Ir ao conteúdo

Novas Duvidas no Circuito do Amplificador e da Fonte Asimetrica

DarkCell

Posts recomendados

Postado

isso é um amplificador de 100 rms:

amplificador100wrmscomtransistor.gif

ja essa aqui é a fonte simétrica pra alimentar o amplificador

amplificador100wrmscomtransistorfontesimetrica.gif

Na primeira figura

1-como eu n vou utilizar um radio de carro para conectar no in... eu pretendo usar um cabo adaptador p2/p2 conectar um lado no pc(fone de ouvido) e o outro lado cortar fora o p2 e conetar o fio no in da placa...massss... quando se corta o p2 fora sobram 2 fios, qual eu devo conectar??

ou então uma adaptador p2/rca, mas os cabos adaptadores rca normalmente tem um lado com o p2 e o outro lado com 2 saidas rca.. qual dela eu devo usar? ou tem q usar as 2? e eu teria q usar um daqueles conectores femea de rca pra ligar na placa e ligar o cabo dele? ou posso fazer a mesma coisa q eu faria no p2 cortar os rca fora deixando so o p2... q dai seria mais fácil fazer como eu disse anteriormente '-'

2- e o outro lado do alto-falante q n tem nada conectado eu vou conectar o que ali? vou conectar ele no terra do estabilizador q ta aqui no meu pc por exemplo? ou necessariamente este circuito do amplificador esta errado?... porque ele precisa ter as 2 saidas para o autofalante '-'

ja na figura 2

2- e eu ligaria o 0v no fio do 0v... o +35v no F1 e o -35v no F2? ou seria -35v no F1 e -35v no F2?

Postado

É isso .

E isso do "terra" num circuito electrónico é um disparate .

O que se faz é referir as tensões e sinais a um ponto comum.

infelizmente essa moda do terra pegou e agora só serve para dar confusão.

Note que isto não tem NADA a ver com a ligação a sistema de terra físico que pode ser necessária em alguns circuitos.

Pense numa simples lanterna ou relógio de pulso, onde está o "terra" ?

Postado

Gostaria de saber como seria chamado o ponto comum dos circuitos eletrônicos.

Pelo que eu entendo, em eletricidade, terra ou ground ( é como ver GND nas placas), trata-se de um ponto comum do circuito que não necessariamente precisa estar fisicamente aterrado ao solo por meio de barramento ou coisa assim.

Num avião por exemplo, todos os circuítos eletrônicos são aterrados.

Um placa eletrônica tem seu próprio terra, onde possui uma malha do circuito impresso como ponto de referência para um potencial elétrico de 0 volt.

Postado

Eu acho que ele não sabe onde ligar o cabo de saída de som do computador.

A saída do computador é stereo, dois fios são do sinal e um é o "gnd, comum, terra,"...como quiseres chama-lo. Pra não sobrar um fio tu terias que montar dois amplificadores desses.

Postado
Gostaria de saber como seria chamado o ponto comum dos circuitos eletrônicos.

Pelo que eu entendo, em eletricidade, terra ou ground ( é como ver GND nas placas), trata-se de um ponto comum do circuito que não necessariamente precisa estar fisicamente aterrado ao solo por meio de barramento ou coisa assim.

Num avião por exemplo, todos os circuítos eletrônicos são aterrados.

Um placa eletrônica tem seu próprio terra, onde possui uma malha do circuito impresso como ponto de referência para um potencial elétrico de 0 volt.

Nem sequer é necessário ira referências mais credenciadas.

Veja em Electronics.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ground_(electricity)

Postado
Eu acho que ele não sabe onde ligar o cabo de saída de som do computador.

A saída do computador é stereo, dois fios são do sinal e um é o "gnd, comum, terra,"...como quiseres chama-lo. Pra não sobrar um fio tu terias que montar dois amplificadores desses.

hoj me explicaram da seguinte maneira... q eu pegaria o vermelho do p2 e conectaria no in e o preto do p2 eu jogaria junto com os gnd

e você disse ai em cima q o p2 tem 3 fios, certeza q tem 3 fio? oO bom ja q ele tem 3 fio então meu amplificador seria mono, certo?

Postado

Se tu queres ligar a saída da sua placa de som, vais ter que usar um conector de 3,5 mm que o pessoal chama de P2. Esse conector a ser usado tem três terminais porque a saída da placa de som tem dois canais. Consequentemente, o conector a ser usado na maior parte dos casos é um P2 estéreo ou P2 de dois canais. Claro que podes usar um P2 mono. Nesse caso, o conector P2 mono só tem 2 terminais: um correspondente ao sinal e que corresponde a ponta do conector e tem um terminal próprio para isso no próprio conector e o terminal restante é o corpo maior do conector e ele está referenciado ao comum ou terra do circuito. Deve ser por isso que estás confuso ou admirado. O colega silvio.a.s está informando sobre o conector apropriado e que é usado nas saídas de uma placa de som e ela tem dois canais e consequentemente, o conector tem três terminais: um correspondente ao canal direito, outro do esquerdo e o terminal restante é o comum que é o terra do circuito da placa de som.

Claro que independente do conector usado, se é P2 mono ou estereo e por ter 1 (numeral) amplificador, tu podes ter o sinal mono ou somente um dos canais. Isso vai depender do conector usado e obviamente por ter 1 amplificador(que ainda vai sair do desenho e não se sabe quando) não terás um som com dois canais.

Postado

DarkCell

Pelo que tenho lido , desculpe e não me leve a mal, os seus conhecimentos estão um pouco longe desse circuito.

Se reparar tem lá bem escrito "Didatico".

Isto significa para fim de estudo, não para realização real.

Se o montar, tal está,vai ter problemas.

Postado
É isso .

E isso do "terra" num circuito electrónico é um disparate .

O que se faz é referir as tensões e sinais a um ponto comum.

infelizmente essa moda do terra pegou e agora só serve para dar confusão.

Note que isto não tem NADA a ver com a ligação a sistema de terra físico que pode ser necessária em alguns circuitos.

Pense numa simples lanterna ou relógio de pulso, onde está o "terra" ?

valeu, entendi o que você quis dizer u.u

agora uma outra duvida quero colocar aquele botao la de regular o volume, um B50K, o conector p2, e conector p10 no circuito, como ficaria essa ligação?

http://http://www.downloadnitro.xpg.com.br/amplificador100wrmscomtransistor.gif

Obs(o p2 eu sei q tem 4 pinos, o B50k tem 3 e o P10 eu n sei quantos tem...)

Se tu queres ligar a saída da sua placa de som, vais ter que usar um conector de 3,5 mm que o pessoal chama de P2. Esse conector a ser usado tem três terminais porque a saída da placa de som tem dois canais. Consequentemente, o conector a ser usado na maior parte dos casos é um P2 estéreo ou P2 de dois canais. Claro que podes usar um P2 mono. Nesse caso, o conector P2 mono só tem 2 terminais: um correspondente ao sinal e que corresponde a ponta do conector e tem um terminal próprio para isso no próprio conector e o terminal restante é o corpo maior do conector e ele está referenciado ao comum ou terra do circuito. Deve ser por isso que estás confuso ou admirado. O colega silvio.a.s está informando sobre o conector apropriado e que é usado nas saídas de uma placa de som e ela tem dois canais e consequentemente, o conector tem três terminais: um correspondente ao canal direito, outro do esquerdo e o terminal restante é o comum que é o terra do circuito da placa de som.

Claro que independente do conector usado, se é P2 mono ou estereo e por ter 1 (numeral) amplificador, tu podes ter o sinal mono ou somente um dos canais. Isso vai depender do conector usado e obviamente por ter 1 amplificador(que ainda vai sair do desenho e não se sabe quando) não terás um som com dois canais.

aaahh sim entendi, mas eu poderia usar um conectar stereo e pegar a saida de um dos lado e jogar no amplificador né?

o conector estereo tem 4 pinos? porque eu tenho aqui um conector p2 com 4 pinos '-'

quanto ao amplificador e a fonte estou montando eles neste exato momento aushuahusahush mas ainda falta algumas peças q eu perdi no caminho da loja pra casa ¬¬ então so vou poder terminar segunda ou terça

DarkCell

Pelo que tenho lido , desculpe e não me leve a mal, os seus conhecimentos estão um pouco longe desse circuito.

Se reparar tem lá bem escrito "Didatico".

Isto significa para fim de estudo, não para realização real.

Se o montar, tal está,vai ter problemas.

sim meus conhecimento estão um pouco longe mas as duvidas inicias todas foram respondidas quando eu fui la na loja comprar as peças e aproveitei e perguntei la algumas coisas... minhas duvidas agora sao somente quanto aos conectores q tenho aqui em casa em relação a qual pino em qual fio e os transistores .-.

e você ta me dizendo q se eu montar esse circuito agora mesmo q esteja tudo certo n vai funcionar? :o

surgiu novas duvidas --' quanto ao transistor eu sei q

amplificador100wrmscomtransistortip146.gif

amplificador100wrmscomtransistortip41c.gif

amplificador100wrmscomtransistortip141.gif

eu n sei qual perna vai em qual fio, se alguem puder escrever na imagem o nome dos pinos eu entenderia tudo u.u

mais uma duvida....

uma caixinha de som normal de computador também funciona como um amplificador so q com potencia beeeem mais baixa?

outra duvida... poderia juntar um monte de pilha q tenho aqui em casa junto com bateria de celular e carrinho e ligar elas de forma a fornecer os 35v pra eu ligar na fonte , nem q seja pra testar o amplificador rapidamente por 1 min, pois ainda n comprei o tranformador '-'

Postado
hoj me explicaram da seguinte maneira... q eu pegaria o vermelho do p2 e conectaria no in e o preto do p2 eu jogaria junto com os gnd

e você disse ai em cima q o p2 tem 3 fios, certeza q tem 3 fio? oO bom ja q ele tem 3 fio então meu amplificador seria mono, certo?

Sim, teu ampli é mono, e a saída é sterio (entendas STÉRIO COMO DOIS CANAIS). Tchê! Acredito que tu não vais conseguir montar esse amplificador nesse momento, com a pouca cultura sobre o mesmo, que dirá dois...

Primeiro teria que saber de onde quer tirar o sinal de áudio, e até com isso se complica. oO. E do cabo pode sair 3 ou 4 , mas no fim ficam 3 pois é sempre dois de saída de áudio e a malha sempre vai ao terra, gnd..blablabla´.

Boa Sorte nos estudos.

Postado
Sim, teu ampli é mono, e a saída é sterio (entendas STÉRIO COMO DOIS CANAIS). Tchê! Acredito que tu não vais conseguir montar esse amplificador nesse momento, com a pouca cultura sobre o mesmo, que dirá dois...

Primeiro teria que saber de onde quer tirar o sinal de áudio, e até com isso se complica. oO. E do cabo pode sair 3 ou 4 , mas no fim ficam 3 pois é sempre dois de saída de áudio e a malha sempre vai ao terra, gnd..blablabla´.

Boa Sorte nos estudos.

o cabo p2 q eu tenho aqui so tem só 2 fios oO, como eu identifico qual é o gnd? sendo 1 fio preto com listra branca e o outro só preto, o fio q é somente preto sera o gnd né?(Obs:abri ele e verifiquei pra ver se n tinha nenhum outro por dentro)

quanto as duvidas q eu postei no post anterior você saberia me responder? '-'

Postado
o cabo p2 q eu tenho aqui so tem só 2 fios oO, como eu identifico qual é o gnd? sendo 1 fio preto com listra branca e o outro só preto, o fio q é somente preto sera o gnd né?(Obs:abri ele e verifiquei pra ver se n tinha nenhum outro por dentro)

quanto as duvidas q eu postei no post anterior você saberia me responder? '-'

Com um multimetro tu pode ver a continuidade de um cabo.No teu caso o terra seria a parte maior do plug (isso já foi explicado).

Quanto ás duvidas do post anterior, eu posso responder sim.

Teu projeto requer transistores darlington , um npn e outro pnp, e uma fonte simétrica de 5Amperes...

Entra no datasheet de cada um e veja onde é a base coletor e emissor :

http://circuits.datasheetdir.com/89/ISCSEMI-TIP147-pinout.jpg

Aconselho comprar já um CI amplificador de áudio que requer mais alguns poucos componentes e

uma fonte simples e terá menos prejuízo .

Postado
Com um multimetro tu pode ver a continuidade de um cabo.No teu caso o terra seria a parte maior do plug (isso já foi explicado).

Quanto ás duvidas do post anterior, eu posso responder sim.

Teu projeto requer transistores darlington , um npn e outro pnp, e uma fonte simétrica de 5Amperes...

Entra no datasheet de cada um e veja onde é a base coletor e emissor :

http://circuits.datasheetdir.com/89/ISCSEMI-TIP147-pinout.jpg

Aconselho comprar já um CI amplificador de áudio que requer mais alguns poucos componentes e

uma fonte simples e terá menos prejuízo .

valeu cara, achei na net com base no q você me disse aqui,

mas galera, na imagem do circuito do amplificador tem um texto dizendo q o resistor e 0.33R sao de 5w so q no circuito n tem 0.33R, só 33R, se isso for um erro de digitação então no meu circuito eu devo usar 0.33R 5w ou 33R 5w?? :confused:

Postado

acho que ele se referiu aos de saida de 0,47ohms.. 15W é muito...

E tambem é frescura por resistores no emissor dos transistores de saida... pois só tem um transistor de potencia para cada semiciclo... Não precisa por esses resistores, pode por um curto no lugar deles!

Postado

E tambem é frescura por resistores no emissor dos transistores de saida... pois só tem um transistor de potencia para cada semiciclo... Não precisa por esses resistores, pode por um curto no lugar deles!

Onde aprendeu esta brilhante ideia.

Explique bem para que se possa perceber.

Postado
Então me fale para que serve esses resistores?

Pois isso dava para escrever muitas páginas.

Se quer tentar entender isso vai ter de estudar e muito.

Aqui tem um bom livro sobre esse assunto.

Audio Power Amplifier Design Handbook, 4th Ed. - (Malestrom).pdf

Procure no ggogle que encontra.

Postado

Esses resistores é para dividir a corrente entre os transistores de saida quando estão em paralelo! para evitar queima já que mesmo sendo iguais nunca vai ter ganho de corrente iguais..

Quando é só um transistor não precisa desses resistores. Nesse circuito só tem um, então não precisa deles...

Quando tem transistores em paralelo, é nescessário os resistores, os resistores forçarão os transistores trabalharem com correntes iguais proporcionalmente dividida entre eles..

Postado

Pois mas está a esquecer muitas outras coisas.

Se estudar o livro que indiquei ou outro de qualidade vai que não é apenas isso.

Aqui tem alguns pontos.

Compensação de Vbe dos transistores saida.

Melhorar o ponto de funcionamento dc do estágio de saída.

Melhorar o desmpenho para sinais de grande amplitude.

Melhrar a estabilidade térmica.

Postado

ele quem? O.O

galera, na imagem do circuito do amplificador tem um texto dizendo q o resistor de 0.33R sao de 5w so q no circuito n tem 0.33R, só 33R, se isso for um erro de digitação então no meu circuito eu devo usar 0.33R 5w ou 33R 5w?? :confused:

ajuda aí ta quase todo pronto aqui, amanha acho q ja termino presciso dessa resposta =/

Postado

Os resistores de 5W é o de saida, aqueles de 0,47R...

Ainda acho desnescessário o uso do resistor, sei que ele ajuda na estabilidade da tensão de base- emissor... mas o transistor não é Darlington? Ele já tem essas resistencias de emissor para controle de polarização dos transistors interno...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!