Ir ao conteúdo

Resistor para LED 3V

josemarin

Posts recomendados

Postado

Olá.

Para um projeto, preciso ligar um LED branco comum a uma bateria de relógio de 3V.

Sei que vai durar pouco, mas colocando um resistor em série a bateria dura mais, correto?

O problema é como calcular o valor correto para o resistor.

Alguém sabe como fazer o cálculo?

Obrigado.

Jose

Postado

Eu já fiz um teste, liguei um led a uma bateria de relógio de 3V, e ele ficou aceso por mais de uma semana, imaginei que conectando um resistor poderia durar mais...

Postado

Não sei que led ligou, até pode acender com essa tensão indicada.

Mas se ligar com resistência em serie, o que no mínimo é aconselhável para proteger o led, vai ter perda na resistêcia e se calhar até vai "apagar" mais cedo pela tensão no led diminuir .

Postado

Se usar resistor o brilho dos leds vai diminuir um pouco, se você não se importar com isso vai ser bom, mas se se importar , ligue direto na pilha mesmo. Pode usar um resistor para vários leds. A diferença é que a corrente de todos eles são somadas. Use sites para calcular resistores, como aquele que o Ricardov mencionou. Um led branco de alto brilho geramente funciona com no mínimo 2,8 volts(posso estar enganado) até 4,5volts. A corrente é de uns 20 miliamperes.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...