Ir ao conteúdo

defeito placa mãe GA h55m s2hp

Karpe

Posts recomendados

Postado

Galera, depois de muito tempo (em torno de 6 meses) com meu pc com defeito, finalmente descobri o problema. Testei minha fonte, minha placa de video e minhas memórias em outro pc, mas como minha mb é lga1156 nao pude testar nem o processador nem ela, pois hoje em dia é muito raro esse chipset :(

O defeito é o seguinte: quando exijo muito do computador (principalmente em jogos) o processador esquenta muito, chegando a 99ºC (sim, isso tudo mesmo). Não é o cooler, não é pasta termica, não é sujeira... nesses 6 meses já fiz um diagnostico completo das peças. Conversando com uns amigos, disseram que processador com defeito é muito difícil, então o problema estaria na placa mãe mesmo, né mesmo? Alguns outros pequenos fatores também me fizeram chegar a essa conclusão (como a corrente está se dispersando medindo na placa mãe, a entrada RGB não funciona, o cooler perde velocidade mt facilmente etc).

Então galera.. como é muito raro placa mãe com esse chipset hoje em dia (ultrapassada e no valor absurdo de R$400+), vocês aconselham eu só trocá-la ou dar um upgrade pra uma placa mãe de chipset 1155 (tem até de R$180,00) e juntar pra um processador atual? O meu é um i5 750 1º geração, se eu precisar comprar outro vai sair R$180 da mb + uns R$450 (i3 da 3º geração :()..

Se puderem opinar sobre tudo ai eu ficaria mt grato. Valeu galera!

Postado

Obrigado pela resposta, amigo!

Esse meu processador é muito bom mesmo, era um dos top na época em que comprei. Se eu for partir pra um i7 o valor vai ficar muito fora do que posso, os i7 estão muito caros!! :( o ideal seria achar uma placa mãe q servisse pra meu processador em uma faixa de preço baixa, como essa ai que você me mandou mesmo.

Mas não conheço esse site, ele é confiável? É de peças usadas ou novas?

Valeu!

Postado
Obrigado pela resposta, amigo!

Esse meu processador é muito bom mesmo, era um dos top na época em que comprei. Se eu for partir pra um i7 o valor vai ficar muito fora do que posso, os i7 estão muito caros!! :( o ideal seria achar uma placa mãe q servisse pra meu processador em uma faixa de preço baixa, como essa ai que você me mandou mesmo.

Mas não conheço esse site, ele é confiável? É de peças usadas ou novas?

Valeu!

Peças usadas. Mas pode comprar lá que é tranquilo. Meu computador de testes comprei quase todo la, Q9500, mobo, 1 memoria... para mim valeu muito a pena porque já tinha a maioria das peças e saiu BEM mais barato que uma maquina toda nova. Parcelei no cartão de credito em 3x, e eles usam aquele Pagseguro do Uol, quer dizer.. não tem erro.

Mandam com nota fiscal, garantia, respondem Email e tal. BEM melhor que comprar no ML.

Postado

Karpe

Não seria o cooler do processador mal instalado para ele chegar a essa temperatura ?

É muito fácil errar na instalação dele deixando-o inclinado, sem pressão igual sobre o processador.

Essa temperatura alta você a viu em algum programa ou chegou a vê-la no setup do BIOS ?

Cooler box de processador costuma ter pouca eficiência na dissipação do calor do processador.

Chegou a testar outro cooler melhor ?

Postado
Peças usadas. Mas pode comprar lá que é tranquilo. Meu computador de testes comprei quase todo la, Q9500, mobo, 1 memoria... para mim valeu muito a pena porque já tinha a maioria das peças e saiu BEM mais barato que uma maquina toda nova. Parcelei no cartão de credito em 3x, e eles usam aquele Pagseguro do Uol, quer dizer.. não tem erro.

Mandam com nota fiscal, garantia, respondem Email e tal. BEM melhor que comprar no ML.

Hum, acho que vou me aprofundar nesse site e fiquei mt feliz em achar uma lga 1156 barata *.*

valeu mesmo meu broder!! tomara q funcione de boaa..

Karpe

Não seria o cooler do processador mal instalado para ele chegar a essa temperatura ?

É muito fácil errar na instalação dele deixando-o inclinado, sem pressão igual sobre o processador.

Essa temperatura alta você a viu em algum programa ou chegou a vê-la no setup do BIOS ?

Cooler box de processador costuma ter pouca eficiência na dissipação do calor do processador.

Chegou a testar outro cooler melhor ?

Infelizmente não é amigo. Nesses 6 meses pense na quantidade de vezes e montei e desmontei esse computador kkkk

A temperatura eu já vi na BIOS, no "dedômetro" (realmente fica PELANDO) e SEMPRE fico com o CPUID Hardware Monitor aberto controlando ela. Já testei um cooler de um amigo que funciona perfeitamente no computador dele (muito mais potente que o meu), apesar de também ser cooler box.

Esqueci de mencionar que ao esquentar muito o pc trava, dá tela azul e só reiniciando pra voltar ao "normal". No meio da partida de LOL reiniciar eu fico MUITO estressado, é coisa de outro mundo :( As vezes olhando videos com muitas abas abertas também reinicia. As vezes não liga de primeira, as vezes faz barulho, o cooler SEMPRE roda/pára umas 3x pra conseguir pegar no "tranco", etc. Tomara que seja a placa mãe mesmo porque pretendo comprar logo outra :lol:

Postado

Você pode tentar um quebra-galho.

Ir reduzindo a frequência ou até a tensão do processador e ver como o PC se comporta.

Talvez o problema dessa placa-mãe esteja no circuito regulador de tensão (quem sabe em algum capacitor).

Postado
Você pode tentar um quebra-galho.

Ir reduzindo a frequência ou até a tensão do processador e ver como o PC se comporta.

Talvez o problema dessa placa-mãe esteja no circuito regulador de tensão (quem sabe em algum capacitor).

Também pensei onde poderia está o defeito na placa mãe, mas não entendo nada disso. Como faço pra reduzir a frequência ou a tensão do processador? Por que você acha que isso daria certo?

Valeu broder!

Postado

Você tem que entrar na tela do BIOS pressionando a tecla "DEL" do teclado numérico no início do boot e ir até a seção "advanced qualquer coisa" ou outra e procurar por "frequency" ou "multiplicador" da CPU ou do processador e ir diminuindo e salvando ao sair.

O circuito regulador de tensão é quem alimenta o processador e é composto de capacitores, bobinas e mosfets.

Postado

Henrique, você me deixou o cara mais feliz do mundo! kkk

Né que deu certo diminuir a frequência do processador? Coloquei ele no mínimo, ta trabalhando a 1.2ghz e parou de esquentar tanto (o máximo que chegou foi 60ºC dentro do jogo, NADA comparado aos 99ºC que travava durante o jogo). Agora estou jogando tranquilamente, e apesar de 1.2ghz o pc nem está tão lento (acho q é devo ao i5 + 8gb de ram).

Vou ficar usando ele assim provisoriamente até comprar uma outra placa mãe, mas dessa vez sem desespero pra comprá-la.

Novamente Henrique, muito obrigado! Você foi a única pessoa que conseguiu me ajudar efetivamente durante esses 6 meses de pc com defeito.

Acho que assim fica comprovado que o defeito é na placa mãe, né? ou será que ainda pode ser no processador?

Postado

Se você conseguir um processador emprestado ou compatível para testar vai saber se é um ou outro.

Se for a placa-mãe, pode ser que seja algum componente do circuito regulador de tensão, quem sabe algum capacitor desse circuito, o que seria um conserto bem simples e barato.

Por isso que não costumo jogar nada fora. O que pode não ter conserto hoje pode ter amanhã.

Dê graças a Deus por que tudo o que vem de bom vem Dele.

Postado

O melhor mesmo é fazer como o Henrique falou, pegar um processador e testar na sua placa mãe. Só assim vai ter certeza qual dos 2 esta com problema.

O "soda" é que você está na Bahia, em SP tem a Mobofix que posso indicar para fazer o reparo da placa mãe, o serviço do pessoal lá é muito bom e olhei a tabela deles e sua placa custaria só R$ 70,00 para consertar.

www.mobofix.com.br

Teria que ver se por ai tem alguma empresa desse tipo.

Postado

Mas pelo fato do chipset ser LGA 1156 fica praticamente impossível achar alguém com um processador igual, pois essa linha já está totalmente obsoleta (foi lançada e acabou rapidamente :(), por isso nesses 6 meses não pude identificar efetivamente se o problema é na placa mãe ou no processador.

Independente disso, mt obrigado a todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!