Ir ao conteúdo

Canon SX240 --> Formato RAW

ams

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal,

Tenho uma Canon SX240 IS e gostaria de tirar algumas fotos em formato RAW pra eu mesmo editá-las depois. Pelo que entendi o ganho de qualidade é significativo e seria uma forma de customizar os ajustes via programas de edição.

Alguém sabe como fazer isso? Tenho que baixar algo? Atualizar firmware? É reversível?

Obrigado.

Postado

Se entendi, primeiro você quer saber se a Canon SX240 IS pode fotografar em RAW. Não sei. Se, está no manual. Muitas semi-profissionais da Canon fotografam. A minha Canon G15 fotografa. Acho que é fácil você saber.

A segunda questão é se vale a pena. Acho que sim se você vai trabalhar com precisão em cores. O RAW por ser um formato bruto, sem perfil incorporado, tem ali tudo o que conseguiu ao fotografar dentro dos seus ajustes. Brancos principalmente podem ficar mais precisos depois de tratados. O trabalho de edição tem um material melhor. Tirando isso, não vejo maiores ganhos. E os arquivos ficam muito maiores, você vai precisar de um baita cartão.

Postado

pelo menu nao tenho essa opção, so por um programa ou atualização via cartao de memoria. queria saber como fazer isso.

Postado

Parece que isso é feito não recomendável pela canon. tem um programa que devo instalar no cartao de memória, mas não sei como fazer.

Postado
Parece que isso é feito não recomendável pela canon. tem um programa que devo instalar no cartao de memória, mas não sei como fazer.

Não tenho mais informações, mas faz sentido a máquina ser preparada para este formato, daí a Canon não recomendar. Eu não correria o risco de tentar, mas é só minha opinião.

Postado

Consegui. Trata-se de um boot pelo cartão de memória e permite que você tire fotos em formato RAW entre outras funcionalidades. Não é definitivo você pode inicializar a máquina normalmente quando quiser. Tem pra vários modelos e marcas inclusive antigas, até minha SD1200 poderia usar isso tb.

Postado
Consegui. Trata-se de um boot pelo cartão de memória e permite que você tire fotos em formato RAW entre outras funcionalidades. Não é definitivo você pode inicializar a máquina normalmente quando quiser. Tem pra vários modelos e marcas inclusive antigas, até minha SD1200 poderia usar isso tb.

Beleza! Depois relata sua experiência com RAW.

Postado

Olha, é trabalhoso. Na verdade o que estou fazendo é pegar o RAW (quase 20mb cada foto) e trabalhar com photoshop ou lightroom e customisar a foto com os ajustes do meu jeito. (luminosidade, temperatura, contraste, brilho, exposição, etc e etc.) Depois gravo em Jpg pra armazená-la, imprimir, etc... Na prática as máquinas pegam o RAW e convertem em JPG do jeito delas e exibem/fornecem a foto em JPG pra gente.

Pra resumir, ganha-se qualidade mas é um processo meio trabalhoso, chato. Vale a pena pra ocasiões especiais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!