Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,,,,

Preciso de luzes para resolver dois problemas relacionados transmissão/recepção de sinais RF.

1º- Preciso de uma solução para ajustar o alcance de um transmissor ou receptor de RF. Aumentado ou diminuindo o alcance. Considerando um modulo RF já feito.

2º- Um circuito que "segue" a origem do sinal RF, talvez pela sua potencia. Isso não faço ideia de como fazer.

Basicamente é isso.

• 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Talvez você consiga diminuir o alcance de transmissão, diminuindo a tensão de alimentação do circuito, tem que fazer testes...

Seguir um sinal RF, pode ser feito com uma boa antena direcionada.

• Membro VIP
Postado

pessoal; aproveito o tópico do colega para uma pergunta que sempre me deixou cabreiro. Eu sei que, em alguns meses do ano, conseguimos via "radio-amador" captar certas frequencias, devido ao solstício/equinócio da terra, por um tempo certo, e depois se vão

a pergunta é a seguinte. não muito longe da minha cidade (uns 40km) uma rádio FM transmite, em frequencia designada a radios educativas, Buenas. Eu presenciei algumas vezes, FMs muito distantes (300km ou mais) que aliadas a alguma condições do tempo, e sua posição geográfica transmitiam em sinal não muito forte para manter o excitador estéreo de um aparelho bom, mas em sinal suficiente para não perder sintonia, mesmo em um aparelho com dial analógico, e manter esse sinal por 1 ou 2 horas sem perder sintonia, e claro, sem uso de antena poderosa

a questão.... existe um angulo, uma inclinação, um estudo, um efeito que.... a X graus da antena, ou conforme seu posicionamento, ela emita esse sinal "perene"

pergunto porque essa dita radio não é sintonizada em nenhum outro município... porém, numa faixa reta, de 100km, isso mesmo, 100 km, ela é sintonizada em um campus...alvo também seu.... visto que a rádio do tipo RTVE (radio e TV universitária) tem um campus nesta outra cidade a 100km de onde irradia)

isso existe? isso é possível calcular? isso existe?

pergunto:

1) por curiosidade

2) para deixar o colega, também, avisado que se isso existir, é algo a cuidar-se também.....

Postado

Como já teve experiência com FM é fácil perceber.

Basta lembrar que dentro de toda a gama de frequências usadas em tv existe uma banda, LHF , cujas frequências estão abaixo das de FM , entre cerca de 55 a 85Mhz.

Durante os anos de ditadura em Portugal via-se a tv espanhola, clandestinamente claro (mais de 100Kms) .

Nesta gama de frequências o comportamento é muito diferente das de UHF ( centenas de Mhz), e assemelha-se de certa forma ao das ondas curta usadas por radioamadores.

Isto permite ver tv a distâncias muito maiores , mas claro com antenas, amplificadores, etc

Postado
Talvez você consiga diminuir o alcance de transmissão, diminuindo a tensão de alimentação do circuito, tem que fazer testes...

Seguir um sinal RF, pode ser feito com uma boa antena direcionada.

Gostei da ideia de diminuir a tensão, mas não sei se funciona com transmissão digital fsk. Vou testar.

Não percebi como usar a antena direccionada.

• Coordenador
Postado

Bom, eu também não sei se vai funcionar com transmissão digital, mas pelo menos a portadora fica mais fraca diminuindo o alcance.

Sobre a antena, quando ela estiver direcionada diretamente para a fonte transmissora, o sinal fica bem mais forte, e se mudar um pouquinho a posição o sinal já cai muito...

É como as antenas parabólicas...

• 2 anos depois...
Postado

Olá pessoal,,,,

Preciso de luzes para resolver dois problemas relacionados transmissão/recepção de sinais RF. 

1º- Preciso de uma solução para ajustar o alcance de um transmissor ou receptor de RF. Aumentado ou diminuindo o alcance. Considerando um modulo RF já feito.

• Coordenador
Postado

Olá pessoal,,,,

Experimente diminuir a tensão de alimentação do equipamento e/ou diminuir o tamanho da antena...

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...