Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chiado na fonte de alimentação.


Mansano

Posts recomendados

Bom dia senhores.

Adquiri um computador a alguns dias e ontem fui me deparar com uma situação curiosa... quando meu computador está ligado ou até mesmo desligado(com a luz do filtro acesa), a fonte faz um ruido baixo, aqueles ruídos de energia.

Li alguns tópicos presentes neste fórum, e o possível problema poderia ser o chuveiro elétrico... mas mesmo com ele não estando em uso, o ruído persiste.

Também tenho um filtro de linha "podrera'', daqueles de R$20,00 que são vendidos em papelarias, mas estou usando-o até o meu Clamper chegar. Poderia ser esse o problema dos ruídos também? A Luz dele está vermelha, mas acredito que seja pelo não aterramento na tomada que estou utilizando.(Ou não? O.O)

Agradeço desde já pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores.

Adquiri um computador a alguns dias e ontem fui me deparar com uma situação curiosa... quando meu computador está ligado ou até mesmo desligado(com a luz do filtro acesa), a fonte faz um ruido baixo, aqueles ruídos de energia.

Li alguns tópicos presentes neste fórum, e o possível problema poderia ser o chuveiro elétrico... mas mesmo com ele não estando em uso, o ruído persiste.

Também tenho um filtro de linha "podrera'', daqueles de R$20,00 que são vendidos em papelarias, mas estou usando-o até o meu Clamper chegar. Poderia ser esse o problema dos ruídos também? A Luz dele está vermelha, mas acredito que seja pelo não aterramento na tomada que estou utilizando.(Ou não? O.O)

Agradeço desde já pela atenção.

Abraço.

Bom dia.

Amigo, no seu caso pode ser que não seja nem o chuveiro e em a régua, o problema parece ser dentro de sua fonte de alimentação. Pode acontecer de algum varistor ou resistor estar com problema.

Qual a marca da sua fonte?

você usa algum tipo de estabilizador, módulo isolador ou

no-break?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Amigo, no seu caso pode ser que não seja nem o chuveiro e em a régua, o problema parece ser dentro de sua fonte de alimentação. Pode acontecer de algum varistor ou resistor estar com problema.

Qual a marca da sua fonte?

você usa algum tipo de estabilizador, módulo isolador ou

no-break?

Boa tarde!

Então cara, minha fonte é uma OCZ MODXSTREAM 80 PLUS 700w, igual a do anuncio abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466273994-fonte-atx-700w-real-modxstream-pro-ocz-nvidia-sli-80-plus-_JM

Utilizo apenas o filtro de linha.

Li em vários fóruns na internet e existem casos de usuários que tiveram o mesmo problema que o meu e que com o tempo ele desapareceu e de outros que tem as fontes a vários anos e sempre tiveram o barulho, não atrapalhando em nada o desempenho. São informações equivocadas ou realmente pode ser isso?

Caso seja útil, a configuração da máquina é a seguinte:

PROCESSADOR INTEL CORE I5-2320 S1155 3.0GHZ 6MB BOX

MB S1155 ASUS P8H61-M LX PRO

MEM DDR3 8GB 1600MHZ KINGSTON HYPERX BLU BLACK

VGA PCIEXP 2.0GB DDR5 FX R7850 XFX 860M 256BIT

HD SATA3 3.5" 1000GB SEAGATE 7200RPM 64MB SLIM

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ruído pode ser derivado dos chuveiros com controle eletrônico de temperatura. Lembre-se que mesmo estando com os chuveiros desligados ali na sua casa, essa "interferência" pode estar vindo de algum vizinho, por exemplo.

Talvés o problema seja também nos indutores da fonte que foram mal enrolados, causando o famoso "Coil Whine".

Primeiro compre um bom filtro de linha. Caso o problema persistir, analise se esse barulho realmente te incomoda, caso positivo, tente trocar a fonte por outro modelo. Caso o barulho não te incomodar, pode usar a fonte tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ruído pode ser derivado dos chuveiros com controle eletrônico de temperatura. Lembre-se que mesmo estando com os chuveiros desligados ali na sua casa, essa "interferência" pode estar vindo de algum vizinho, por exemplo.

Talvés o problema seja também nos indutores da fonte que foram mal enrolados, causando o famoso "Coil Whine".

Primeiro compre um bom filtro de linha. Caso o problema persistir, analise se esse barulho realmente te incomoda, caso positivo, tente trocar a fonte por outro modelo. Caso o barulho não te incomodar, pode usar a fonte tranquilamente.

Entendi, obrigado pelas explicações!

Conversando com um amigo, ele me disse que tem um problema parecido com o meu, mas no dele a origem do ruído é na placa de vídeo... Só por curiosidade, o que você me disse sobre a fonte se aplica a este outro componente também?

Obrigado pela atenção e desculpem minha ingenuidade, sou novo no fórum e estou começando a ler os tópicos para expandir meus conhecimentos nesta área técnica. hahahaha

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Amigo, sou técnico em eletrônica e esse barulho na fonte como havia dito pode ser algum componente apresentando falha e resulta nesse barulho, aconselho a você levar a fonte em um técnico de sua confiança para ele abri-la e localizar o componente com defeito.

Esse seu caso só terá alguma solução se você for até um técnico para ele lhe ajudar.

Espero ter lhe ajudado

OBS: Aconselho tb, que você uso um estabilizador ou um módulo isolador em seu pc para evitar problemas futuros relacionados a energia. Régua é uma furada "minha opinião é claro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OBS: Aconselho tb, que você uso um estabilizador ou um módulo isolador em seu pc para evitar problemas futuros relacionados a energia. Régua é uma furada "minha opinião é claro".

De onde poderia ser clega Alx M.R????

De nenhm outro lugar senão do Ceará, de cerebro lavado pela falecida Microsol, com seus milagrosos módulos isoladores estabilizados...

Falcatrua da pura.. Acorde amigo, ainda é tempo...

Ao colega Mansano, sinto lhe dizer acho que preferiste a promessa de potência dessa fonte, totalmente desnecessária e mentirosa aliada a uma péssima qualidade da mesma..

Sua config não chega a pedir 270 Watts como pode ser visto ai num cálculo de demanda da pico ds mesma..

Mansano_zps02bf6733.jpg

Colocar uma fonte com quase 3 vezes maior potência do que necessário beira o ridículo. Não obstante, e para baratear, pegas uma porcaria de fonte.

Quer ver um review da mesma, veja ai: http://www.hardocp.com/article/2008/11/12/ocz_700w_modxstream_pro_power_supply/9#.UTnEThngInU

Note que tomou um FAIL enorme no teste..

Além disso, se pensas que ela seria capaz de entregar 700 Watts, recolha o time.

É só olhar em sua etiqueta e perceber que ela promete coisa de 552 Watts na linha de 12 Volts.

Olhe ai:

OCZ700MXSP.jpg

Isso é coisa de fonte de 590 Watts e não de 700 Watts...

Com uma demanda da ordem de 267 Watts se tivesses adotado uma fonte de 430 Watts estaria com extrema folga ainda.. 267/430 = Comprometeria somente 62% de sua capacidade final..

Escolha ruim essa sua...

Fosse eu lhe recomendaria uma dessas: http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=18832&Fonte+Corsair+430W+CX430+ATX12V+v2+BUILDER+SERIES+80+PLUS+BRONZE+CP-9020046-WW+CORSAIR

Mas esqueça desse ruído, ou é derivado de harmônicas presentes na rede elétrica ou é coil whine.. Nada vais poder fazer com respeito a ele. Se muito elevado, manda a fonte de volta dentro da garantia..

E atente para o que está escrito ao final de minha assinatura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega Mineiro, sou de SAMPA :D .

Creio que onde você mora não tenha muitas variações de energia como aqui. O fato de estabilizadores ou módulos isolador serem uma farsa, não é bem assim. Eles são uma droga, concordo, mas se é ruim com eles pior sem eles.

Mas se a sua opinião é que são uma falcatrua, vou respeitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde poderia ser clega Alx M.R????

De nenhm outro lugar senão do Ceará, de cerebro lavado pela falecida Microsol, com seus milagrosos módulos isoladores estabilizados...

Falcatrua da pura.. Acorde amigo, ainda é tempo...

Ao colega Mansano, sinto lhe dizer acho que preferiste a promessa de potência dessa fonte, totalmente desnecessária e mentirosa aliada a uma péssima qualidade da mesma..

Sua config não chega a pedir 270 Watts como pode ser visto ai num cálculo de demanda da pico ds mesma..

Mansano_zps02bf6733.jpg

Colocar uma fonte com quase 3 vezes maior potência do que necessário beira o ridículo. Não obstante, e para baratear, pegas uma porcaria de fonte.

Quer ver um review da mesma, veja ai: http://www.hardocp.com/article/2008/11/12/ocz_700w_modxstream_pro_power_supply/9#.UTnEThngInU

Note que tomou um FAIL enorme no teste..

Além disso, se pensas que ela seria capaz de entregar 700 Watts, recolha o time.

É só olhar em sua etiqueta e perceber que ela promete coisa de 552 Watts na linha de 12 Volts.

Olhe ai:

OCZ700MXSP.jpg

Isso é coisa de fonte de 590 Watts e não de 700 Watts...

Com uma demanda da ordem de 267 Watts se tivesses adotado uma fonte de 430 Watts estaria com extrema folga ainda.. 267/430 = Comprometeria somente 62% de sua capacidade final..

Escolha ruim essa sua...

Fosse eu lhe recomendaria uma dessas: http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=18832&Fonte+Corsair+430W+CX430+ATX12V+v2+BUILDER+SERIES+80+PLUS+BRONZE+CP-9020046-WW+CORSAIR

Mas esqueça desse ruído, ou é derivado de harmônicas presentes na rede elétrica ou é coil whine.. Nada vais poder fazer com respeito a ele. Se muito elevado, manda a fonte de volta dentro da garantia..

E atente para o que está escrito ao final de minha assinatura..

Prezado Faller, Alx e Felipe.

Muito obrigado pelas explicações!

Contatei a garantia e vou devolver a fonte... trocarei pela citada por você(faller).

Só uma dúvida, este calculo dos Watts necessários para o funcionamento de minha fonte foram feitos por você ou em algum site esta informação é disponibilizada?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só uma dúvida, este calculo dos Watts necessários para o funcionamento de minha fonte foram feitos por você ou em algum site esta informação é disponibilizada?

Abraço.

Essa calculadora de demanda é do site da Outervision. É a melhor e mais correta calculadora que se tem na internet, desde que você não invente moda, desde que você preencha tudo de modo correto, sem inventar..

É essa dai. Faça o exemplo de sua config e se der diferente daquela que fiz, em cima de sua config, muito provavelmente você errou..

http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega Mineiro, sou de SAMPA :D .

Creio que onde você mora não tenha muitas variações de energia como aqui. O fato de estabilizadores ou módulos isolador serem uma farsa, não é bem assim. Eles são uma droga, concordo, mas se é ruim com eles pior sem eles.

Mas se a sua opinião é que são uma falcatrua, vou respeitar.

Desculpe lhe informar, mas como técnico em eletrônica você deveria saber dos problemas inerentes ao uso dos estabilizadores. Recomendo fazer a leitura dos posts recomendados do fórum antes de querer ajudar alguém.

Em um post seu ali em cima eu vi você falar que usar "régua" é furada. Concordo com você caso se refira aos filtros de linha vendidos em açougue, que o único dispositivo de proteção é um mero fusível.

Bons filtros de linha são a maneira mais correta de se ligar equipamentos eletrônicos modernos, que, diferentemente dos estabilizadores ou módulos isoladores estabilizados, não pioram mais ainda a energia que vem da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo apenas o filtro de linha.

Li em vários fóruns na internet e existem casos de usuários que tiveram o mesmo problema que o meu e que com o tempo ele desapareceu e de outros que tem as fontes a vários anos e sempre tiveram o barulho, não atrapalhando em nada o desempenho. São informações equivocadas ou realmente pode ser isso?

Se o problema persistir com a nova fonte, parece ser exatamente isso. O que precisa aí é fonte melhor e filtro de linha que presta. Se você já está providenciando ambas as coisas, não há mais com que se preocupar. Problema com coil whine é muito comum na sua fonte ruinzinha atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...