Ir ao conteúdo

Medidor VU, dúvidas

SkyFire161

Posts recomendados

Postado

Ola.

Acabei de montar um medidor VU e não está funcionando. Olhem o esquema que utilizei:

http://www.te1.com.br/2010/11/led/#axzz1RejhZ0cI

Não sei onde liga-lo, pensei que fosse na saída do amplificador, mas não funcionou. No esquema é mencionado o uso de outros valores de diodos zeners caso seja baixa potência. O amplificador que usei é d 1W, sera que devo mudar os valores dos zeners ?

Abraço!

Postado

Não dá certo. 1 Watt é muito pouco. Acho que não acende nem um led. Pra funcionar nesse casso teria que colocar um transistor e alimentar com uma fonte externa. Ou montar outro que use um CI pra isso e fonte externa.

• Membro VIP
Postado

1 Watt representa algo como 3 Volts na saída do amplificador. Tensão muito baixa para excitar esse VU dai..

Com amplificadores entregando de 5 a 30 Watts quem sabe, poderias ter alguma indicação, mas não espere muito dele não..

Procure na internet pelo CI LM3914. Veja que nem é muito difícil de se fazer uma rranjo com ele e note o excelente resultado.. Veja: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm3914.pdf

Veja o resultado..

Postado

Boas resposta e realmente não acende nenhum led.

Faller, conheço os VU's com o LM3914 e são ótimos, mas gostaria de utilizar esse que fiz ja que se trata de algo bem simples.

Esse medidor VU que montei fubcionaria com qual potência ? Tenho um amp baseado no TDA2003 e no TDA1013B, sera que funciona em algum desses ?

• Membro VIP
Postado

Esse medidor VU que montei fubcionaria com qual potência ? Tenho um amp baseado no TDA2003 e no TDA1013B, sera que funciona em algum desses ?

Se tivesses lido, com atenção, a postagem imediatamente anterior, ai em cima, já não terias mais dúvidas, mas repito...

Com amplificadores entregando de 5 a 30 Watts quem sabe, poderias ter alguma indicação, mas não espere muito dele não..

Postado
Boas resposta e realmente não acende nenhum led.

Faller, conheço os VU's com o LM3914 e são ótimos, mas gostaria de utilizar esse que fiz ja que se trata de algo bem simples.

Com o TDA2003 até poderia ser possível.

Mas tinha de mudar os zener e as resistências. Isto é fazer tudo de novo.

Mesmo assim os led iriam ter uma luz fraca.

E se calhar ia ficar desiludido.

Postado
Ola.

Acabei de montar um medidor VU e não está funcionando. Olhem o esquema que utilizei:

http://www.te1.com.br/2010/11/led/#axzz1RejhZ0cI

Não sei onde liga-lo, pensei que fosse na saída do amplificador, mas não funcionou. No esquema é mencionado o uso de outros valores de diodos zeners caso seja baixa potência. O amplificador que usei é d 1W, sera que devo mudar os valores dos zeners ?

Abraço!

Dei uma olhada no circuito e acho muito ruin este meter, veja que para acender todos os LED precisa de mais de 15 volts na entrada (saida de som) e mais de 3 volts só para acender o 1º LED.

Eu ja fiz muitos Meter de LED este indicado LM 3914 ou LB 1409 é bem simples, acende todos os 9 LED e nem precisa audio amplificado, porém precisa de uma fonte 6 a 12 volts

Postado

Obrigado por todas as respostas e esclarecimentos.

Encontrei esse esquema bem simples e funcionou bem. O liguei no amp de 1w alimentado por 12v e 1A baseado no TDA7052B.

Segue o esquema: http://www.jonasbairros.xpg.com.br/vu%20de%20leds.gif

Os LED's só acendem com pelo menos 40% do volume, antes disso fica bem fraco.

Apesar de não ser tão bom quanto alguns VU's por ai e levando em consideração que é para um pequeno amplificador, acho que esse ja me serve.

Postado

Ok se isso lhe serve tudo bem.

Mas note que não tem nada a ver com o pedido inicial.

Esse circuito limita-se a piscar TODOS os leds conforme o nível de sinal, se e apenas se, este utrapassar um determinado nível.

• Membro VIP
Postado

Não vou me registrar ai só para ver o esquema. Mas já garanto..

Funcionar perfeitamente não é o forte daquele circuito.. É muito simples, não terá nem de perto o desempenho de um feito com o LM3914.

Postado

Ok, mas acho que não sera necessário o esquema. Trata-se de um amplificador de guitarra baseado no TDA2030 com pré-amp utilizando um TL072, alimentando com fonte 12+12 1A com falante de 4 Ohms.

Para funcionar de maneira satisfatória, o LM3914 tem que receber qual tensão de entrada ? No datasheet indica de 0 à 5v.

Postado

O tda2003 tem em sua saida em media ate 7Vp... Da para usar o seu primeiro circuito com zeners, seguindo uma logica exponencial do tipo, primeiro diodo 0,6V . Segundo 1.2 terceiro de 2,4v . Quarto de 4.7v . Quindo de 6.8V. Assim funcionara mas nao com a qualidade de um circuito transistorizado, um circuito bem feito deve ter controle de corrente em cada saida de leds... Teria uma sequencia de acendimento de uma forma melhor...

Ja que nao quer ter trabalho utilize um LM3914 que ja tem o circuito inteiro dentro!

A alimentaçao e de 12v, com o esquema do datasheet os 0-5v significa que os resistores foram calculado para que o ultimo led acenda com os 5v... Mas pode mudar isso alterando os valores, se caso queira ligar em um amplificador mais forte por exemplo...

O tda2003 diz ser 10W 4ohms, o tda2030 diz ter 14w 4ohms... O tda2003 nao chega em 10w!! Tem uma potencia max bem menor disso e mesmo assim se você calcular bem os zener o seu circuito funciona... O tda2030 os 14w parece ser verdadeiro, nao tenho certeza porque nao n testei... Mas por pedir uma fonte de 36V...

Os valores dos diodos que citei foi para o tda2003 ja que nao chega nos 10W, para o tda2030 devera reajustar isso.

Postado

Obrigado, mroberto98.

Vou dar uma testada e ver o resultado.

Semana que vem vou montar um com o LM3914 e coloca-lo em um outro amplificador que tenho aqui. Parece bem interessante esse VU com ele.

té mais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!