Ir ao conteúdo

Placa mãe Intel DZ77SL-50K reiniciando sozinha

rodrigomartinho

Posts recomendados

Postado

Montei um PC novo com a seguinte configuração:

- Placa mãe: DZ77SL-50K;

- Processador: i5-3570K;

- SSD: Intel 330;

- RAM: 2 x 4GB Patriot memory (PC3-12800 CL9 Memory Kit – PVI38G160C9K);

- Fonte: Corsair CX500;

- DVD Sony.

Ele está reiniciando sozinho, geralmente logo após o boot, ainda na tela de inicialização do Windows. Em raras vezes demora mais. De acordo com os testes que fiz, acredito que seja um problema relacionado com o Intel HD (video do processador).

Em um 1o. teste, coloquei uma placa de vídeo offboard. O problema cessou.

Em um segundo teste, troquei a fonte por uma Seventeam de 500W e o PC funcionou, mesmo sem a placa de vídeo, por uns 30 minutos. Concluí que o problema era a fonte, mas a troquei e o problema persiste. Provavelmente foi coincidência ter funcionado por 30 minutos neste teste.

En um terceiro teste, troquei o processador com outro PC que tenho. O i5-3570K funcionou no outro PC (uma DH67BL), mas o processador deste outro PC (um i5-2500K) não funcionou na DZ77SL. Continuou reiniciando sozinho, ainda que na média demorasse um pouco mais até reiniciar. Concluí então que era a placa mãe. Troquei a placa mãe por outra igual e o problema presiste...

O problema ocorre mesmo com configuração mínima: Apenas 1 pente de RAM, sem SSD e iniciado com o DVD live de uma distribuição Linux (Debian). O problema não ocorre com o Windows iniciado em safe mode (PC completo, com SSD e os 2 pentes de memória).

Como o problema não ocorre com a instalação de uma placa de vídeo, e já troquei fonte e placa mãe, estou desconfiando que o problema não é com alguma das peças, mas talvez esteja relacionado com o uso do video Intel HD (HD4000 no caso do i5-3570K e HD3000 no caso do i5-2500K, que são os 2 processadores que testei) nesta placa mãe.

Alguém teve um problema parecido? Alguma sugestão sobre qual pode ser o problema?

Obrigado,

Rodrigo Martinho.

Postado

Já fiz atualizações de BIOS, não solucionou. Aliás, todas as versões posteriores à que veio de fábrica não só não solucionaram o problema como o F2 parou de funcionar e eu não consegui entrar na BIOS. Tive que voltar para a versão original (se não me engano a 55).

Hoje farei mais alguns testes com RAM e com uma placa de diagnóstico, depois posto os resultados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...