Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória ddr3 1333 ou 1600 mhz? qual a diferença?


vitorgt

Posts recomendados

Estou montando um novo pc e quero colocar 8gb de memória, mas para economizar espaço de slot na placa mãe eu quero colocar um pente só de 8gb mas até agr os slot de 8 gb são com essa velocidade de 1600 mhz ..

Configuração: amd fx 6100 3,3 ghz, placa mãe m5a99x evo asus, 8gb ram, placa vídeo gtx 650 ti 1 gb gddr5, hd 500, fonte corsair 600 w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Como os amigos citaram, é realmente a velocidade.

Sugiro compra-las de alguma série especial como CORSAIR Vengeance ou Kingston HypeX. A diferença de preço é pequena e o pelo ganho, vale bastante a pena. Dissipador de calor e o fato delas virem pareadas garante 100% de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Economizar espaço?? por que?? não há ganho em ter algo vago na Mobo...

1600Mhz contra 1333Mhz é óbvio né? mas é single são apenas 64bits

Se forem 2 pentes, em Dual Channel, são 128bits...

Então mesmo as 2 X 1333Mhz a 128bits seriam mais rápidas que a única 1600Mhz a 64 bits (faça as contas)

Clock * bits / 8 = taxa transf.

Single 1600 * 64 / 8 = 12.800 MB/s

Single 1333 * 64 / 8 = 10.664 MB/s

Dual 1333 * 128 / 8 = 21.328 MB/s

Dual 1600 * 128 / 8 = 25.600 MB/s

Esse é o máximo teórico, mas se você testar e não obtiver o máximo, é normal... mas sabendo que se testar os modos ais lentos, eles também não chegarão ao máximo teórico...

Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Só pra ver se eu entendi...

Teoricamente, então, se fosse 4gb (single) seria:

1600 * 64 / 4 = 25,600 mb/s

e 2x2gb seria:

1600 *128 / 2 = 102,400 mb/s [?]

Então seria vantagem colocar duas de 2 ao invés de uma de 4.

Não parceiro, creio que você entendeu errado.

O número não pode ser dividido pelo tamanho da memória. No seu primeiro caso você dividiu por 4 (porque era 4GB) e no segundo caso você dividiu por 2 (porque era 2GB)

Você tem que dividir o FSB (1333, 1600) x Número de bits (64, 128) por 8 para ter o resultado em Bytes.

Como nosso amigo explicou em cima, os resultados saíram em MB/s (ele teve um pequeno erro colocando o "B" minúsculo, dando a entender bits)

Se ele não dividisse por 8, seria algo como:

102.400 Mb/s no primeiro exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, falha minha...

mas o 8 na divisão é uma constante, não o tamanho da memória...

O conceito resumido é simples: Dual Channel é melhor que até quase o dobro do clock em questão...

como não conheço nenhuma memória ram rodando a 2700Mhz, fica fácil deduzir que duas de 1333 são melhor negócio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma sugestão;mude o processador para FX6300,que é mais novo e mais forte que o FX6100,.e veja esta fonte de 600W,é melhor ir no tópico de fontes e postar a configuração para ter uma fonte melhor e mais barata.Para sua placa uma seasonic 430 serve,mais se for trocar por uma mais forte depois,veja lá no setor de fontes.boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pra uso diario do PC e até mesmo em jogos tu não vai sentir diferença alguma em colocar memoria 1333mhz ou 1600mhz, o que mais conta é dual-channel como os colegas acima já explicaram...

Agora a questão que o outro amigo levantou acima a que ele te recomendou pegar memorias 1600mhz de series mais caras que vem com o dissipador de calor tipo corsair vengeance ou kingsont hyperX ou até mesmo as g.skill, eu discordo completamente, pois além de serem mais caras elas com certeza vão atrapalhar sua vida quando tu for colocar um Cooler descente a AR, eles são grandes e as memorias atrapalham a instalação deles por serem muito altas devido ao dissipador de calor, geralmente o 1º slot DDR3 fica inutilizado, agora se mesmo assim tu quer pegar uma corsair vengeance ela vem LP (low profile) são mais baixas dai sim vale a pena.

Agora se tu não faz questão pode pegar qualquer uma de marca boa, ex.: kingston, corsair, g.kill, geil....

A que tiver mais barata vai sem medo, mas sempre observando, que se por exemplo tu vai colocar 8GB de memoria no PC então compra 2 pentes de 4GB de preferência que venha em KIT lacrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te aconselho a conferir esses dois testes aqui:

http://www.tecmundo.com.br/memoria-ram/36465-quanta-diferenca-a-memoria-ram-faz-nos-jogos-.htm

http://www.tomshardware.com/reviews/bulldozer-ddr3-overclocking,3209-3.html

E te recomendo essa memoria :

Memória RAM DDR3 1.600MHz 8GB (2x 4GB) G.Skill RipjawsX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Não sei se deveria utilizar o tópico para esta dúvida, mas pesquisando foi o que eu encontrei mais próximo. A dúvida é: 4x2GB 1600Mhz ou 2X4GB 1600Mhz ? A quantidade de módulos de memória interfere no desempenho dual channel nesse caso de comparação que citei ? Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!