Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OCZ 700W MxS - Álgebra ou Etiqueta errada?


Cabelo75

Posts recomendados

Fala rapaziada, bom dia!

Essa dúvida pintou quando tava fazendo uma faxina no possante e quando desmontei a fonte, por curiosidade, li a etiqueta da minha superdimensionada fonte OCZ 700W ModxStream (na época, a achei baratinha, tava na febre dos "Watts reais", quanto mais "braba" melhor e o que vale é a "boniteza" da embalagem! Pra que etiqueta? aauhauhau!). Daí percebi que tem dois barramentos de 25A nas duas saídas de 12V e o total seria de 552W.

"Epa, peraí!", pensei. Segundo o Fallercurso 2000, se eu multiplicar a corrente pela tensão, logo dará a potência em Watts. Pois bem, 25x12 não seria 300? Já que tem 300W na linha 12V1, mais 300W na linha 12V2 não combinariam 600W?

O pior que a bizarrice não para por aqui. Passei lá na OCZ pra ver qual é e o que era uma dúvida trivial, passou a embolar o meio de campo de vez:

mxsp_wattage_charts.jpg

Seguindo o mesmo cálculo (V x A = W), refiz as contas:

Modelo de 500W: 18x12 = 216W x2 = 432W....confere!

Modelo de 600W: 25x12 = 300W x2 = 600W....o quê? Na etiqueta diz que entrega até 504W nas saídas de 12V.

Modelo de 700W: 25x12 = 300W x2 = 600W...aí o jacaré aparece! Além de ter a potência impressa igual ao do modelo de 600W, qual seria a mágica adicionar 48W (552W) com as mesmas constantes (corrente e tensão)?

Será que interpretei mal as informações dos rótulos das fontes ou matei um monte de aulas do Fallercurso?

Abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando aparece a potência combinada, como no caso das fontes de:

500 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 432 Watts => 432/12 = 36 Amperes Limite para reset da fonte = 18 Amperes por linha

600 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 504 Watts => 504/12 = 42 Amperes Limite para reset da fonte = 25 Amperes por linha

700 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 552 Watts => 552/12 = 46 Amperes Limite para reset da fonte = 25 Amperes por linha

sem nenhum problema de entendimento, certo

Se somares 40 Watts a disponibilidade em 12 Volts terás uma ótima ideia do que a fonte é capaz de entregar, a uma config mederna. Veja ai:

500 => 432+40 = 472 Watts

600 => 504+40 = 544 Watts

700 => 552+40 = 592 Watts Só você imaginou ser ela capaz de entregar 700 Watts.. Comprou com o olho grande e esqueceu a razão.

Quanto aos limites individuais, esses só servem para resetar a fonte. É como os disjuntores da sua casa. RTem lá um de 30 Amperes, o que não quer dizer que nessa linha está disponível uma potência de 30 x 127 Volts = 3.810 Watts e sim quer dizer que esses 30 Amperes é o limite para aquele disjuntor desligar, assim como na fonte de 700 Watts, por exemplo, aquele 25 Amperes é o limite para a fonte se desligar, se proteger... Viste qua a máxima corrente ai fornecida pela fonte de 12 Volts é de

46 Amperes e não 25+25..

Quanto a porcaria de fonte que ela é, bastaria uma análise em reviews para sacar isso dai. Veja ai, tomou FAIL no final da análise..

http://www.hardocp.com/article/2008/11/12/ocz_700w_modxstream_pro_power_supply/#.UTiUPrbsTRw

Mas isso dai não é novidade para quem lê meus tópicos.

Veja a explicação tá ai desde 2007... Tem seis anos..

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Mas não esquente a cabeça. Sempre é hora de aprender.. 95% de quem compra uma fonte ignora a madita etiqueta, justo aonde tem muita coisa acerca da fonte. Até mesmo como essa ai, prometendo 550 Watts em uma fonte que diz entregar 700 Watts. Isso soa como um grito mais ou menos assim, como se a etiqueta gritasse..

Seu trouxa, como seria eu uma fonte de 700 Watts se só entrego 550 Watts em 12 Volts?????

Desculpe a franqueza..

E não pense que é caso único!!!

Tem uma pá de fontes no mercado que mentem deslavadamente, frente ao comprador e ele, pateta, sequer se dá conta, e se atira igual lambari no cuspe...

Exemplos apenas:

FonteSenteyBRP600.jpg

SenteyBRP700-Meunomeumnmero.jpg

CoolerMaster600WattsRS-600-AMBA-D3.jpg

SeventeamST-550P-NL.jpg

CorsairCX430V2-Etiqueta.jpg

CoolerMasterRS-525-PCAR-D3sentrega459Watts.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Escrevi um testamento e tomei caixote do forum...uaehueheauh!

Faller, obrigado por responder! Fiz um texto bonitão, mas o sistema do fórum ficou com "inveja" e o surrupiou de mim. Vamos nós de novo...tentativa 2:

Atacarei as suas considerações (com respostas, MUITAS desculpas esfarrapadas e mais perguntas, lógico):

Quando aparece a potência combinada, como no caso das fontes de:

500 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 432 Watts => 432/12 = 36 Amperes Limite para reset da fonte = 18 Amperes por linha

600 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 504 Watts => 504/12 = 42 Amperes Limite para reset da fonte = 25 Amperes por linha

700 Watts => Potência combinada em 12 Volts = 552 Watts => 552/12 = 46 Amperes Limite para reset da fonte = 25 Amperes por linha

sem nenhum problema de entendimento, certo

Se somares 40 Watts a disponibilidade em 12 Volts terás uma ótima ideia do que a fonte é capaz de entregar, a uma config mederna. Veja ai:

500 => 432+40 = 472 Watts

600 => 504+40 = 544 Watts

700 => 552+40 = 592 Watts

Pela minha enorme limitação de conhecimento elétrico, nem imaginei em fazer o "reverse" da conta. O certo seria dividir a potência "combinada" pela tensão (12V) pra achar a capacidade máxima de corrente...certo?

Mas não concorda que esses 25A que aparece descrito em ambas os campos para 12V não pode induzir um consumidor normal (eu) ao erro? Eu esperava que fosse de potência máxima e não proteção das linhas.

Só você imaginou ser ela capaz de entregar 700 Watts.. Comprou com o olho grande e esqueceu a razão.

Essa fonte nem estava nos planos quando a adquiri. Tava de olho em uma Tt 600W até que essa apareceu custando 40 pratas a menos (paguei R$230 em 2011). Na febre do Watt real, quanto mais melhor, fonte "braba" e modular e por ser ÓCêZê, pra que rótulo? Fechei na hora! Só depois de algum tempo, quando comecei a frequentar o fórum que bateu a curiosidade de pesquisá-la melhor.

Só pra constar, tava saindo de uma Wisecase 500W "reaus". Não foi tão ruim a mudança...

Quanto a porcaria de fonte que ela é, bastaria uma análise em reviews para sacar isso dai. Veja ai, tomou FAIL no final da análise..

De fato, foi o primeiro teste que eu tinha lido a respeito. A fonte passou por três testes por insistência da OCZ pedindo praticamente de joelhos que a OCP tirasse o fail dela. Nada feito.

Seu trouxa, como seria eu uma fonte de 700 Watts se só entrego 550 Watts em 12 Volts?????

Eu ouvi isso quando pus o ouvido na fonte. Pensei que tava doidão, até meio cabreiro fiquei. Então, a fonte me presenteou com um estojo "bem-transado" dos cabos e aí fiquei com ela, uaehuaehuaeh! Na verdade, tava nem aí para o que entregava. O que importava era os 700W na caixa, tinha a grana pra comprar e era ÓCêZê!

Mas isso dai não é novidade para quem lê meus tópicos.

Veja a explicação tá ai desde 2007... Tem seis anos..

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Ops! Essa aula eu matei...foi mal!

Tem uma pá de fontes no mercado que mentem deslavadamente, frente ao comprador e ele, pateta, sequer se dá conta, e se atira igual lambari no cuspe...

Ah sim! Mas para o consumidor incauto (eu), movido pelo apelo da marca e das promessas resistiria? Nem todo mundo tem a curiosidade de pesquisar antes a respeito e, principalmente, ter o privilégio de contar com pessoas que partilham de seus conhecimentos e experiências para não fazer besteira depois?

Mas não esquente a cabeça. Sempre é hora de aprender

Por isso que sempre tô aqui "perturbando". Mesmo nos momentos que tento ajudar algum amigo do CdH, sempre aprendo algo. Imagina perguntando e tendo um mestre pra te orientar? O pessoal não pode ter ideia que quão importante ter uma opinião de mestres (falando apenas desta seção) como Faller, Kayke, NyanDere, Jorno, entre outros camaradas do CdH.

Faller, muito obrigado por dispor de seus conhecimentos e de seu tempo para jogar a pá de cal na minha dúvida.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda bem que levastes a minha analise na brincadeira, na gozação, embora tudo que falei foi da máxima seriedade..

Acontece amigo. Acontece..

Uma regra infalível é desconfiar, falei desconfiar, sempre que a oferta é atrativa..

Redobre e refine a análise nesses casos. Pode ter falcatrua a vista.. Isso dai é mais antigo que a humanidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando...

Ainda bem que levastes a minha analise na brincadeira, na gozação, embora tudo que falei foi da máxima seriedade..

Nada disso Faller, além de levar o nosso papo, e sua análise principalmente, extremamente a sério, a "brincadeira" na verdade (verdade MESMO) era o meu pensamento sobre este assunto de dois anos atrás quando adquiri a ÓCêZê. Apenas acrescentei bom humor para que o testamento não ficasse chato demais, da qual não deixaria de ter sido realidade também.

Uma regra infalível é desconfiar, falei desconfiar, sempre que a oferta é atrativa..

Redobre e refine a análise nesses casos. Pode ter falcatrua a vista.. Isso dai é mais antigo que a humanidade...

Perfeito. Mas quem não tem nenhum embasamento sobre o assunto vira presa fácil por simplesmente não ter parâmetros. Aí que o bicho pega. Eu, atualmente já tenho uma noção razoável, fora os ótimos professores da qual não quero me referir mas sendo que um deles estou tendo o imenso prazer de trocar uma idéias.

Nunca mais serei corrompido por um estojo...mas se for dois? Aí sei não, uhaeueahaeuh!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!