Ir ao conteúdo

Gradiente tk-53cr

mrr1

Posts recomendados

Postado

boa tarde! estou com um problema com esse som , pois fica com dificuldade de sintonizar o fm alto só fica alto quando esta um pouco fora de sintonia tipo 93.3 em 93.4 ,ja troquei o ci la 1186n o transistor t 103 bc 548 , troquei o cristal e10.7s testei os resistores e o som continua com o mesmo problema .

obs: o som sai baixo mas sem chiado e o am funciona normalmante. tentei achar as bobinas de 40nh e 135 nh mas não consegui .aguardo o contato .

• Coordenador
Postado

Isso pode ser defeito no CI demodulador do estério ou no próprio CI de sintonia...

O de sintonia acredito que seja apenas um, tanto para AM quanto para FM.

Postado

tem muito tempo que eu não trabalho em aparelhos , alguns nomes tecnicos fugiram da memoria ci demodulador poderia ser o ci lc 72131.e outra pergunta seria possivel que os capacitores ceramicos de entrada da antena estariam fazendo esse defeito.

• Coordenador
Postado

Fique tranquilo! termos técnicos também já me fugiram à anos!...

Mas verificando o datasheet desse CI LC72131, ele é o responsável pela sintonia do aparelho! e pelo que vi!, ele faz tudo também (sintonia de decodificação) AM e FM estério ou mono!, Então, ele pode ser o maior "vilão" (CI defeituoso) do seu aparelho...

Olha o datasheet dele...

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/sanyo/ds_pdf_e/LC72131.pdf

Postado

até agora achei dois capacitores ceramicos alterados 01 de 10 kpf com 06 kpf e outro de 10 pf com 05 pf e caindo mais no teste de esquentar com o ferro de solda, amanhã devo trocar e depois coloco o resultado.

Postado

eles estavam perdendo a capacitância e como eles são antes do ci la 1186n havia perda de sinal , eu só não consegui acha-los , logo postarei o resultado.

Postado

achei já coloquei os capacitores só melhorou só que ainda não ficou perfeito ,estou começando a achar que é as bobinas em forma de resistor pois essa eu não achei em lugar nenhum,vou caçar mais um pouco e posto o resultado quando tiver.

• Coordenador
Postado

Um detalhe que lembrei!, quando os capacitores eletrolíticos envelhecem, costumam vazar!, pode não haver vestígios, mas se você lavar a placa com bicarbonato de sódio, vai remover toda e qualquer condução pela placa! (tem que lavar em água corrente depois).

Bobininhas lacradas com invólucro como resistores ou caixinhas não alteram os Henry's com o tempo, à menos que se submetidas a correntes incompativeis com as dimensões delas!, Não é por ai seu problema!, acredite!...

Postado

ok! caro amigo Bcpetronzio e outros que possam ajudar reparei que está acontecendo o seguinte: quando o som fala ou entra um instrumental o estéreo acende , quando fica mudo o estéreo fica apagado.

• 3 semanas depois...
Postado

me desculpem pela demora, andei com a pressão alta e fazendo varios exames assim que der posto outros resultados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!