Ir ao conteúdo

Overclock Phenom II x4 955 + Asus M5A88-M

Lookaz

Posts recomendados

Postado

Antes de mais nada eu quero deixar claro que a minha duvida é referente ao meu kit e não em overclocks em geral então peço para que por favor leiam antes meu topico todo antes de dizer pra eu procurar algum topico já existente no forum!-_-

Obrigado

Bom vamos lá, esta é a primeira vez que estou a tentar fazer overclock, meu processador é um AMD phenom II 955 trabalhando com 3.2ghz de fabrica, minha placa mãe é uma Asus M5A88-M eu escolhi este modelo pois já vem com dois perfis para overclock sendo necessario apenas setar o over na bios;), é aí que ta o problema, acontece que quando eu coloco o perfil que deixa meu processador com 3.6ghz no windows mostra que está usando apenas 1066mhz da minha memoria ram sendo que por padrão ela vem de fabrica com 1333! o que eu quero saber é o seguinte, tem como eu mudar para 1333mhz? e se eu mudar manualmente eu corro algum risco de ter instabilidade ou até mesmo detonar algum componente:confused:?

Lembrando que meu sistema de refrigeração é um Cooler Master X6 Elite Base.

Obrigado desde já

Minha fonte é uma Corsair Cmpsu-750tx V2 700w

Postado

basta você não usar o perfil pré programado no bios de sua placa.

Par o processador trabalhar a 3600MHz você precisa de bem pouco.

Sendo que seu processador trabalha a 3200MHz / 200MHz do clock base, o Clock Ratio dele é 14.

Bom, por seu processador ser Black Edition, temos três jeitos de Overcloca-lo.

1º - Overclock simples, basta subir o clock ratio (Multiplicador de clock), se no caso aumentar para x18, terá um clock final de 18 x 200 = 3600MHz, esse esquema não sobe os outros clocks do sistema, apenas o clock do CPU será modificado.

2ª - Overclock padrão, se mexermos no clock reference e conservarmos o Ratio, todos os clocks subirão gradativamente. Um exemplo: se elevarmos o clock reference em 20% teremos então 240MHz, o que resultará 240 * 14 = 3360MHz no CPU, 240 * 6,66 = 1598MHz nas RAMs e por ai vai.

3º - Overclock avançado, consiste na combinação dos dois acima.

Postado

Cara ta me ajudando muito, mas você acho que com o mais simples eu consiga ter um over esteval?? pois estou afim de aumentar o clock afim de diminuir o gargalo da gtx 660 ti pois quando estou jogando tomb raider (2013) por exemplo o uso da gpu fica em torno de 60% ou seja eu não estou usando todo o poder da gpu

e isso só pode ser gargalo não??

E o caso do cool"n"quiet, queria muito deixar ativado até porque o pc fica mais silencioso alem de conservar a vida da ventoinha e eu costumo navegar muito e apenas navegando o pc não precisa estar a todo desempenho!

Mas parece que para quem faz over o ideal é desativar para não ocorrer instabilidades e tal mas no meu caso como não pretendo sair dos 3.6ghz que para mim não é um over tão "pesado" faz diferença deixar ligado?

Postado

O problema de gargalo precisa ser melhor avaliado..

Sua GPU em 60% e o CPU?

Eu por exemplo, passou dos 30fps num monitor padrão 60MHz, opto em ativar filtros e aumentar os efeitos visuais, que são mais importante do que taxa de quadro por segundos invisíveis ao olho humano.

Isso vai trazer mais trabalho para a GPU e alívio para o CPU, portanto, gargalo pode depender também do gamer.

Quanto ao Cool'n'quiet, pode mante-lo ativado, não dê enfase a mitos.

Postado
O problema de gargalo precisa ser melhor avaliado..

Sua GPU em 60% e o CPU?

Eu por exemplo, passou dos 30fps num monitor padrão 60MHz, opto em ativar filtros e aumentar os efeitos visuais, que são mais importante do que taxa de quadro por segundos invisíveis ao olho humano.

Isso vai trazer mais trabalho para a GPU e alívio para o CPU, portanto, gargalo pode depender também do gamer.

Quanto ao Cool'n'quiet, pode mante-lo ativado, não dê enfase a mitos.

Cara eu consegui resolver meu prolema de gargalo! O driver que eu tinha era meio antigo e não tinha fix para os games atuais como crysis 3 e tomb raider, acontece que eu não me dei conta de que as atualizações automáticas estavam desativadas no painel da Nvidia, eu atualizei e agora a gpu está em torno de 98% de uso alem de liberar taxas de quadro, eu estou a usar o over de seu primeiro exemplo e está tudo ok até agora com temperaturas de 54 graus em full com 4 horas de jogatina!

Bom acredito que não tenho mais duvidas e gostaria de agradecer Jony_br por me ajudar (sua ajuda foi de grande importância) Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...