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Pot para agudo e grave


daviddatal

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Se eu tirar o pot de pan (esquerdo e direito) o som ficará mais alto? Tem algum problema?

Respondendo de imediato as duas perguntas...

1 - O som ficará mais alto? Resposta: NÃO

2 - Tem algum problema? resposta: SIM

Não sei o que pretendes porém vou tentar dar uma explicação sobre o que perguntastes.

Potenciometro de pan (panorâmico) é um pot que está associado a um circuito de pan ou panorâmico(a).É encontrado em mixers ou misturadores de sinal de nivel profissional e semi-profissional. O que esse circuito faz é o seguinte. Quando você tem um sinal numa entrada do mixer e esse pot de pan está posionado no "meio" ou na metade da pista resistiva dele(do pot), o sinal de entrada é enviado para os canais esquerdo e direito da saída do mixer. Se posicionar o pot de pan para a esquerda, o sinal vai totalmente para um dos canais, nesse caso, vai para o esquerdo. Vai para o esquerdo porque quando se vê a mexa de mixagem de frente, toma-se como padrão, o sentido das mãos, portanto, se o pot está totalmente para a esquerda, o sinal vai para o canal esquerdo. Se giramos o pot de pan totalmente para a direita, o sinal vai totalmente para o canal direito. Se estiver no centro, o sinal é enviado para os dois canais: esquerdo e direito. Não há aumento de sinal. Esse circuito não é de ganho. Se retirares esse pot de pan do aparelho, simplesmente o sinal não vai ser redirecionado. Nem para a esquerda, nem para a direita e nem para o centro. Ligar direto, podes bagunçar o circuito. Muito bem. Se o pot de pan que queres retirar, está com problema, duas soluções. Ou tu trocas por um novo ou se precisar retirar, vais ter que saber qual o valor dele para saberes usar alguns resistores para colocar no lugar. Mesmo assim, vais ter que ver como ele está ligado para saberes fazer isso. Em principio, terias que ter o esquema do aparelho para fazer tal quebra-galho ou trapizonga.

Um exemplo... Se o pot de pan é de 10 k terias que ter dois resistores de 5 k (na bucha ou proximo desse valor). Os resistores ficaria em série. A junção dos dois resistores seria o terminal do meio do pot e os extremos do pot seriam os extremos dos 2 resistores.

Essa trapizonga seria um quebra-galho já que o sinal não seria central por causa da tolerância dos resistores. Usei esse valor de 10 k só como um exemplo.

Se retirares esse pot do aparelho, o sinal não vai prosseguir. Procure saber mais como funciona esse circuito de pan e entenderás a coisa.

Abração

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Eu tenho o esquema do amplificador.

Tirei o pot de pan, e o som funcionou normalmente, controlei o pan no computador.

No esquema, o pot de pan tem seu conector central ligado ao terra, ou seja, penso eu que ele regula quanto de sinal "vai" para o terra, que será descartado.

Pois se ele estiver totalmente para um lado, todo aquele sinal irá preferir passar por esse pot, que tem resistência menor do que a saída normal daquele sinal. E portanto esse sinal "iria pro terra", enquanto o outro seria totalmente direcionado para sua saída normal.

Quando o pot está no meio, penso que uma parte do sinal direito e esquerdo é "descartada", indo para o terra.

Se eu tirar esse pot, os sinais direito e esquerdo serão aproveitados 100%, indo cada um para sua saída normal, nenhuma parte do sinal será enviada para o terra, através daquele pot de pan.

Por isso que perguntei se o som sem o pot aumentaria, pois nenhuma parte do sinal é jogada para o terra, o que ocorre quando o pot está no meio. Quando ele está todo para um lado, o sinal desse lado é todo "jogado" fora, para o terra, e o outro totalmente aproveitado. Se não tem pot, ambos são totalmente aproveitados.

Se eu estiver errado por favor me corrigam.

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Então isso não é controle de pan. Conforme você mencionou, esse pot está num amplificador e é um controle de balanço ou balance em inglês. Pela descrição sua, é um controle de balaceamento dos canais esquerdo e direito. Retirou o pot e aplicou os sinais direto e tá fazendo o balanço no aplicativo de audio da placa de som do micro. Controle de balanço usa dois canais e serve para balanceamento dos canais. Controle de balanço usa dois sinais: esquerdo e direito. Serve para diminuir um dois canais sem afetar o outro, a partir da posição central do pot. É usado quando se está mais perto de uma caixa e longe da outra. Depende muito de como posiciona as caixas. Já controle de pan ou panorâmica trata de um sinal somente é serve para posicionar esse sinal num canal ou ou noutro canal ou no centro. Na gravação de uma voz em estudio por exemplo, a voz do cantor fica exatamente no centro porque o sinal de voz do cantor tem o pot de pan exatamente no meio. Se posicionar o pot de pan da mesa de mixagem para a esquerda, a voa ficará totalmente para a esquerda assim como, se colocar o pot na direita, a voz ficará totalmente a direita. Ou seja, controle de pan, trata 1 sinal. Controle de equilíbrio ou balance ou balanço trabalha com 2 sinais. Parece a mesma coisa mas não é.

O controle de equilibrio ou balanço ou balance é uma espécie de controle de volume que aumenta ou diminui um dos canais ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto se diminui o volume de um dos canais, o outro não se altera. O terminal central do pot de balance é justamente ligado ao terra e quando esse pot está no meio, se tem metade da pista resistiva para um canal e a outra metade, para o outro canal. Quando se gira o pot de equilibrio ou balance, o que se faz é atenuar um canal sem detrimento do outro. Por que? Ora porque os dois canais tem em comum o centro do pot cujo terminal está ligado ao terra do circuito. Ou seja, o pot de equilíbrio é um controle de volume duplo a partir da posição central do pot, diferente do controle de volume que começa a partir do inicio da pista resistiva.

.

.

Vou citar um exemplo de uso de pan ou panorâmica. Digamos que você tenha um mixer que tenha esse controle. Digamos que você vá gravar duas pessoas. Você liga os dois microfones no mixer e cada pessoa terá seu mircofone certo? OK

Agora, façamos o seguinte. A pessoa 1 terá todo o controle de pan para a direita e consequentemente, sua voz sairá somente no canal direito e somente nele. A pessoa 2 terá todo o controle de pan para a esquerda e por isso, o sinal sairá somente no canal esquerdo. Façamos agora o seguinte... Usaremos outra pessoa pra fazer parte do bate-papo. Essa 3a pessoa ficará com o pan no centro. Quando gravar esse bate-papo em dois canais finais, ou seja, os sinais das 3 pessoas serão misturados e a saida será um bate-papo posicional 'estéreo". Você escutará a primeira pessoa somente no canal direito, a 2a pessoa somente no canal esquerdo e a 3a pessoa no centro. Se escutar essa gravação e usar o controle de equilibrio ou balance, a 3a pessoa sempre será ouvida e exatamente no centro junto com as outras duas. Se posicionar o controle de equilíbrio para o canal esquerdo, somente a pessoa que foi gravada no canal esquerdo juntamente com a terceira pessoa é que será ouvida. Nenhum som do canal direito será ouvido referente a pessoa 1. Da mesma forma com o direito. Some-se a pessoa do esquerdo e aparece a pessoa do direito e junto com a pessoa que foi gravada no centro.

Acho que com esse exemplo, tens ideia agora do que é o controle de pan. Com controle de pan, o sinal pode ser posicionado em qualquer ponto do espaço sonoro frontal. Ou totalmente a direita, ou totalmente a esquerda ou totalmente no centro ou em qualquer posição intermediária.

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Então isso não é controle de pan. Conforme você mencionou, esse pot está num amplificador e é um controle de balanço ou balance em inglês. Pela descrição sua, é um controle de balaceamento dos canais esquerdo e direito. Retirou o pot e aplicou os sinais direto e tá fazendo o balanço no aplicativo de audio da placa de som do micro. Controle de balanço usa dois canais e serve para balanceamento dos canais. Controle de balanço usa dois sinais: esquerdo e direito. Serve para diminuir um dois canais sem afetar o outro, a partir da posição central do pot. É usado quando se está mais perto de uma caixa e longe da outra. Depende muito de como posiciona as caixas. Já controle de pan ou panorâmica trata de um sinal somente é serve para posicionar esse sinal num canal ou ou noutro canal ou no centro. Na gravação de uma voz em estudio por exemplo, a voz do cantor fica exatamente no centro porque o sinal de voz do cantor tem o pot de pan exatamente no meio. Se posicionar o pot de pan da mesa de mixagem para a esquerda, a voa ficará totalmente para a esquerda assim como, se colocar o pot na direita, a voz ficará totalmente a direita. Ou seja, controle de pan, trata 1 sinal. Controle de equilíbrio ou balance ou balanço trabalha com 2 sinais. Parece a mesma coisa mas não é.

O controle de equilibrio ou balanço ou balance é uma espécie de controle de volume que aumenta ou diminui um dos canais ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto se diminui o volume de um dos canais, o outro não se altera. O terminal central do pot de balance é justamente ligado ao terra e quando esse pot está no meio, se tem metade da pista resistiva para um canal e a outra metade, para o outro canal. Quando se gira o pot de equilibrio ou balance, o que se faz é atenuar um canal sem detrimento do outro. Por que? Ora porque os dois canais tem em comum o centro do pot cujo terminal está ligado ao terra do circuito. Ou seja, o pot de equilíbrio é um controle de volume duplo a partir da posição central do pot, diferente do controle de volume que começa a partir do inicio da pista resistiva.

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Vou citar um exemplo de uso de pan ou panorâmica. Digamos que você tenha um mixer que tenha esse controle. Digamos que você vá gravar duas pessoas. Você liga os dois microfones no mixer e cada pessoa terá seu mircofone certo? OK

Agora, façamos o seguinte. A pessoa 1 terá todo o controle de pan para a direita e consequentemente, sua voz sairá somente no canal direito e somente nele. A pessoa 2 terá todo o controle de pan para a esquerda e por isso, o sinal sairá somente no canal esquerdo. Façamos agora o seguinte... Usaremos outra pessoa pra fazer parte do bate-papo. Essa 3a pessoa ficará com o pan no centro. Quando gravar esse bate-papo em dois canais finais, ou seja, os sinais das 3 pessoas serão misturados e a saida será um bate-papo posicional 'estéreo". Você escutará a primeira pessoa somente no canal direito, a 2a pessoa somente no canal esquerdo e a 3a pessoa no centro. Se escutar essa gravação e usar o controle de equilibrio ou balance, a 3a pessoa sempre será ouvida e exatamente no centro junto com as outras duas. Se posicionar o controle de equilíbrio para o canal esquerdo, somente a pessoa que foi gravada no canal esquerdo juntamente com a terceira pessoa é que será ouvida. Nenhum som do canal direito será ouvido referente a pessoa 1. Da mesma forma com o direito. Some-se a pessoa do esquerdo e aparece a pessoa do direito e junto com a pessoa que foi gravada no centro.

Acho que com esse exemplo, tens ideia agora do que é o controle de pan. Com controle de pan, o sinal pode ser posicionado em qualquer ponto do espaço sonoro frontal. Ou totalmente a direita, ou totalmente a esquerda ou totalmente no centro ou em qualquer posição intermediária.

E isso ai, excelente explicaçao! Pra complementar, com o pan você pode fazer efeitos stereo, por exemplo, com apenas 1 mic voce grava um aviao decolando, o sinal vai ser mono, então apenas ouvindo o audio voce nao perceberia em qual parte da pista o aviao ja ta, então com o controle pan, injeta o sinal, e com o pot todo para a esquerda, e depois ir movendo lentamente para a direita, a sensasao e que o aviao esta passando a sua frente da esquerda para a direita.

So nao deixar o som do aviao desaparecer em um dos canai quando o pot estiver direcionado totalmente para a esquerda ou direita, por exemplo, quando o aviao estiver no final da pista, se estivesse uma pessoa la no começo ainda ouviria o aviao mesmo estando longe mas baixo, ai você pode interligar os dois canais de forma bem atenuada, apenas para o audio n sumkr completamente em um dos canais....

E uns dos efeitos que se pode fazer com o pan, ja o balanceador e bem diferente..

para controle de volume e recomendavel pot logaritmo, eles vem com um A no final do valor, por exemplo 100kA e para controle de graves e agudos e os linear, terminam com B por exemplo, 100kB

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Então isso que eu fiz de tirar o potenciômetro é aceitável?

david...

Diria que é aceitável se eu soubesse o que aconteceu com o pot de equilíbrio. Se essa peça estivesse ruim, ou seja, com problemas de mau contato, oxidação nos terminais ou terminais quebrados, pista resistiva suja, consequentemente; ruidos indesejados, pista quebrada e se o componente (o pot) fosse difícil de encontrar, não só seria aceitável mas como uma solução rápida até encontrar um substituto ou original ou equivalente.

Mas... Retirar o componente achando que com isso vai ter uma substancial melhoria do sinal? De jeito nenhum. O fato de retirar o pot de equilíbrio não vai modificar o desempenho do amplificador a não ser que o potenciômetro estivesse com problemas. Retirar essa peça só descaracteriza o aparelho. Só isso. Enquanto tu mesmo usares esse aparelho, tudo bem mas...

Digamos que um dia, tu queiras desfazer-se dele? Queiras vendê-lo ou dar de presente para um amigo!!! Óbvio que o amplificador em si continuará funcionando mas sem controle de equilíbrio. Se ele existe é porque ele tem uma função. E essa função teria problemas se o pot de equilíbrio estivesse com problemas e usarias essa medida paliativa (retirar o mesmo) se não tivesse condições de obter outro original ou equivalente para a substituição do pot problemático.

Mas... Se o "bicho" está bom, sem problemas, a retirada do dito nem fedeu e nem cheirou bem, só descaracterizou o amplificador.

Abração

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Agora sim!!!!

Agora dou-me por satisfeito. Se o pot de equilíbrio ou balance está com problemas e querias uma solução rápida, nada mais justo que retirá-lo. Aí concordo em parte com você. Digo em parte porque houve uma descaracterização do equipamento. Só por isso. Bem... Isso não importa agora. Aí estou usando filosofia purista, deixar o equipamento do jeito que ele foi criado. Nem sempre isso pode ser feito.

Controles de balanço ou equilíbrio podem ser feitos ou projetados de diversas formas. Desde os mais simples ou passivos como esse aí até os mais sofisticados. Observe que o pot de balance é de 100 k e o pot de volume é de 50 K. Quando o pot de balance está no meio ele tem metade da resistência da pista dele para cada canal. Geralmente, na maioria dos amplificadores o pot de volume tem um valor aproximado referente a impedância de entrada do amplificador de potência. Como esse pot de volume é de 50 k, provavelmente, a impedância de entrada da entrada de potência está proxima desse valor. Provavelmente 47 k. Saber isso com exatidão só com equipamentos para medir isso mas de qualquer forma, o pot de volume e o pot de balance são calculados baseando-se no valor da impedância de entrada da parte de potência. por isso que o pot de balance é de 100 k porque quando está na metade, ele fica com 50 k para um canal e 50 k para outro canal e fica em paralelo com o pot de volume.

Portanto, o lance de retirar porque rouba sinal não tem nada a ver. Aceito a retirada do pot porque ele está com a pista suja e isso faz com que apareça ruídos esporádicos, aleatórios. Não pelo fato de "roubar" sinal. O valor dele (do pot de balence e de volume) foi calculado em função da impedância de entrada para haver a máxima transferência de sinal mesmo na posição do meio( o do balance). Se partir desse pensamento, o controle de volume também roubaria sinal e ele é necessário e tem seu valor baseado no valor da impedância de entrada do amplificador de potência.

Capice?!!!

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Na verdade, o pot de balance, dependendo do circuito em que ele foi implementado pode fazer com que haja uma certa introdução de uma parte do sinal de um canal em outro canal. Nsse aparelho seu, o pot de balance é um simples divisor resistivo e retirando-se esse pot (nesse aparelho), aumentou-se a separação entre os canais neste equipamento. O que é muito interessante isso. Mas não quer dizer que isso tenha que ser feito em todo amplificador. Depende do circuito do amplificador. No seu caso, houve uma melhoria no que se refere a separação de canais mas não houve ganho. O único problema (se é que seja um problema) é que houve somente uma descaracterização do equipamento mas... Como eu disse antes: conversa de purista!

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Na verdade, desde que eu comecei a estudar eletrônica que venho tentando "enxugar" esse amplificador, que é muito antigo, ele era muito pesado.

Tinha até toca discos e fita cassete.

Eu reduzi ele ao amplificador, tirei o circuito da fita e do disco, e adaptei o circuito amplificador em uma nova caixa, que foi uma montagem que eu fiz com alguns pedaços de madeira leve.

Só que hoje eu entendo porque não deveria ter retirado as placas de fita e disco, pois existe os divisores de tensão e corrente nos pontos em que eu separei, mas pelo menos o amplificador está me dando um som limpo e forte.

Também já troquei os pots de volume, grave e agudo, tinha um pot daqueles com vários terminais, selecionava aux, phono, radio etc, tenho ele guardado. Eu tirei ele e soldei diretamente os pontos de entrada auxiliar ( que é a que conecto na interface de audio do pc) nos pontos correspondentes, sem necessidade de potenciômetro.

Depois vou substituir todos os capacitores.

Em fim, é um exercício simples mas interessante, do ponto de vista de aprendizado para um iniciante.

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Você disse que o som chiava quando mexia no pot. Poderiam ser os ruídos de 60 hz, transmitidos pela sua mão. Podes tirar o ruído fazendo uma caixa ou tela de metal por dentro da carcaça do amp e ligar isso ao terra. Se a carcaça já for de metal, pode simplesmente ligá-la ao terra.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/3207-art436.html

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Verdade...

Um aparelho desses para quem tá iniciando e quer usar somente partes dele é um achado e tanto. É interessante, educativo e serve muito bem para adentrar no conhecimento de Eletrônica.

E como você só precisava da parte referente ao amplificador, foi interessante e bom ter separado essa parte para seu uso. Afinal, como tu mesmo disssestes, era um trambolho, ou seja, grande e pesado. Afinal, tu não irias mesmo usar fita-cassete e nem tocadiscos. E a retirada dessas partes não iria e não houve de fato, nenhum problema.

Quanto a esse pot com varios terminais que mencionastes, isso não é um pot mas uma série de interruptores e é conhecido como chave seletora. São varios interruptores que tarbalham em conjunto e ele é duplo porque ele seleciona ou trabalha com os dois canais do amplificador. Guarde-o muito bem porque achar uma peça dessas hoje em dia no comércio é um pouco difícil. Só em sites de vendas de peças como Solda Fria e outros. Hoje em dia, seleção de entradas são feitas através de circuitos eletrônicos portanto, guarde-o bem. Um dia quem sabe, poderás usá-lo quando precisar. Tente entender como ele funciona. Não é difícil.

Quanto aos capacitores, por serem antigos, substitua-os por unidades semelhantes aos valores que estão nas peças. Principalmente os eletrolíticos da fonte. Cuidado para não substituir por valores de tensão abaixo dos valores originais. Quanto aos outros capacitores: cerãmico, mylar, poliester, só substitua-os se notar que há algum com terminal quebrado perto do corpo ou se o próprio corpo do capacitor estiver quebrado ou trincado. Muito difícil esses capacitores irem para a "terra dos pés juntos". Os eletrolíticos sim. Com o tempo, eles tendem a deteriorar-se. Esses sim, tu tens que trocar. Sejam da fonte ou de outras partes do aparelho.

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