Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Robôs quase humanos


eletronicav

Posts recomendados

Eae passoal tudo bem, bom primeiramente não sei se estou na área correta para o que quero falar, se estiver errado por favor avisem-me. Bom atualmente estive olhando os videos da feira chamada Automation este é um dos videos que vi de muitos outros

. Da para perceber claro a precisão dos robôs, por isso o nome do topico de quase humanos, tenho duvidas que não sei com quem tirar nao sei se aqui é o lugar certo, mas adoro a área de programação quando envolve hardware em geral, uma das inhas duvidas é o tipo de programação que eles utlizam nestes robôs, porque não sei mas penso que é com por exemplo um microcontrolador comum além de toda uma interação com o "mestre"(computador), os sensores utilizados, porque quando vejo tudo isso eu penso e percebo que não sei de praticamente nada apenas programar para um simples 18F por exemplo e ja acho que sei alguma coisa, mas não, acho que consegui falar de tudo que queria um pouco, como ja disse não sei se estou falando coisa com coisa se estou me desculpem mas se estou perguntando é porque não sei, então se alguem puder debater sobre o assunto ou tiver interesse em tirar minhas duvidas por favor.

Abraços,

Victor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigo,

Bom no video da feira mostra manipuladores roboticos utilizados em industrias de grande porte, geralmente visto em propagandas das montadoras por é onde se tem um trabalho repetitivo e de precisão, esse tipo de robô são normalmente empregados nessa área (repetibilidade e precisão) bom quanto a programação deles são feita por programas que normalmente utiliza-se um hardware processado pela demanda de informações e rapidez de processamento... mas nada que seu PIC 18F não possa fazer hehehe eu fiz um para conclusão de curso com um 16F877A estourei a memoria tirei algumas telas para pode rodar mas rodei apenas os motores de passo numa protoboard por que a parte mecânica não ficou pronta.. mas ele apenas gravava ponto no espaço para os 3 motores e os repetia depois de um comando.. e quando necessário regravava novos pontos e os repetia novamente...

e se você também viu o robosinho chutador de bola, ao meu ver só deve ter um microprocessador pode até ser um pic, no qual se comunica com o computador via wifi/buetooth porque ele tem reconhecimento por imagem que precisa de um processador para fazer isso e creio que deva fazer tudo por la e mandar o sinal para o mundarel de servos das articulações que também processa as informações de um acelerometro que indica a posição do robo no espaço...

bom essa é o meu ponto de vista sobre o assunto e essa parte de automação industrial, se eu estiver errado podem me corrigir ou complementar os meus comentários...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta amigo, foi muito util, agora ainda fica um pouco de duvidas sobre sensores de precisão, por exemplo a do robô que chuta a bola, pesquisei e achei o seguinte sensor igual ao do olho humano, em que ele simula a retina e obtem uma visão real incrivel isso.

Att,

Victor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para esse tipo de aplicação de reconhecimento por imagem, tem vários tipos de sensores e aplicações, procure na net por jogo de futebol com robôs, é muito utilizado em feiras encontros etc, os robosinho são uma caixinha quadrada com uma combinação de duas cores que identificam os jogadores, no caso reconhecimento por imagem baseado em cores juntas, exemplo o robo 1 do time 1 é verde/amarelho 2 verde/azul e assim por diante são colocados em um campo onde na parte de cima tem uma camera fixa e essa imagem é tratada por um computador(processador) onde ele da as ordens para os robosinhos (pontos coloridos) ir em direção a bola que tem uma cor específica e assim por diante..

no caso dos manipuladores roboticos como no video tem uma parte onde um braaço coloca de qualquer jeito caixinhas na esteira e o outro as retira da forma que ela tiver.. por causa do reconhecimento por imagem que identifica onde esta a caixinha e que posição se encontra :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoau eutor tentando montar um amplificador de som de 2500w igual o da triell mas euja queimei 10 irs 2092 e eletoca mas com 5 minuto elecomesa agageja e se não de liga elequeima o 2092 mas sir de liga ele toca mas 5minuto

augue pode miajudar agradeço

beuerfb você deve entender bem desse circuito pwm tor certo descup o emco modu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio primeiramente creio que se você escrever um tópico na area principal iremos lhe ajudar melhor...

bom eu não entendo de nada Antonio sou apenas um curioso como todo mundo e brinco um pouco de eletronica, voltei a mexer com PIC a uma semana fazia uns 5 anos que não trabalhava com isso.

mas enfim creio que para lhe ajudar seria legal você postar um circuito com os componentes para analisar certinho, mas ao meu ver sem saber de nada isso pode ser aquecimento pois é de 2500W e tu disse que quando liga funciona perfeito e depois de 5 minutos que dá problema... tente colocar dissipadores de calor nos CI´s de força e uma ventoinha forçando a ventilação, lembrando que esse é o meu ponto de vista sem ver circuito sem ver nada, pode ser outro problema apenas dei uma sugestão.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas cara me ajudando bastante :D, estou pesquisando sobre estes robôs que jogam futebol, e tentando entender bem a aplicação num todo.

E uma outra pergunta, na área da faculdade existe uma faculdade aqui no brasil que visa exatamente isso, pois estive estudando que claro um robô nao se constroi sozinho, existe o Programador(que seria a area que eu cursaria), o eng. mecanico, entre outros porém todas essas áreas tem na faculdade como faço, qual seguir, pois o que ue quero mesmo é a parte de programação dos robôs que ja faço agora com microcontroladores, se puder agradeço pois ja estou com 15 anos e na verdade ja estou decidido mas queria saber mais sobre a área de robotica da faculdade.

Bom Antonio, você que projetou ou já veio pré feito, uma coisa de "praxe" é voce colocar um BOM dissipador de calor, po 2500W esquenta pra caramba, tenta coloca uma cahapa de metal que tenha astes para o calor poder sair de +/- 20x20cm ou maior, pode ser esse o problema, provavelmente é, mas para ajudar mais crie um topico assim os outros poderão ajudar também.

Abraços,

Victor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu sou eng de automação, teoricamente eu poderia ter seguido essa área voltada para automação robótica, mas preferi automação industrial, já trabalhei na Renault na manutenção e lá eles possuem alguns programadores básico da linha de produção e um grupo de experts para agilizar as coisas nas linhas e nessas partes que atuam quando o problema é grande, mas enfim se quer seguir essa área de programação de robôs creio que o legal pra ti seria pegar uma faculdade legal que participe de encontros como ENECA onde desenvolvem "guerras" de robôs tanto destrutivas quanto intelectuais, bom faz tempo que não vou a um evento mas creio que deva estar muito interessante atualmente, para mim curso mecatrônica ou controle e automação tem o mesmo ponto de visão e trabalho creio que são poucos denominados mecatrônica mas ai vai de você ver a ementa dos cursos nas faculdades que achar legal e correr atras do vestibular.. que agora muitas são pelo enem :)

e outra uma coisa eu te digo agora.. a faculdade vai te ensinar teoria e digamos uma parte do que tu vai precisar aqui fora.. conclusão ou tu corre atras, faz trabalho enche saco de professor pra tirar duvida faz alguma coisa por hobby entra em feiras, conversa com diretor da faculdade pra fazer um evento coisa do tipo para que você não saia da faculdade apenas com a teoria... e sim com prática e com conhecimentos alem do que a faculdade irá te ensinar.

no meu caso aprendi a usar PIC sozinho para poder fazer o trabalho de conclusão, e acabei gostando mas parei de mexer nisso a um bom tempo e agora to apanhando para relembrar algumas coisas mas tem bastante coisa pronta na net que eu lendo o código entendo e implemento em outros aplicativos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!