Ir ao conteúdo

PC se desligando logo após ligar

Andi87

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu tenho um pc antigo: Processador Intel Pentium 4 3.0GHz, 1,256 GB de memória RAM, HD 80GB, placa mãe PC chips P21G e de um tempo p/ cá logo quando inicio ele, na tela mesmo de reconhecimento dos hardwares ele se desliga mas a luz do power continua ligado, não dá nem para entrar no setup ou qualquer outra coisa. Mesmo se eu apertar o reset, ele não reinicia, tenho sempre que segurar o botão power p/ que ele se desligue. Eu já fiz de tudo ou quase tudo p/ tentar resolver esse problema mas não consegui. Me ajudem por favor, alguém já passou por algo parecido?

Postado

você pode testar a fonte trocando-a, ver se tem capacitores estufados, e saber se seu sistema está devidamente ativado, também verificar o cooler (velocidade constante) e limpá-lo, verificar pasta térmica.

• Membro VIP
Postado

Este sintoma parece mais de HD bem ruim, o PC desliga de repente e apaga a tela, costuma ter telas azuis com erros, fica o restante da CPU funcionando, como Coolers e ventoinhas. E tem que forçar o desligamento no (Power) ou na tomada direto.

Outros: É bom retirar os pentes de memoria e limpar os contatos com uma borracha escolar, não coloque as mãos direto nos componentes, são sensíveis, segure pelas bordas. Processador com o tempo tem que substituir a pasta térmica.

A Fonte do PC, no caso é bom testar outra no lugar, para ter certeza de defeitos. Este HD será bom usar o programa: HD Tune Pro 5.0 e ver o análise de vida. Siga o link:

http://forum.clubedohardware.com.br/erro-s-m/1113490

Postado

Acabei de consertar este PC que estou logado, ele tinha o mesmo problema que o teu, foi difícil, mas encontrei o problema e resolvi. TROQUEI O CRISTAL 14.318 DO GERENCIADOR DE FREQUÊNCIA.

Postado

Ótimo, onde fica esse cristal e onde posso arrumar p/ fazer a troca?

Eu fiz troca de fonte, a diferença foi que consegui iniciar e durar um pouco no SO mas depois volta a se desligar ficando apenas o power LED ligado =s

--- Eu peguei um pc agora pela manhã e suas configurações são as seguintes: Placa mão PC Chips M871g V 1.5, processador AMD sempron, Memória RAM 512MB, HD 80GB.

Eu a inicio fui chamado apenas para montar ele pois tinha sido desmontando para uma mudança e depois passou uns 5 meses parado, guardado. Fui lá, montei e quando fui ligá-lo o pc ligava apenas os coolers, exaustores e power LED, o speaker nem bipava e nem dava boot e o HD LED também não acendia, o pc também não se desligava só desligando no estabilizador. Troquei fonte, colocando 2 diferentes (inclusive uma semi-nova real) e nada de resposta, resolvi então resetar a BIOS..depois disso o speaker resolveu bipar e ai ligou para o reconhecimento dos hardwares. A memória RAM estava tudo OK, o HD não, troquei HD e foi reconhecido mas não passava da tela de boot e voltava a se desligar ficando apenas os coolers e power LED funcionando. Liguei de novo e tentei entrar no Setup da BIOS mas não durava muito tempo e voltou a desligar. O HD testei no meu pc antigo que está com o problema que falei no começo do tópico e não foi reconhecido, conclui que o HD foi a "óbito" mas e quanto ao Problema do pc se desligar, será que a placa mãe também foi a óbito?

Postado

Quase tudo em PC hoje tem jeito, apenas quando a placa está condenada, ai sim ele foi a óbito como tu dizes.

Não é todos os casos que este problema é o cristal, no meu caso, troquei o cristal 14.318 e acrescentei mais 04 capacitores ao circuito do processador.

Geralmente, solda fria pode fazer com que o pc desligue, ainda mais se ficar muito tempo parado, os componentes podem enzinabrar.

HD você pode tirar a placa dele e limpar os contatos usando limpa contato.

Se você for trocar algum capacitor, ele tem de ser da mesma tensão e a uP pode ser igual ou maior; cuidado com a polaridade.

Mas se você quiser tentar, o cristal é uma peça de codigo X, inox, ovalado, ele fica próximo a um chip, e é o único que tem esse número, não tem polaridade, pode ser instalado de qualquer lado.

Em tempo: Esse último PC que você falou, retire tudo da placa, processador, bateria etc e dê uma lavada nela, com muita água corrente e detergente neutro, esfregue-a com um pincel bem de leve p/ não danificar algum componente, em seguida seque-a com um secador de cabelo por +ou- 15 a 20 min, principalmente os conectores, bem sequinhos, e depois ligue novamente, acho que vai resolver.

Obs.: Placa que morre, não liga.

Postado

Ok, eu vou tentar algo em relação ao HD passando usando limpa contato, já ao problema da placa mão não posso fazer muita coisa, não tenho muita prática nesse área rs.

Mas obrigado hadrecal, me ajudou bastante.

Postado

Pode lavar a placa sem medo! faço isso com todas as placas que pego pra conserto; é só ter o cuidado de secar bem.

Só não pode esquecer de tirar a bateria.

Postado
Pessoal, eu tenho um pc antigo: Processador Intel Pentium 4 3.0GHz, 1,256 GB de memória RAM, HD 80GB, placa mãe PC chips P21G e de um tempo p/ cá logo quando inicio ele, na tela mesmo de reconhecimento dos hardwares ele se desliga mas a luz do power continua ligado, não dá nem para entrar no setup ou qualquer outra coisa. Mesmo se eu apertar o reset, ele não reinicia, tenho sempre que segurar o botão power p/ que ele se desligue. Eu já fiz de tudo ou quase tudo p/ tentar resolver esse problema mas não consegui. Me ajudem por favor, alguém já passou por algo parecido?

Eu tive um problema parecido, e descobri que era apenas o cooler mal encaixado, e isso aconteceu com muitos pc's que eu peguei, tente tirar o cooler, limpar e encaixar corretamente, ele deve ficar bem firme, caso o contrario ele não ligara ou ficara reiniciando. ^_^

Postado

Ja peguei vários problemas com placa-mãe PCCHIPS.. por isso toda vez que falo o nome dessa placa tenho que me benzer 3 vezes.... e 90% das vezes era incompatibilidade de memoria com a placa-mãe onde insistiam em funcionar apenas com memoria de chip ELPIDA, nem memorias KINGSTON funcionavam nela...... bom.. fica a dica.... Boa Sorte!

Postado
Eu tive um problema parecido, e descobri que era apenas o cooler mal encaixado, e isso aconteceu com muitos pc's que eu peguei, tente tirar o cooler, limpar e encaixar corretamente, ele deve ficar bem firme, caso o contrario ele não ligara ou ficara reiniciando. ^_^

Eu já olhei se era cooler mal encaixado também mas infelizmente não era, deve ser coisa mais grave =s

@Sonic

Acho que não seja isso porque usei essas memórias que estão nela há um bom tempo e nunca tive problemas, depois de um tempo e de ter ficado parado por um tempo também, é que começou a se desligar da maneira que descrevi =/

@hadrecal

Você diz lavar no sentido de passar o álcool isopropílico ou de outra maneira?

Postado

Faça como eu faço com as minhas: Retiro ela tiro tudo, eu disse tudo mesmo, e MERGULHO ELA NA PISCINA, tiro, jogo bastante detergente neutro, passo um pincel largo e macio, depois enxáguo bastante e depois seco bem sequinho. A placa mãe é protegida por uma camada de verniz, água não estraga componentes.

Obs.: Como a sua placa é muito antiga, ela pode estar com componentes debilitados, ai é só consertando-a.

Postado
Faça como eu faço com as minhas: Retiro ela tiro tudo, eu disse tudo mesmo, e MERGULHO ELA NA PISCINA, tiro, jogo bastante detergente neutro, passo um pincel largo e macio, depois enxáguo bastante e depois seco bem sequinho. A placa mãe é protegida por uma camada de verniz, água não estraga componentes.

Nossa... que grande solução! (_(

Jênio!

Postado

Nossa... que grande solução!

Jênio!

Obr pela IRONIA...mas se o mano ai não sabe, 10% de problemas em PCs são causados por sujeira, e lavar a placa é mesmo uma grande solução!

Em relação ao problema supra, eu disse sobre a segunda placa que ele falou, cai muito bem o conselho.

Postado

Adoro essas soluções revolucionárias, nada mais de alcool isopropílico, pego uma piscina de criança mergulho a placa, ela seca no varal por exemplo, depois de seca já pode montar e subir o micro. :D

Queria ver um link de fabricante de placa mãe comentando ou recomendando esse método, pois já li muitos manuais e essa informação não tem...rs

att

• mês depois...
Postado
Adoro essas soluções revolucionárias, nada mais de alcool isopropílico, pego uma piscina de criança mergulho a placa, ela seca no varal por exemplo, depois de seca já pode montar e subir o micro. :D

Queria ver um link de fabricante de placa mãe comentando ou recomendando esse método, pois já li muitos manuais e essa informação não tem...rs

att

RESPOSTA:

Lavar a placa é (MACETE), não é lógica, está acima da técnica de hardware; Exemplo: Em um determinado componente de fábrica é usado um transistor como chave, que liga e desliga em determinados momentos, mas esse transistor dá problema, (Abre), e para isto como macete, pode se realizar uma soldadura nele fechando, tornando-o em um jumper, essa prática tão usada também não é mencionada em nenhum manual de fabricante, mas funciona perfeitamente.

Deus quando fez o homem, não o mandou tomar banho para retirar a sujeira, porém você toma banho todos os dias (Lógico), senão a própria sujeira poderia o matar, daí LAVAR A PLACA MÃE é questão de higiene eletrônica.

Se procurar no youtube, vai encontrar esta técnica sendo usado por professores de hardware renomados como o Prof. Haidem em Manaus.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!