Ir ao conteúdo

Controle de fan caseiro

tamazi

Posts recomendados

Postado

Seria melhor que estudasse as curvas do datashet e logo via que o ganho para 200ma ultrapassa bem o valor de 100.

Por outo lado coninua sem explicar a linearidade.

Mas por mim chega .

Postado

ja mediu na pratica? porque para uma corrente media de coletor o ganho que obtive foi por volta de 40.

Se esta falando que o ganho e alto o suficiente para 200mA, então nao entendo porque o autor nao obteve linearidade ja que o potenciometro e totalmente linear...

Se nao entendeu o que eu fiz tudo bem, se o autor quiser fazer esse teste ele pode fqlar se ouve ou nao diferença de linearidade.

Alem também de a impedancia da fan nao ser fixa! = consumo nao fixo.

Postado

Obrigado pela ajuda, usei o tip 42 e milagrosamente consegui ter uma regulagem mais "fina".

Minha outra dúvida, que não consegui entender, comprei 3 botões da WANSHFA mas não entendi uma coisa, ele é igual esse aqui tem dua psições apenas, porém tem 3 lugar para conectar, 1a, 1 e 1b, para evitar dar um cutro e danar com tudo o que são essas "coisas", creio eu que dev ligar no 1a e 1, mas prefiro ter certeza, outra coisa o 1b ele tem a cor diferente, é dourado, os utros são prateadas, desenhei porcamente como é +/- o modelo que adquiri.

Grato.

Postado
Deve ligar apenas nos dois pinos pratas, para entender melhor use a escala ohmica do multimetro e teste todos os pinos, qual e ligado em qual em cada ppsiçao da chave.

Infelizmente não tenho multimetro =/

Liguei dessa forma na fan e estranhamente desliguei todo o sistema(o PC), com certeza estou fazendo algo errado.

Postado
Obrigado pela ajuda, usei o tip 42 e milagrosamente consegui ter uma regulagem mais "fina".

Minha outra dúvida, que não consegui entender, comprei 3 botões da WANSHFA mas não entendi uma coisa, ele é igual esse aqui tem dua psições apenas, porém tem 3 lugar para conectar, 1a, 1 e 1b, para evitar dar um cutro e danar com tudo o que são essas "coisas", creio eu que dev ligar no 1a e 1, mas prefiro ter certeza, outra coisa o 1b ele tem a cor diferente, é dourado, os utros são prateadas, desenhei porcamente como é +/- o modelo que adquiri.

Grato.

ainda bem que coseguiu. Como viu nem era díficil.

Devia ter algo errado na montagem.

Em principio esses interruptores devem ser 1 circuito 2 posições.

Vai usar para quê?

Nas que tenho a ligação é feita entre e um ou outro pino dos extrmos, isto é ente 1 e 1a ou ente 1 e 1b..

Mas sei que existem as que fazem contacto apenas para um dos lados.

De qualquer forma não fazer curto.

Postado

Nao me lembro muito bem como e essa chave, faz tempo que nao a vejo, mas legue em serie a fan com a chave, ligue no pino dourado e outra em um dos pinos prata e veja se da certo, porque se nao me engano esse dourado e o comum q vai fazer o contato com um dos outros 2 dependendo da posiçao da chave...

Postado
ainda bem que coseguiu. Como viu nem era díficil.

Devia ter algo errado na montagem.

Em principio esses interruptores devem ser 1 circuito 2 posições.

Vai usar para quê?

Nas que tenho a ligação é feita entre e um ou outro pino dos extrmos, isto é ente 1 e 1a ou ente 1 e 1b..

Mas sei que existem as que fazem contacto apenas para um dos lados.

De qualquer forma não fazer curto.

Nao me lembro muito bem como e essa chave, faz tempo que nao a vejo, mas legue em serie a fan com a chave, ligue no pino dourado e outra em um dos pinos prata e veja se da certo, porque se nao me engano esse dourado e o comum q vai fazer o contato com um dos outros 2 dependendo da posiçao da chave...

Essa chave é bem simples, 2 posições, deixa ou não a corrente passar, creio que fechei o circuito completamente, por isso, ele desligou o pc. (creio eu)

Estou usando-o para uma FAN que esta bem afastada de onde instalei o controlador.

Ah, Bastassim, cm certeza foi algo errado que eu fiz, pois, além dos tips 42 eu usei tb aquele "termoplastico" evitando assim qualquer contato entre um fio e outro durante a soldagem.

Postado

ok erros todos fazemos,felizmente.

Nao percebi com ligou o interruptor, o pc não devia desligar.

Verifique se a montagem que fez não está a provocar algum curto.

Postado
ok erros todos fazemos,felizmente.

Nao percebi com ligou o interruptor, o pc não devia desligar.

Verifique se a montagem que fez não está a provocar algum curto.

Se ligar o botao em serie nao tem como provocar um curto fazendo o pc desligar, você deve ter feito algo errado, teste em uma bateria antes de ligar a fonte.

Não tem possibilidade de curto pois usei o termo plastico, isolando completamente, o circuito esta +/- como desenhei.

Postado

Sem o interruptor estava funcionar ?

Sinceramente não vejo como o interruptor possa fazer desligar o pc.

Veja se algum fio da fan não esta em curto.Ou a fan com defeito.

Postado
Sem o interruptor esvava funcionar ?

Sinceramente não vejo como o interruptor possa fazer desligar o pc.

Veja se algum fio da fan não esta em curto.Ou a fan com defeito.

KKKKKKKKK

só comigo acontece essas coisas, era o botao q comprei, testei com outro, e funcionou, :lol:pode uma coisa dessa? :D:D:D

muito obrigad ao Bastassim e mroberto98 que se empenharam em me ajudar.

podem fechar o tópic, obrigado!

Postado

Isso ta estranho, mesmo se o interruptor estiver com defeito, curto ou aberto na desligaria a fonte. Teste novamente com o botao anterior sem encostar em nada...

Certifique se se esta mesmo com defeito, pois ja joguei mt componentes fora bons..

Postado
Isso de certeza foi outra vez montagem.

Verifique bem ou volta a ter problemas.

Isso ta estranho, mesmo se o interruptor estiver com defeito, curto ou aberto na desligaria a fonte. Teste novamente com o botao anterior sem encostar em nada...

Certifique se se esta mesmo com defeito, pois ja joguei mt componentes fora bons..

pior que estranhamente era o interruptor mesmo, testei 2 interruptores na mesma ligação, só esse teve essa frescura, usei na bateria do carro que tb frnece os 12v e desligou tudo que tava ligado... bem estranho.

Postado

Tem certeza? porque se desse um curto na bateria do carro com certeza o botao ia pegar fogo na sua mao... voce disse que desligou o circuito, bom, deve ser mal contato, experimenta ligar o pino dourado com um dos prateados...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...