módulos de memória 1.3Ghz? Pois tenho medo de incompatibilidade, ainda que não possuo experiência em notebooks.

Ficarei muito grato a qualquer ajuda, abraços!

Postado

Provavelmente as memórias de seu notebook são DDR3 1333MHz. Neste caso, você deve adicionar outro módulo de mesma especificação.

Comprar um módulo mais rápido (1600MHz), não adiantará, pois a memória mais rápida irá diminuir sua velocidade para acompanhar a mais "lenta". Outra coisa é ver se a placa-mãe suporta memórias acima de 1333MHz, pois se ela não suportar, a memória nova poderá ser recusada pelo notebook ou funcionar como uma 1333MHz padrão.

E por fim, aumentar a RAM vai melhorar um pouco o desempenho geral da máquina, mas no quesito gráfico, você não terá grandes melhorias. A Intel ® HD Graphics 4000 é uma placa focada em multimídia e tarefas cotidianas, mas não espere grande desempenho em jogos. Veja no Youtube o desempenho desse IGP com os jogos que você gosta. para ter uma base de desempenho.

Caso decida aumentar a RAM, neste link tem um manual de serviço da HP que ensina muitas coisas, entre elas como trocar pentes de memória no seu notebook:

http://bizsupport2.austin.hp.com/bc/docs/support/SupportManual/c03556102/c03556102.pdf

Postado

O que aumentará a performance no teu caso é o dual channel, pois a quantidade de memória nem influenciará muito, eu fiz isso no meu HP, comprei um kit 2X 4GB e tirei o pente de 2GB que veio nele, no teu caso o melhor seria comprar um pente igual e economizar, ao invés de comprar 1 kit de 8GB achando que vai conseguir jogar decentemente, o que limita os jogos é a GPU, no meu caso uma HD mobile 6XXX, não me satisfaz, quebra um galho, mas jogar bem é no desktop.

Postado

Obrigado pelos conselhos,

David, a memoria que possuo tem 4GB e roda na frequencia de 1600mhz, mas possui uma latencia um tanto que alta, então penso logo em comprar 2 pentes, segundo minhas pesquisas, achei esse par o mais consideravel:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460222917-memoria-sodimm-corsair-vengeance-8gb-2x4gb-ddr3-1600-mhz-_JM#questionText

Pensei em 2 x 2GB, mas nao achei. Nessa opcao, o que achas?

@Sambaquy, poderia me dar alguns exemplos em que o upgrade fez uma diferença perceptivel? Por exemplo em algum game, na inicialização do windows..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!