Ir ao conteúdo

Diversos problemas com driver AC97 ASUS P4S800D-X, Chipset SiS 655FX

truckbr

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente estou enfrentando vários problemas em relação ao meu driver de áudio AC97 e gostaria da ajuda de vocês, vamos lá:

Eu formatei meu PC a umas semanas atrás e resolvi instalar o driver de audio, usei programas que detectam drives automaticamente (como o DriverEasy) e eles indicaram a instalação do Realtek AC97 Audio Driver. Eu instalei esse e no meio da instalação ocorreu um BSOD 0x0000007E com referência ao arquivo portcls.sys.

Interessante notar que até o "Adicionar hardware" do Windows indica esse drive da Realtek, mas sempre ocorre um BSOD na hora da instalação.

Diante disso, resolvi utilizar o CD de drivers da minha Motherboard (Asus P4S800D-X, Chipset SiS 655FX) e lá continha os drivers de audio da SoundMAX, neste ponto eu fiquei confuso pois o Windows e os programas de drivers recomendam o Realtek, mas no CD continha o SoundMAX, mas mesmo assim resolvi instalá-lo.

Deu tudo certo e consegui ouvir o som do PC, mas aí veio outro problema: Ruídos e chiados.

Quando eu vou jogar um jogo ou ver um vídeo no youtube, o som costuma ficar fazendo rúidos e chiados (como se alguem desse pequenos sopros no microfone) o tempo inteiro (no caso dos vídeos, só ocorre se eu ficar rolando a página com a bolinha do mouse). Já tentei trocar de caixa-de-som e até usar headphone mas não adianta, sempre fica chiando nesses momentos.

Então, aí vai minhas dúvidas:

1. Qual driver de áudio devo instalar? o Realtek que é indicado pelo Windows e programas de drivers ou o SoundMAX do CD? E porque o Realtek sempre da BSOD?

2. O problema do chiado está relacionado aos drivers ou é problema fisico?

OBS: Esse problema do chiado costuma ocorrer de tempos em tempos, antes de eu formatar esse PC havia épocas que o áudio chiava muito, mas parava depois de um tempo, não sei realmente porque isso acontece.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.

Postado

Primeiramente, voce deve sempre instalar o driver indicado pelo fabricante, que no caso, é o que consta no CD de instalação. Como deve estar defasado pelo tempo, deves ir no site da ASUS e baixar o último constante lá, Que deve ser o Soundmax. Como voce não informa o SO que está usando. só existe driver para XP 32 bits (último SO que esta placa tem suporte). O correto agora é desinstalar tudo ou formatar novamente, o que desejar, e reinstalar esse driver (se o SO for XP). Caso seja outro SO, use o Wndows Update para atualização. Não se descarta defeito nos falantes ou na placa de áudio.

Postado

Desculpe pela falta de informação, meu sistema é Windows XP 32 Bits.

Então, eu fui no site da Asus e o driver mais recente que eles disponibilizam é o que eu já tenho mesmo (o do CD de Instalação), então eu tentei instalá-lo.

Mas o que me intriga é o problema dos ruídos, ele ocorre apenas em circunstâncias específicas, como:

- Quando estou num jogo como o Minecraft, o ruído intensifica-se ao olhar para baixo e fica quase nulo ao olhar para cima. Em outros jogos como Counter-Strike, os ruídos ocorrem raramente e durante pouquíssimo tempo.

- Quando vejo um vídeo no youtube, o ruído só ocorre se eu rolar a bolinha do mouse, as vezes nem acontece.

Fora isso, o som sai limpo e sem ruídos ao ouvir músicas ou mexer no PC normalmente. Será que tem algo a ver com processamento?

Postado

Não necessariamente. Parece ser problemas com codecs. Baixe o K-Lite Full e verifica se ainda persistem os problemas.

Postado

Eu já possuo o K-Lite Mega Codec Pack (K-Lite Full Pack + Realmedia Pack), daí eu tentei instalar outros programas como o GOM e VLC (sempre desinstalando tudo pelo Revo Uinstaller) e o problema continou, voltei então ao K-Lite.

• Membro VIP
Postado

Na verdade parte desses problemas é oriundo do projeto da placa-mãe também.

Se não me engano para algumas placas-mãe o melhor é utilizar drivers antigos\legados para evitar este problema. Não lembro se foi aqui no CdH que um usuário fez até um review dos drivers, sugeriu os melhores e até a possibilidade de mods para habilitar funções escondidas.

Pelo que me lembro tinha um driver que oferecia melhor áudio, mas para tal ele consumia um pouco mais de recursos.

Postado

Eu tentei esses procedimentos mas sempre dá no mesmo (no caso de algum driver Realtek, ocorre BSOD... E os drivers da SoundMAX funcionam mas o problema continua).

Agora, eu reparei que quando eu instalo o driver da Realtek, seu IRQ é 05 (Só da para olhar porque eu entro no modo de segurança, impedindo o driver de iniciar e dar BSOD). Já no driver SoundMAX o IRQ é 18.

Pelo que sei, normalmente os drivers de áudio ficam no IRQ 05, será que o IRQ do driver SoundMAX ser configurado diferente tem alguma relação com os problemas?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!