Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Bombeador para Painel Solar


Cleilsono Costa

Posts recomendados

Boa Noite, não tenho muito conhecimento a respeito do PIC 16f877 só estudei o PIC 16f84, logo não vi a respeito de conversões A/D para microcontroladores. Gostaria que alguém me passasse como desenvolver o seguinte projeto com as linhas de comando em Assembly. Desde já agradesço a atenção de todos. Estou tento muitas dificuldades para desenvolver o projeto. Peço uma grande ajuda se possível.Não tenho tido aulas presenciais dai o problema em enteder o funcionamento.

Projeto:Um sistema de aquecimento solar típico consiste em uma ou mais serpentinas em forma de painéis expostas à luz solar instaladas em um nível inferior ao do reservatório térmico de água quente.Infelizmente, em residências onde não foi previsto a instalação de um sistema de aquecimento solar de água, muitas vezes o painel acaba sendo instalado em um nível acima do reservatório térmico por falta de opção. Logo, a água não circula por convecção, necessitando da inserção de uma bomba d'água no circuito hidráulico para fazer a circulação forçada.

Use dois canais analógicos do conversor A/D do microcontrolador PIC16F877 para ler a tensão de dois sensores de temperatura. Um instalado no painel (serpentina) e outro no reservatório. Sempre que a temperatura do painel for maior que a do reservatório, uma bomba deve ser acionada para realizar a circulação forçada. Toda vez que a temperatura no reservatório ultrapassar 60oC um outro LED (instalado no banheiro) deve ser ligado sinalizando risco de queimadura caso a água não seja misturada. Considere os sensores fornecendo valores de tensão entre 0 e 5V para temperaturas entre 0 a 100oC. A conversão A/D deve ser feita em 8 bits e a saída lógica que aciona a bomba pode ser simulada com outro LED.

CBC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, consegue me mandar em C?

Abraço