Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como continuar meus estudos?


Rycard0

Posts recomendados

Boa tarde, bom, pra que não me conhece, não é de se esperar, eu entro aqui uma vez na vida e outra na morte :mellow:

É o seguinte, a uns 2 anos atrás comecei a estudar programação, porém, desanimei e parei logo no começo de lógica, depois de um tempo, a uns meses atrás eu voltei, não cheguei muito longe não e agora estou querendo voltar, agora para estudar "firme" mesmo, o que eu sei de pascal e lógica é váriaveis, sei quase todos os tipos do pascal, se não, todos, constantes, comandos simples, do tipo write, writeln, read, readln etc.. algumas funções pré-definidas, comandos de decisão e um pouco dos comandos de repetição. Não sei muita coisa, mas o que eu sei, fiz MUITOS exercicios, não faço a miníma ideia do que é matriz e vetor, creio que são as únicas coisas que ainda não aprendi, matrizes e vetores, quero muito voltar a estudar, no caso seria sozinho, gostaria de saber se devo continuar no pascal até "dominar" ele ou já posso ir para outra linguagem, eu pensei em continuar no pascal mesmo, mas já cansei de programar tudo em DOS! Me ajudem por favor, estou perdido! :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rycard0,

Boa tarde, bom, pra que não me conhece, não é de se esperar, eu entro aqui uma vez na vida e outra na morte :mellow:

Bom, de toda forma, seja bem-vindo. ;)

Não sei muita coisa, mas o que eu sei, fiz MUITOS exercicios, não faço a miníma ideia do que é matriz e vetor, creio que são as únicas coisas que ainda não aprendi, matrizes e vetores, quero muito voltar a estudar, no caso seria sozinho, gostaria de saber se devo continuar no pascal até "dominar" ele ou já posso ir para outra linguagem, eu pensei em continuar no pascal mesmo, mas já cansei de programar tudo em DOS! Me ajudem por favor, estou perdido! :unsure:

Ricardo, o que você precisa dominar, a priori, não é a linguagem em si, mas a própria programação; e o Pascal pode perfeitamente ser a ferramenta usada durante esse processo de aprendizagem. Quando você sentir que já possui algum domínio na elaboração de algoritmos para problemas variados, que já consegue visualizar a solução de um problema de maneira algorítmica, então, você já poderá selecionar qual linguagem seria mais adequada para um projeto que venha a desenvolver.

Novamente, por hora, o Pascal é uma boa ferramenta para seus estudos inciais.

Boa sorte,

Abs.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola.

Com todo o respeito a colocação do LNW, eu tenho uma opinião diferente. A rigor, tecnicamente o que foi colocado está correto. No que se refere a aprender lógica de programação, Pascal é uma linguagem adequada.

O problema, na minha visão, tem mais a ver com motivação. Existe muito pouco de útil que você possa fazer com Pascal em DOS nos dias de hoje, então penso que - a menos que você tenha uma paixão natural por programar, que não parece ser o caso - logo você irá se desmotivar novamente.

É unicamente por isto que eu recomendaria que você avançasse para uma linguagem web, talvez javascript ou PHP. Não é que seja mais fácil ou adequado aprender lógica de programação em uma delas - alguns argumentariam que do ponto de vista didático há outras melhores - mas você em pouco tempo estará produzindo programas com alguma utilidade real.

Por exemplo, você pode colocar um recurso de programação em um site ou blog e colocar no ar. Pode encontrar códigos na Internet, adaptá-los e usá-los. Com seis ou sete linhas de código, você já consegue gerar efeitos em uma página web, como validar um formulário ou gerar algum efeito visual.

O resultado de aprendizado pode não ser diferente, mas em mais três meses estudando Pascal talvez você não tenha muito a mostrar além de um teórico maior domínio de programação, enquanto que três meses estudando uma linguagem para a Web poderia já lhe permitir fazer alguma aplicação real e utilizável nos dias de hoje, ainda que simples.

De todo modo, recomendo que busque apostilas sobre programação - existem várias na Internet, inclusive a empresa que represento disponibiliza várias - e, para o seu caso, indicaria contratar algum curso de programação. Como minha empresa é de treinamento presencial e online, sou suspeito para falar, mas penso que pelo menos para dominar lógica de programação e uma primeira linguagem profissional, um curso seria interessante, mesmo que você aprenda outras linguagens por conta, depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...