Ir ao conteúdo

Xeon E3-1230V2 para jogos.

Japz

Posts recomendados

Postado

Fala galera.

Estou com uma dúvida sobre uma mudança que fiquei interessado em fazer no meu PC.

No caso, se alguém acompanha o tópico do "...FX-8120 morreu" sabe que meu processador e placa-mãe morreram.

Só que um amigo meu aproveitou dessa desgraça e quis comprar minha fonte e placa de vídeo e eu acabei vendendo para comprar uma HD 7870.

A pergunta é:

Eu fiquei interessado em trocar para Intel e vi uns reviews, umas citações no fórum sobre o Xeon E3-1230V2 e gostaria de saber se ele é bom para jogos.

Basicamente agora, o que tenho é só memória e 2 HDs em casa.

No caso, o meu PC é basicamente para jogos, nada de aplicações complexas, pesadas, edição de vídeos nem nada. Só o básico internet, triviais conversões de vídeo para celular/tablet e jogar.

Sei que irei gastar um pouco mais, porém fiquei bem interessado e gostaria da opinião de vocês.

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

Postado
Fala galera.

Estou com uma dúvida sobre uma mudança que fiquei interessado em fazer no meu PC.

No caso, se alguém acompanha o tópico do "...FX-8120 morreu" sabe que meu processador e placa-mãe morreram.

Só que um amigo meu aproveitou dessa desgraça e quis comprar minha fonte e placa de vídeo e eu acabei vendendo para comprar uma HD 7870.

A pergunta é:

Eu fiquei interessado em trocar para Intel e vi uns reviews, umas citações no fórum sobre o Xeon E3-1230V2 e gostaria de saber se ele é bom para jogos.

Basicamente agora, o que tenho é só memória e 2 HDs em casa.

No caso, o meu PC é basicamente para jogos, nada de aplicações complexas, pesadas, edição de vídeos nem nada. Só o básico internet, triviais conversões de vídeo para celular/tablet e jogar.

Sei que irei gastar um pouco mais, porém fiquei bem interessado e gostaria da opinião de vocês.

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

Olá!

Creio que não vale a pena... a linha de processadores Xeon é voltada a servidores, por isso tem vários requisitos diferenciados, incluindo placas-mãe especiais e necessidade de memória DDR3 com ECC. além disso, se não me engano, os conjuntos de instruções incluídos no processador são voltados processamento puro mesmo, não sei explicar muito bem, enquanto processadores das famílias de desktop tem instruções mais voltadas a multimídia e afins...

Postado
Olá!

Creio que não vale a pena... a linha de processadores Xeon é voltada a servidores, por isso tem vários requisitos diferenciados, incluindo placas-mãe especiais e necessidade de memória DDR3 com ECC. além disso, se não me engano, os conjuntos de instruções incluídos no processador são voltados processamento puro mesmo, não sei explicar muito bem, enquanto processadores das famílias de desktop tem instruções mais voltadas a multimídia e afins...

Entendi. É porque vi em alguns sites uns reviews desse modelo em questão, e ele deu bons resultados. Como eu passo a semana fora de casa e só volto aos fins de semana, então pensei em investir e deixar um PC com uma configuração um pouco melhor.

EDIT: Só complementando, vi uns caras na internet que montaram uma configuração com essa CPU e utilizaram as memórias "normais" (Corsair Vengeance, OCZ ,etc). Tentando coletar mais informações.

Muito obrigado pela ajuda e ficarei no aguardo de mais opiniões.

Postado

Não tem nada de "diferenciado" sobre esse Xeon. Ele funciona em muitas placas 1155 tradicionais e não exige RAM ECC.

Mas para jogos um i5 3330 já é mais que suficiente e você economiza uns 200 reais.

Postado
Não tem nada de "diferenciado" sobre esse Xeon. Ele funciona em muitas placas 1155 tradicionais e não exige RAM ECC.

Mas para jogos um i5 3330 já é mais que suficiente e você economiza uns 200 reais.

Mas mas por exemplo, por ele consumir menos já não valeria o investimento? Apesar de que eu irei usar o PC só aos fins de semana, geralmente deixo ligado na madrugada baixando os meus jogos do Steam.

Postado

TDP não é o consumo real do chip. Repare que um i5 3330 e um i7 3770 tem o mesmo TDP.

Se o GPU integrado do i5 3330 não for usado, ele deve consumir menos que o Xeon apesar do Xeon ter TDP um pouco menor.

Postado
TDP não é o consumo real do chip. Repare que um i5 3330 e um i7 3770 tem o mesmo TDP.

Se o GPU integrado do i5 3330 não for usado, ele deve consumir menos que o Xeon apesar do Xeon ter TDP um pouco menor.

Não é que eu ligue para o TDP, costumo olhar o TDP só para ter uma noção do consumo do processador. Geralmente vejo os reviews para ter uma noção mais precisa sobre isso.

Eu achei que valia a pena pois ele possui um desempenho "semelhante" a um i7-2600 e consumir menos que o mesmo.

No caso a recomendação do Xeon seria mais para quem trabalha com edição, conversão de vídeos/audios etc. por ser mais barato que um i7? E para um crossfire? Mais para frente penso em fazer um crossfire das HD 7870...

Postado

Se você ver algum teste que mostre que tera o mesmo desempenho nos games com ele se comparado ao i7 3770, então va dele...

mas tem que ver como sera a placa mãe, talvez seja mais cara, não sei se tem PCI EX 16X 3.0 e tal...

Postado
Se você ver algum teste que mostre que tera o mesmo desempenho nos games com ele se comparado ao i7 3770, então va dele...

mas tem que ver como sera a placa mãe, talvez seja mais cara, não sei se tem PCI EX 16X 3.0 e tal...

Bem, tudo que vi até agora dos usuários falando, é que ele é bem "similar" ao i7-2600. Só não é bom para overclock.

Tem suporte a PCI-E 3.0... todas essas coisas... Só que é direcionado ao mercado de servidores, porém usa socket 1155, não tem IGP, consome menos que um i7 e o desempenho é parecido.

Estou fortemente pensando em comprar um, apesar de ser mais caro que um i5 que o amigo aí recomendou, mas sempre peço opiniões para saber os detalhes de consumo, valor, se vale ou não à pena a certos tipos de uso.

Postado
No caso a recomendação do Xeon seria mais para quem trabalha com edição, conversão de vídeos/audios etc. por ser mais barato que um i7?

Exatamente.

E para um crossfire? Mais para frente penso em fazer um crossfire das HD 7870...

Crossfire não afeta o uso do CPU pelos jogos, então não tem problema.

Mas sinceramente eu não recomendo Crossfire ou SLI por causa de bugs, micro-travamentos (micro stuttering) e porque você depende da AMD ou Nvidia lançarem profiles para cada jogo para habilitar o uso de ambas as VGAs. Se não lançarem um profile para um determinado jogo, esse jogo só usará uma VGA.

Em vez do Xeon, seria melhor pegar o i5 3330 e usar a diferença de dinheiro numa VGA melhor.

Postado
Exatamente.

Crossfire não afeta o uso do CPU pelos jogos, então não tem problema.

Mas sinceramente eu não recomendo Crossfire ou SLI por causa de bugs, micro-travamentos (micro stuttering) e porque você depende da AMD ou Nvidia lançarem profiles para cada jogo para habilitar o uso de ambas as VGAs. Se não lançarem um profile para um determinado jogo, esse jogo só usará uma VGA.

Em vez do Xeon, seria melhor pegar o i5 3330 e usar a diferença de dinheiro numa VGA melhor.

Entendi. No caso o crossfire é só mais para o futuro e eu sei dos percalços que isso tem (microstuttering, toda essa coisa de profiles e drivers e etc. É só um plano, mas não sei se daqui pro final de 2013/inicio de 2014 eu vá fazer isso).

Mas agradeço a ajuda me esclarecendo todas essas coisas. Vou fazer uma pesquisa de preços e só pego então o Xeon se ele estiver com um preço bem convidativo. Como ainda vou esperar mais uns dias para resolver umas coisas da garantia, então vou ficar observando os preços nos dias seguintes.

Obrigado novamente e a todos que ajudaram.

Moderador, dúvida esclarecida e pode marcar como resolvido.

Postado

Só para deixar claro, para o uso que você descreveu para seu PC, esse Xeon e os i7 não iriam fazer diferença sobre o i5. Você só estaria gastando dinheiro a mais.

Esse Xeon (ou os i7) são para quem sabe de antemão que vai usar 100% do CPU (incluindo o HT), mas para jogos não faz muito sentido.

Postado
Só para deixar claro, para o uso que você descreveu para seu PC, esse Xeon e os i7 não iriam fazer diferença sobre o i5. Você só estaria gastando dinheiro a mais.

Esse Xeon (ou os i7) são para quem sabe de antemão que vai usar 100% do CPU (incluindo o HT), mas para jogos não faz muito sentido.

Sim, entendi.

No caso o uso seria mais para jogos e tarefas triviais (umas conversões alí e acolá, mas nada que seria a toda hora e todo dia). Nesse caso ele passaria a ficar a maior parte do tempo sendo subutilizado.

Postado

Para jogos um i5-3570K seria melhor que esse Xeon por causa da possibilidade de overclock.

Postado

Outra questão é que este Xeon E3-1230V2 não tem o mesmo desempenho do i7-3770K. O que é bem parecido é o Xeon E3-1270V2, que está por mais de mil reais no Boa Dica (mais caro do que o i7). Então não faz sentido comprar um Xeon para jogos que vai ser mais fraco núcleo por núcleo do que um i5-3570K, que ainda faz overclock. Nesse caso, o Hyper Threading do Xeon não ajudaria. Você ficaria com uma espécie de i7 mais fraco que vai te dar menos frames do que o i5-3570K (que é mais barato). Se não for fazer overclock, o i5-3570 com placa-mãe B75 é mais barato ainda.

Eu acho que é o tipo de situação que você só teria a perder. Este Xeon talvez fosse uma boa opção para quem quer fazer edição de vídeo e não tem grana para comprar um i7 e prefere Intel, porque aí começa a competir com o FX-8350.

Postado
Pega esse Xeon + Geforce GTX Titan logo hahahahha

ae fica uma maquina forte !

Hahahaha

Quem dera ter grana para uma Titan :D

Sobre overclock, nunca soube fazer e onde moro é muito quente, o que me deixa com pé atrás nesse quesito.

Mas provavelmente irei ficar com um i5 visto a opinião dos colegas. Fiquei muito interessado mesmo no Xeon, mas se ele realmente traz mais vantagem como servidor do que uso geral, então vou desistir dessa possibilidade.

Postado
Este Xeon talvez fosse uma boa opção para quem quer fazer edição de vídeo e não tem grana para comprar um i7 e prefere Intel, porque aí começa a competir com o FX-8350.

Esse Xeon tem melhor custo/benefício e desempenho bem semelhante a um i7 3770 nas tarefas relevantes, e consome metade da energia de um FX-8350 (além de ter melhor desempenho single-thread).

Mas para jogos é melhor ir de i5 3330 por causa do preço ou i5 3570K por causa do overclock.

Postado
Esse Xeon tem melhor custo/benefício e desempenho bem semelhante a um i7 3770 nas tarefas relevantes, e consome metade da energia de um FX-8350 (além de ter melhor desempenho single-thread).

Mas para jogos é melhor ir de i5 3330 por causa do preço ou i5 3570K por causa do overclock.

Pois é, uma das características que me fez pensar nele foi por causa do consumo e desempenho. Como pode ver na assinatura, tive um FX-8120 e a placa-mãe tinha um VRM que não aguentava os FX-8120 ( mesmo o fabricante dizendo que suporta) e queimaram os dois. E pensei em comprar um Intel pra evitar quaisquer problemas parecidos e por isso optei por perguntar pelo Xeon, já que consome pouco, tem um desempenho bom e talvez me deixaria anos sem precisar de um upgrade de processador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!