Ir ao conteúdo

Como aprender a fazer consultas SQL?

Maickon

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, faço Sistemas de Informação e esta semana comecei a trabalhar como estagiário em uma empresa, trabalho com folhas de pagamento e para realizar meu trabalho preciso saber sobre a linguagem sql, preciso aprender a fazer consultas sql, mas ainda estou no 2° período da faculdade, ainda não vi a disciplina de banco de dados, falando com minha chefe, ela me sugeriu que eu tentasse estudar sozinho em casa esta matéria para dar conta do trabalho, aceitei a sugestão mas não sei por onde começar, comecei a ler estes tutorias no Devmedia http://www.devmedia.com.br/tutorial-sql-seu-guia-pratico-para-execucao-de-consultas-parte/2973, mas não sei como testar estes códigos, onde faço para programar isso, sou muito leigo com banco de dados, sql etc, por isso peço a compreensão e ajuda de vocês, onde posso encontrar tuturiais para aprender a linguagem? Eu preciso criar um banco de dados para testar a linguagem? Pra que serve o MySQL? Desde já agradeço a todos!

Postado

Existem varios servidores de banco de dados, como mysql, mssqlserver, oracle e etc.

Recomendo você começar pelo mysql, instale o mysql server e mysql workbench(é aqui que você começa a escrever as querys)

Postado

Gosto muito do w3schools também, mas acho o site fraco no tema de base de dados, ele te mostra como faz, mas não aborda profundamente então além de te recomendar o w3schools eu acho que você deveria dar uma olhada na documentação oficial do mysql, não tem nada melhor do que aprender direto da fonte.

Segue os links da documentação para consulta online e para o download da documentação, caso você prefira ver offline.

• 3 semanas depois...
Visitante: Abraão A. Daniel

Postado

sql é um SGBD muito utilizado através das suas ferramentas e capacidade de agilidade que ofere ao usuário.

é possivel tambem criar tabelas ou registos sem utilizares comandos, isto é de forma direita.

tambem este site encontra-se varias apostilas www.apostilando.com/download_final.php?cod=2534

• Moderador
Postado

Abraão A. Daniel,

SQL não é um SGBD, mas sim A linguagem. Quem faz o papel de SGBD é o phpmyadmin por exemplo.. pois ele gerencia.

Por favor nunca dê uma informação equivocada, pois fere nossas regras.

Att,

Dif

• 2 semanas depois...
  • Moderador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!