Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual solução me indicam?


Ragnatus

Posts recomendados

Olá a todos. Estou com um probleminha rs. Uso em meu computador uma MOBO micro-atx ASUS Maximus V gene, um CPU cooler Thermaltake Frio Extreme e 2 módulos RAM Corsair Vengeance 1600Mhz 8gb cada. Porém estou com um problema quanto ao encaixe de tudo isso na placa mãe. O cooler é muito bom realmente conforme testes do CDH, porém é muito grande. Se eu encaixar os 2 fans soprando o ar no sentido TRÁS >>> FRENTE do gabinete, tudo se encaixa, conforme essa imagem:

459956.jpg

Contudo, pelo que sempre vejo na internet o ideal é colocar os fans soprando o ar no sentido FRENTE >>> TRÁS ou BAIXO>>>CIMA:

8.jpg

O problema começa agora: não é possível colocar o cooler em nenhum desses 2 sentidos, pois os módulos de memória são muito altos e encostam nos fans ou no dissipador devido à altura do dissipador da RAM. Nessa imagem da pra ver a distancia que fica entre o fan e os slots de memoria:

img_Thermaltake-Frio-Extreme-assembled-4_1347591748891876750.jpg

Agora eu lhes pergunto:

1º Será que posso deixar tudo como está, com o ar soprando no sentido TRÁS>>>>FRENTE? Ou isso esquentaria muito o gabinete?

2º Caso necessite realmente de colocar no sentido FRENTE>>>TRÁS ou BAIXO>>>CIMA, eu poderia cortar fora a parte de cima dos dissipadores da minha corsair vengeance? Tenho medo de fazer e elas esquentarem demais (porém nunca fiz OC de memória, então elas sempre funcionaram a 1600 Mhz conforme de fárica)

Memoria_Corsair_Vengeance_12GB_04__38367_zoom.jpg

3º O melhor é trocar o cooler ou as memórias rs ?

Grato rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Ragnatus

Há alguns anos atrás, conheci um rapaz que estava com um problema similar ao seu. O processador dele rodava a 4,7Ghz e por conta disso, ele precisou comprar um cooler dos bravos. Mas acabou tendo este mesmo problema devido ao alto perfil da memória.

Eu acredito que você não tenha problemas em colocar o seu esquema de refrigeração invertido, desde que você tenha FANs na parte da frente do seu gabinete que possam funcionar como exaustores.

No caso dele, eu inverti apenas a FAN traseira e para a parte da frente, eu sugeri que ele comprasse essas peças:

2 FANs baia de 120mm - as FANs foram instaladas de modo invertido.

Baia_Fan_120mm_Preta_01_g.jpg

2 Grill Metal de 120mm - Para serem instaladas na frente das FANs Baias.

FAN-grill.jpg

1 Exaustor frontal (baia do disquete)

41.jpg

Apesar de ser um caso bem raro de se ver, depois que fizemos as devidas instalações, a maquina dele não mais apresentou problemas.

Pode não ser a solução ideal para você, porque cada caso é um caso. Mas é uma sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não deve fazer as fans do cooler soprarem no sentido trás para frente.

As fans devem soprar em direção a traseira do gabinete ou soprarem de baixo para cima, dependendo de como você instalar o cooler.

Tem até review instalando coolers como o seu com a fan do meio e a outra fan na traseira.

thermalrightsilverarrowy.jpg

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=674&Itemid=62

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Ragnatus

Há alguns anos atrás, conheci um rapaz que estava com um problema similar ao seu. O processador dele rodava a 4,7Ghz e por conta disso, ele precisou comprar um cooler dos bravos. Mas acabou tendo este mesmo problema devido ao alto perfil da memória.

Eu acredito que você não tenha problemas em colocar o seu esquema de refrigeração invertido, desde que você tenha FANs na parte da frente do seu gabinete que possam funcionar como exaustores.

No caso dele, eu inverti apenas a FAN traseira e para a parte da frente, eu sugeri que ele comprasse essas peças:

2 FANs baia de 120mm - as FANs foram instaladas de modo invertido.

Baia_Fan_120mm_Preta_01_g.jpg

2 Grill Metal de 120mm - Para serem instaladas na frente das FANs Baias.

FAN-grill.jpg

1 Exaustor frontal (baia do disquete)

41.jpg

Apesar de ser um caso bem raro de se ver, depois que fizemos as devidas instalações, a maquina dele não mais apresentou problemas.

Pode não ser a solução ideal para você, porque cada caso é um caso. Mas é uma sugestão.

Muito boas as dicas, mas eu não gostaria de ter que gastar muito mais do que já gastei, mas se não tiver jeito faço isso.

Você não deve fazer as fans do cooler soprarem no sentido trás para frente.

As fans devem soprar em direção a traseira do gabinete ou soprarem de baixo para cima, dependendo de como você instalar o cooler.

Tem até review instalando coolers como o seu com a fan do meio e a outra fan na traseira.

Eu sempre tive isso na minha cabeça, achando que um "dual pull" seria bem menos eficiente que um "dual push" pra resfriar os dissipadores. Alguém se possível me corrija. Infelizmente não encontrei na internet uma resposta pra essa informação. Caso seja eficiente o bastante então meu problema ja estaria resolvido rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente a fan em push tem melhor desempenho do que fan em pull.

No entanto, eu sei que no caso do 212 tem pessoas que mantiveram bom desempenho mesmo com a fan em push.

Veja um teste do 212+ com diferentes posicionamentos das fans.

http://www.overclock.net/t/1199135/hyper-212-testing-push-vs-pull-vs-push-pull-also-horizontal-vs-vertical-positioning

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po mas a diferença ali nos testes nem foram tão tensas. O problema é que esse ai tinha só um dissipador. Já o frio extreme tem 2 dissipadores, então um deles ficaria sofrendo apenas a ação de "pull" enquanto o outro sofreria o "push-pull". Pelos testes ali realmente vai dar certo. Farei uns testes assim que chegar de viagem e posto os resultados rs

Acho que to mudando de ideia...to achando que vou deixar no modo tradicional e tirar os dissipadores das memorias e comprar outros da akasa ou algo do genero..que sejam de perfil baixo.....o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!