Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diversos problemas com driver AC97 ASUS P4S800D-X, Chipset SiS 655FX


truckbr

Posts recomendados

Olá, recentemente estou enfrentando vários problemas em relação ao meu driver de áudio AC97 e gostaria da ajuda de vocês, vamos lá:

Eu formatei meu PC a umas semanas atrás e resolvi instalar o driver de audio, usei programas que detectam drives automaticamente (como o DriverEasy) e eles indicaram a instalação do Realtek AC97 Audio Driver. Eu instalei esse e no meio da instalação ocorreu um BSOD 0x0000007E com referência ao arquivo portcls.sys.

Interessante notar que até o "Adicionar hardware" do Windows indica esse drive da Realtek, mas sempre ocorre um BSOD na hora da instalação.

Diante disso, resolvi utilizar o CD de drivers da minha Motherboard (Asus P4S800D-X, Chipset SiS 655FX) e lá continha os drivers de audio da SoundMAX, neste ponto eu fiquei confuso pois o Windows e os programas de drivers recomendam o Realtek, mas no CD continha o SoundMAX, mas mesmo assim resolvi instalá-lo.

Deu tudo certo e consegui ouvir o som do PC, mas aí veio outro problema: Ruídos e chiados.

Quando eu vou jogar um jogo ou ver um vídeo no youtube, o som costuma ficar fazendo rúidos e chiados (como se alguem desse pequenos sopros no microfone) o tempo inteiro (no caso dos vídeos, só ocorre se eu ficar rolando a página com a bolinha do mouse). Já tentei trocar de caixa-de-som e até usar headphone mas não adianta, sempre fica chiando nesses momentos.

Então, aí vai minhas dúvidas:

1. Qual driver de áudio devo instalar? o Realtek que é indicado pelo Windows e programas de drivers ou o SoundMAX do CD? E porque o Realtek sempre da BSOD?

2. O problema do chiado está relacionado aos drivers ou é problema fisico?

OBS: Esse problema do chiado costuma ocorrer de tempos em tempos, antes de eu formatar esse PC havia épocas que o áudio chiava muito, mas parava depois de um tempo, não sei realmente porque isso acontece.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, voce deve sempre instalar o driver indicado pelo fabricante, que no caso, é o que consta no CD de instalação. Como deve estar defasado pelo tempo, deves ir no site da ASUS e baixar o último constante lá, Que deve ser o Soundmax. Como voce não informa o SO que está usando. só existe driver para XP 32 bits (último SO que esta placa tem suporte). O correto agora é desinstalar tudo ou formatar novamente, o que desejar, e reinstalar esse driver (se o SO for XP). Caso seja outro SO, use o Wndows Update para atualização. Não se descarta defeito nos falantes ou na placa de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe pela falta de informação, meu sistema é Windows XP 32 Bits.

Então, eu fui no site da Asus e o driver mais recente que eles disponibilizam é o que eu já tenho mesmo (o do CD de Instalação), então eu tentei instalá-lo.

Mas o que me intriga é o problema dos ruídos, ele ocorre apenas em circunstâncias específicas, como:

- Quando estou num jogo como o Minecraft, o ruído intensifica-se ao olhar para baixo e fica quase nulo ao olhar para cima. Em outros jogos como Counter-Strike, os ruídos ocorrem raramente e durante pouquíssimo tempo.

- Quando vejo um vídeo no youtube, o ruído só ocorre se eu rolar a bolinha do mouse, as vezes nem acontece.

Fora isso, o som sai limpo e sem ruídos ao ouvir músicas ou mexer no PC normalmente. Será que tem algo a ver com processamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade parte desses problemas é oriundo do projeto da placa-mãe também.

Se não me engano para algumas placas-mãe o melhor é utilizar drivers antigos\legados para evitar este problema. Não lembro se foi aqui no CdH que um usuário fez até um review dos drivers, sugeriu os melhores e até a possibilidade de mods para habilitar funções escondidas.

Pelo que me lembro tinha um driver que oferecia melhor áudio, mas para tal ele consumia um pouco mais de recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei esses procedimentos mas sempre dá no mesmo (no caso de algum driver Realtek, ocorre BSOD... E os drivers da SoundMAX funcionam mas o problema continua).

Agora, eu reparei que quando eu instalo o driver da Realtek, seu IRQ é 05 (Só da para olhar porque eu entro no modo de segurança, impedindo o driver de iniciar e dar BSOD). Já no driver SoundMAX o IRQ é 18.

Pelo que sei, normalmente os drivers de áudio ficam no IRQ 05, será que o IRQ do driver SoundMAX ser configurado diferente tem alguma relação com os problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!