Ir ao conteúdo

Dúvida pra saber a potência real de uma fonte ATX

Pernambucano

Posts recomendados

Postado

Pessoal mais uma dúvida pra eu fechar logo essa dúvida não sei se estou certo pelo que entendi a conta pra saber a potência real de uma fonte ATX seria assim?

+3,3v 10 e 12A

+5v 20 e 22A

+12v 12 e 14A

Pela explicação que vocês deram a conta ficaria assim:

Com essas 40W que saiu das linhas de 3.3v e 5v ai é só pegar a soma da linha de 12v que vai ficar assim:

12v*12A + 12v*14A = 144w+168w=312W e somados aos 40W vai chegar no valor de 352W que é a potência total da fonte? Só quero conferir pra ver se está tudo certo por que eu fiz as contas das voltagens de 3,3v e 5v com as amperagens e deu mais do que 40W não sei gostaria que alguém me mostrasse como chegou aos 40W pra eu entender de uma vez essa conta :unsure:

Postado
Pessoal mais uma dúvida pra eu fechar logo essa dúvida não sei se estou certo pelo que entendi a conta pra saber a potência real de uma fonte ATX seria assim?

+3,3v 10 e 12A

+5v 20 e 22A

+12v 12 e 14A

Pela explicação que vocês deram a conta ficaria assim:

Com essas 40W que saiu das linhas de 3.3v e 5v ai é só pegar a soma da linha de 12v que vai ficar assim:

12v*12A + 12v*14A = 144w+168w=312W e somados aos 40W vai chegar no valor de 352W que é a potência total da fonte? Só quero conferir pra ver se está tudo certo por que eu fiz as contas das voltagens de 3,3v e 5v com as amperagens e deu mais do que 40W não sei gostaria que alguém me mostrasse como chegou aos 40W pra eu entender de uma vez essa conta :unsure:

Você errou porque a sua link do brasil tem uma linha de 12A e o fabricante aproveita o espaço na etiqueta para colocar uma lenda de que ela aguentaria 14A por alguns segundos (algo inútil em um computador, então considere 12A como o limite)

Mais atenção na hora de ler etiquetas de fonte, não é só pegar os números e sair chutando o que são/somando tudo. Leia com calma.

Postado
Então, nesse caso pegando qualquer fonte ATX e ver na etiqueta a tensão de 12v e olhando a corrente tenho que fazer a conta pegando só a linha de 12v e a corrente mínima ? :unsure:

Geralmente na etiqueta só vai ter uma corrente na linha 12v ou vai ter "12v1" e "12v2", cada uma com a sua corrente e logo abaixo será informado a "corrente combinada de todas as linhas 12v".

Só em algumas xing ling que você vai encontrar o fabricante tentando embelezar sua fonte com "Corrente de pico" e "Corrente nominal". Ai nesse caso você considera a menor para tentar escapar da mentira do xing ling que fez a etiqueta da fonte.

No seu caso ficaria:

12 * 12 = 144W

Como um computador moderno só consome 40W fora da linha 12v, não vai adiantar a fonte conseguir fornecer 200W se o computador não vai precisar, logo se considera apenas os 40W que serão usados.

Ai fica 144 + 40 = 184W

Vamos usar como exemplo a etiqueta de uma fonte boa, de um fabricante honesto, para você ver como é fácil calcular quando o fabricante não tenta encher a etiqueta de mentiras:

EtiquetaCorsair450VX.jpg

Ele fala 33A na linha 12v e já fala os 396W te poupando o trabalho de pegar a calculadora.

Ai some 40W, vai dar 446W em uma fonte que o fabricante alega ser capaz de fornecer 450W, o cálculo serviu como uma luva.

Note que se você considerasse os 130W disponíveis nas linhas 3.3v e 5v, iria dar 536W, bem acima do que realmente é.

Outro exemplo de fonte de fabricante bom:

4-Nameplate.jpg

Fonte de 900W com quatro linhas 12v de 40A (480W).

Veja que logo a baixo da tabela o fabricante discrimina "+12v max load = 850W"

Ou seja, você pode puxar no total até 850W dessas quatro linhas 12v.

Por exemplo, poderia pegar 480W da primeira linha e ai sobraria 370W para as outras três (podendo você usar esses 370W na segunda linha e deixar as outras duas sem nada, ou puxar 123W de cada uma das três linhas restantes)

Então, são 850W que o fabricante promete na linhas 12v + 40W das outras linhas = 890W para uma fonte rotulada como sendo de 900W (diferenças pequenas como 5 ~ 10W podem ser ignoradas)

E agora vou explicar porque a linha 12v dessa fonte foi dividida em quatro.

O motivo é segurança pois potência demais disponível em uma linha só pode causar problemas caso ocorra algum curto circuito, por exemplo, aumentando o risco de danos ao equipamento e ao usuário do equipamento.

A divisão geralmente é feita por cabos, por exemplo:

Cabo atx 24pin + cabo atx 4pin (aquele que vai do lado do processador) ficam na 12v1

Dois cabos PCI-E na linha 12v2

Mais dois cabos PCI-E na linha 12v3

Cabos molex (periféricos/fans/iluminação) e sata (hds/gravadoras de dvd) ficam na linha 12v4

Esse seria um exemplo de distribuição. Quando tiver uma fonte com várias linhas 12v e quiser saber como foi feita a divisão dos cabos entre essas linhas, consulte o manual que essa informação vai estar lá

Postado
Então, nesse caso pegando qualquer fonte ATX e ver na etiqueta a tensão de 12v e olhando a corrente tenho que fazer a conta pegando só a linha de 12v e a corrente mínima ? :unsure:

Vou tentar explicar, mas uma vez só. Se não entender é melhor desistir. Comece observando a etiqueta da fonte ou a especificação dada pelo fabricante, como exemplo essa abaixo.

KDGDwrq.png

Potência para +12V é igual a 432W. Não se trata de somar as duas linhas, mas de ver a potência combinada para ambas as linhas.

Então temos, como ponto inicial e principal, 432W.

Um computador atual, moderno, vai consumir no máximo 40W das demais linhas.

Então temos:

432 + 40 = 472W

Eis aí uma fonte picareta que fornece 472W e promete 600W.

Existem fabricantes ainda mais picaretas ainda que simplesmente escondem, omitem a potência combinada para +12V. Aí nem tem jeito de calcular, só medindo mesmo.

• Membro VIP
Postado

Não será necessariamente a corrente mínima mas sim a corrente efetiva que essa fonte consegue entregar ai nos 12 Volts.

Essa sua fonte porcaria é que tem ai um "sicolácolou" desses 14 Amperes em 12 Volts..

Esqueça essa falcatrua dai e verás que fontes boas falam sério... Declaram a efetiva corrente que elas são capazes de entregar em 12 Volts, ou direto a potência que são capazes de entregar em 12 Volts. Quer ver olhe ai alguns exemplos:

- Olhe ai, 37 Amperes em 12 Volts ou 444 Watts como afirma o fabricante

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Antec-Distribuiodepotncia.jpg

- Olhe ai, 48 Amperes ou 576 Watts na linha de 12 Volts, comom afirma o fabricante..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/AntecHCG-620.jpg

Postado

No primeiro exemplo tem lá

12v x 22A

Ai vai dá 264W +40w=304W ? se lá no exemplo a potência da fonte é de 444w na linha de 12v ai precisa somar com os 40w? chegando a 484w de potência?

Se eu não entender direito vou revisar as explicações dada pelo colegas e conferir aqui no papel.

Obrigado

• Membro VIP
Postado
No primeiro exemplo tem lá

12v x 22A

Ai vai dá 264W +40w=304W ? se lá no exemplo a potência da fonte é de 444w na linha de 12v ai precisa somar com os 40w? chegando a 484w de potência?

Se eu não entender direito vou revisar as explicações dada pelo colegas e conferir aqui no papel.

Obrigado

No primeiro exemplo a fonte tem realmente duas linhas de 12 Volts, cada uma limitada em 22 Amperes. Isso não no s diz nada ainda. Só diz a corrente circulante por aquela linha, se ultrapassada, fará com que a fonte se bloqueie, protegendo a mesma. Essa corrente é de 22 Amperes.

Logo abaixo vem o que realmente interessa, dito pelo fabricante, que é a tal de corrente combinada das duas linhas de 12 Volts, a real capacidade de entrega de potência nessa linha, que segundo o fabricante é de 444 Watts. Tá escrito lá, da seguinte maneira: Nas linhas de 12V1 + 12V2 a máxima potência possível é de 444 Watts. Isso dá 444/12 = 37 Amperes..

Ora, se a fonte é capaz de entregar 444 Watts em 12 Volts se somados a 40 Watts que ela certamente oferecerá nas duas linhas de baixa tensão, 3,3 e 5 Volts (a config dificilmente pedirá mais do que isso dai, 40 Watts), totaliza cerca de 484 Watts que a fonte conseguirá entregar..

Como entender a fonte com duas linhas de distribuição, imagine o exemplo..

Capacidade dessa fonte = 37 Amperes combinado em duas linhas de 12 Volts

Limite de cada uma das linhas = 22 Amperes

Se uma das linhas puxar e entregar 22 Amperes só restará para a outra linha poder enteregar uma corrente de 37-22 = 15 Amperes...

O mesmo com a outra linha..

Se qualquer uma das linhas tentar entregar uma corrente maior que 22 Amperes a fonte se bloqueará, entrará em proteção, desligará suas saídas e para que retorne a operar terá de ser desalimentada (tirada da energia) e recolocada novamente.. O valor de 22 Amperes portanto é limite individual de cada uma das linhas para bloqueio da fonte e 37 Amperes é a real capacidade de entrega de potência em 12 Volts, que será entregue, distribuida, por duas linhas...

37A x 12V = 444 Watts que somados a 40 Watts resulta em 484 Watts de capacidade de entrega da fonte, aproximadamente..

Postado

É muita informação viu bom, pra finalizar se a fonte ATX não vinher mostrando na etiqueta a potência aproximada é só fazer a conta com 12v x a corrente da linha de 12v e somar com 40w pra saber a potência total dessa fonte? :unsure:

Postado
É muita informação viu bom, pra finalizar se a fonte ATX não vinher mostrando na etiqueta a potência aproximada é só fazer a conta com 12v x a corrente da linha de 12v e somar com 40w pra saber a potência total dessa fonte? :unsure:

Sim, só precisa tomar cuidado com os picaretas que colocam "Corrente de pico" e "Corrente nominal" (nesse caso use a mais baixa para fazer o cálculo).

Também vale lembrar que esse cálculo é uma estimativa que supõe que o fabricante tenha sido minimamente honesto na hora de declarar a corrente máxima na linha 12v.

Mas já vimos fontes que prometiam 45A nessa linha (540W, ai somando os 40W das outras linhas daria 580W) queimarem com cerca de 300W :lol:

Esse foi o caso da Leadership Gamer wireless 900W (que pipocou com os 300W) que foi testada pelo CdH:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Leadership-Gamer-Wireless-900-W/1596

Veja só que bela porcaria que era vendida por R$200 e não vale nem R$30 :mad:

Então o primeiro passo seria pesquisar no portal do Clube do Hardware pelo nome da fonte para ver se já fizeram um teste da mesma. Ai se não encontrar o teste você usa essa fórmula para tentar ter alguma noção sobre a qualidade (ou a falta de qualidade) da mesma.

Postado

Bom, pra fechar esse tópico quero confirmar aí é só pegar a fonte ATX vê lá a linha de tensão de 12v multiplicar pela corrente dessa tensão e somar com os 40W então, gostaria de saber de onde vem esses 40W? vem das linhas de 5 e 3.3v é? :unsure:

Postado
Bom, pra fechar esse tópico quero confirmar aí é só pegar a fonte ATX vê lá a linha de tensão de 12v multiplicar pela corrente dessa tensão e somar com os 40W então, gostaria de saber de onde vem esses 40W? vem das linhas de 5 e 3.3v é? :unsure:

Sim, os 40w vem da linha de 5V e 3,3V.

• Membro VIP
Postado

Bom, pra fechar esse tópico.. quero te lembrar que essa informação, dos 40 Watts das linhas de 3,3 Volts e de 5 Volts te foi esclarecida, citada, declarada, pelo menos 11 vezes, nas postagens de números:

# 2

# 4

# 6

# 8

# 10

# 11

# 26 onde você mesmo diz para você que vem das linhas de 3,3 e 5 Volts

# 29

# 30

# 34

# 39

Todas desse tópico aonde estamos...

Como acho que pode ainda não ser muito grande essa repetição, para que efetivamente fixes o assunto, ai vai mais uma..

As linhas de 3,3 Volts e de 5 Volts de uma fonte somente serão exigidas numa potência por volta de 40 Watts em configs modernas. Isso é por que é, pela topologia atual usada. Há 20 anos atrás essa corrente que era dai exigida era superior a 100 Watts. Agora é 40..

40.....

40....

40...

40..

40.

40 Watts

Isso independentemente se sua fonte é capaz de entregar ai 200, 600, ou 1500 Watts.. Só vai pedir 40 Watts, mais ou menos.. O restante fica lá, "apodrecendo"...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...