Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar um subwoofer a partir de auto falante?


Posts recomendados

Oi pessoas.

Já tive um alto-falante de carro que tinha dois "andares", sendo o normal e um pequeno falante dentro do maior. Bem, em nome da ciencia eu defiz os andares e vi que o de cima tinha um capacitor ligado na entrada, em série com o falante e este conjunto em paralelo com o maior. Isso é twiter ou subwoofer?

Sei que capacitor impede uma corrente contínua de passar, mas permite uma variável, como uma saída de som. E indutor é o contrário.

Queria saber se tem como eu pegar um falante normal e adapatar um capacitor ou indutor nele para ter reforço de graves ou agudos junto de caixas normais. Aí eu colocaria um potenciometro para regular a faixa do que é "grave" ou do que é "agudo".

Alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses dai que você diz "de dois andares" são os coaxiais, que em geral são formados por um woofer (ou midbass ou midrange) e um tweeter. Não são de boa qualidade.

SubWoofer é bem maior. Em geral são de 8" para cima (se bem que existem alguns razoáveis de 6"), e precisam de caixa.

Se você fizer um projeto para ligar no som com certeza irá ficar melhor que esses que vendem por ai, mas irá ficar bem mais caro.

Capacitores e indutores são usados como filtros passa-baixa ou passa-alta (se você não está acostumado com isso, um filtro passa-alta, feito com capacitores despolarizados, barra as frequências mais baixas). Dá uma lida aqui: http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=36

aproveite e olhe esse site que você irá aprender bastante sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Sledge, valeu mesmo. Esse site tem coisas bem interessantes. Vou fuça-lo para ver que mais eu posso implementar no meu som. Agora uma pergunta totalmente leiga:

Tem como reduzir o cone de som, em termos de altura de cone? É que eu queria um som de bom volume perto das caixas, mas que não se propague muito além, assim não precisaria ficar escutando "baixa esse som aí!" de ninguém...

Vou estudar as caixas de som que o site mostra para ver se tem como

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você esta querendo chama-se crossover passivo, existe de montão pra comprar em lojas de eletrônica,  eles não reforção os sons apenas divide em faixas de freqüência melhorando muito a fidelidade do som, tem de 2 até 4 canais esse ultimo tem subwofer , wofer, medio e agudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!