Ir ao conteúdo

Ajuda com Galvanómetro

orbys

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde!

Gosto de mexer com eletrônica tenho uma boa noçãos mas saliento que tenho algumas limitações pois não sou formado nesta área, por isso muito do que faço ou necessito corro atrás e hoje preciso da ajuda dos nobres colegas, estou com um galvanómetro de um antigo multimetro conforme foto, e como montei uma fonte ajustável 0 à 20 Volts eu gostaria de colacar ele para indicar a tensão.

Já procurei aqui no forum e achei alguns tópicos mais ainda tenho dúvidas e não cheguei a nenhuma conclusão de como ligar ele, sei que tenho que acrescentar um resistor e um trimpot para limitar corrente e ajustar o fundo de escala e é justamente ai que está pegando não consegui descobrir de quanto ohms são...

Se os colegas puderem me ajudar ficarei grato, haja visto que não quero arriscar a aprender da pior maneira, ou seja queimando o referido.

Vou colocar alguns parâmetros do galvanómetro pois acredito que deva ajudar .

No aguardo.

Minha Fonte - 0 à 20 Volts

Parâmetros do Galvanómetro conforme diagrama elétrico.

40µA e resistência de 2k

icelik35.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Postado

Caro Orbys,

isso se faz com uma resistência em série. Mas antes você tem que medir a resistência do galvanômetro e a corrente máxima que você pode aplicar nele. Assim, na tensão máxima, você aplica a corrente máxima, e o galvanômetro indica 100% da escala.

Dá uma espiada no texto abaixo:

http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge3/medeletr/galvanometer_por.html

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Postado

Você não precisa fazer da pior forma possível. Você tem as características principais do galvanômetro: sua resistência interna que é igual a 2k (ou 2000 ohms) e a corrente máxima dele que é 40 uA (0,00004 A).