Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de fio para testes em protoboard


daviddatal

Posts recomendados

Olá,

Eu tenho uma protoboard e utilizo pedaços de fio de 4 cm desencapados nas pontas, daquele cabo de rede de internet, para fazer as conexões entre os componentes, e também para conectar os "jacarés" dos cabos.

Acontece que não estou satisfeito com as medições feitas no multímetro, ocorre que nalguns momentos a medição é exata e noutros é imprecisa, por exemplo, o multímetro mostra uma resistência maior do que a que o resistor realmente tem. Quando eu mexo um pouco o pedaço de fio o multímetro mostra o valor real.

Só que esse procedimento é muito trabalhoso quando vou testar um circuito com vários componentes.

Então qual seria o material ideal para fazer as conexões citadas acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

O melhor fio para se trabalhar com protoboard, ou é aquele que vem junto num kit em algumas marcas, ou mesmo aqueles que você mesmo fabrica. O melhor dessa última opção é a de que você mesmo faz os cabinhos da maneira que achares melhor segundo suas necessidades.

Podes utilizar fio rígido 17 ou 18 (medida em AWG), que não é lá tão fácil de se encontrar ou podes utilizar cabinhos de 0,20 até 0,50 (mm) e nas pontas soldar terminaizinhos do tipo ...

barra_pinos_1X40_15mm.gif

... e ir soldando-os com bastante esmero, pra ficarem bem acabadinhos, aí você poderá fazer jumpers até mesmo duplos, triplos, aproveitar e fazer arranjos com leds já com seus resistores, relés, e assim vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!